Home    Colunista    Ilauro de Oliveira

Governo ganha em popularidade com Paulinho Miranda

Por Ilauro de Oliveira

08.01.2019

Agora que está consolidada em definitivo a saída de Weydson Ferreira da Secretaria de Governo, resta saber se o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), vai manter o substituto Paulinho Miranda no cargo.

Se mantiver, a administração ganha uma roupagem nova de popularidade. Paulinho é muito menos técnico do que o antecessor, mas, em contrapartida, é muito mais popular e carismático.

A manutenção dele muda totalmente o perfil da Secretaria de Governo, o que será um passo importante para um prefeito que pensa em reeleição.

A Secretaria passa a ter um papel maior de interlocução com as comunidades e lideranças comunitárias e políticas, um papel até então desconhecido. Com o antecessor, o diálogo era restrito aos demais secretários, ao sindicato dos servidores e Câmara Municipal.

Não que Weydson tenha ido mal. Ao contrário. Era considerado o pulmão do governo, era quem dava fôlego, dinamismo, cobrando resultados, elaborando Projetos de Lei, mantendo o equilíbrio e a governabilidade junto aos vereadores.

Tanto assim foi que foram dois anos tranquilos entre Executivo e Legislativo. Não que tenha havido submissão. Houve sim um debate constante, mas que sempre prevaleceu o convencimento governamental diante da maioria. Mesmo em temas polêmicos como o subsídio ao transporte público, Weydson esteve no front combatendo com argumentos técnicos e colhendo os louros políticos.

No caso do sindicato, a boa relação do ex-secretário com o presidente garantiu pautas importantes para os servidores, sem contar que está para sair do forno um plano de cargos e salários para favorecer a categoria.

Nada disso se perde com a entrada de Paulinho. Os trâmites internos vão continuar passando por uma Comissão de Acompanhamento de Execução Orçamentária e Financeira (CAOFI) que já existe e que dá suporte a todo o governo. E a política passa a ser acompanhada mais de perto pelo próprio prefeito Victor, que a rigor, já deu esses sinais muito claramente agora com as exonerações e as nomeações no início do ano.

Paulinho será, diríamos assim, a porta de entrada do governo municipal nesses dois anos finais. Ele saí da árdua tarefa diária da Secretaria de Serviços Urbanos, pasta que consome qualquer gestor com sua jornada exaustiva de trabalho, e passa ao campo político/administrativo, com mais tempo para se dedicar ao todo, junto com o prefeito, de quem é aliado e fiel amigo de longa data.

Mantendo Paulinho Miranda onde está, Victor Coelho começa desenhar muito bem seu novo secretariado, que unirá perfil técnico e político, visando resultados administrativos que justifiquem o início de uma jornada rumo ao segundo mandato.

********************************************

Para ficar mais claro, a CAOFI foi instituída pelo prefeito Victor Coelho (que inclusive participa dela) e se reúne semanalmente para analisar todos os processos de todas as secretarias que geram despesas acima de R$ 8 mil. Antes de qualquer andamento, esse processo precisa ser aprovado por essa comissão.

********************************************

 “O pecado nativo é simplesmente estar vivo, é querer respirar” – Meu Cordial Brasileiro (Belchior)

 

 

 

 

 

 

Comentários


Ilauro de Oliveira

ilauro01@gmail.com

 

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web