Home Entrevistas

Entrevista com Dr. Luciano (PSB), prefeito eleito de Itapemirim

Perto de assumir a prefeitura municipal, o futuro chefe do executivo relata algumas pretensões no exercício do poder e fala do momento político que a cidade vive

Por | 24.11.2012

 

 

1       O DR. LUCIANO NUNCA FOI CANDIDATO A NENHUM CARGO ELETIVO. MESMO ASSIM SAIU VITORIOSO DESTA ELEIÇÃO EM ITAPEMIRIM CONTRA FORÇAS POLÍTICAS TRADICIONAIS E CONHECIDAS EM TODO O ESTADO, COMO O DEPUTADO FERRAÇO, PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, E O EX-GOVERNADOR PAULO HARTUNG QUE ESTIVERAM NA CAMPANHA DO SEU ADVERSÁRIO JUNTO COM A ATUAL PREFEITA NORMA AYUB E A MÁQUINA ADMINISTRATIVA. A QUEM O SR. ATRIBUI ESTA VITÓRIA.

 

 

 

·A DEUS E AO POVO. FOI UMA VITÓRIA BASTANTE APERTADA E ESTOU CONSCIENTE QUE CADA LIDERANÇA PARTIDÁRIA, DAS COMUNIDADES, DAS IGREJAS, OS NOSSOS CANDIDATOS A VEREADOR, TODOS CONTRIBUÍRAM E FORAM ESSENCIAIS NESTA NOSSA VITÓRIA. A VITÓRIA DO POVO DE ITAPEMIRIM. TODA A NOSSA CAMPANHA FOI SUADA. NÓS ANDAMOS POR TODAS AS COMUNIDADES DO NOSSO ITAPEMIRIM. NUNCA DEIXEI DE ACREDITAR NA VITÓRIA PORQUE ESTAVA O TEMPO TODO SENDO ALIMENTADO PELA FORÇA E PELA ALEGRIA DAS PESSOAS QUE NOS RECEBIAM EM SUAS CASAS. EM CADA RUA POR ONDE A NOSSA CARAVANA PASSAVA, REABASTECIA EM MIM A CHAMA DA MUDANÇA. ESTE SENTIMENTO DE MUDANÇA FOI A MARCA DA NOSSA CAMPANHA. ISTO FOI AO ENCONTRO DO DESEJO DO POVO DE ITAPEMIRIM QUE SONHAVA COM UM MUNICÍPIO DIFERENTE. ESSE SONHO DE TERMOS UMA CIDADE MELHOR E FEITA PELAS PRÓPRIAS MÃOS DA GENTE HONRADA DE NOSSO ITAPEMIRIM AGORA É UMA REALIDADE.

· 

 

2       O DR. LUCIANO ASSUME O SEU PRIMEIRO MANDATO POLÍTICO NUM MOMENTO QUE OS MUNICÍPIOS DO ES ESTARÃO SOFRENDO GRANDES PERDAS ORÇAMENTÁRIAS, A PARTIR DE 2013, COM O FIM DO FUNDAP, DOS ROYALTiES, DENTRE OUTRAS... EM CONTRA PARTIDA CRIOU-SE UMA GRANDE EXPECTATIVA NA POPULAÇÃO DURANTE A SUA CAMPANHA DE QUE SUA GESTÃO SERIA MELHOR QUE A ATUAL. O SENHOR SE SENTE PREPARADO PARA ESTE DESAFIO?

 

 

SIM COM CERTEZA. ESTOU PREPARADO E MOTIVADO PARA FAZER UMA GESTÃO COMPARTILHADA COM O POVO E PARA O POVO. ESTE DESAFIO SERÁ COMUM A TODOS OS PREFEITOS DO ES. ATÉ MESMO O GOVERNADOR DO ESTADO, QUE INCLUSIVE É DO MEU PARTIDO, O PSB, JÁ MANIFESTOU PREOCUPAÇÃO QUANTO AOS PREJUÍZOS QUE TODO O ESTADO VAI SOFRER. ELE TAMBÉM JÁ DEMONSTROU INTERESSE EM SER PARCEIRO DOS MUNICÍPIOS. PARA ITAPEMIRIM O GOVERNO DO ESTADO TEM UMA PREVISÃO DE 130 MILHÕES EM INVESTIMENTOS. POR OUTRO LADO NÃO VAMOS NOS ACOMODAR. VAMOS FORTALECER A ECONOMIA AUTOSUSTENTÁVEL, INCENTIVANDO O EMPREENDEDORISMO LOCAL. VAMOS ATRAIR INVESTIMENTOS PARA OS SETORES DE LOGÍSTICA E COMÉRCIO. TAMBÉM VAMOS ATRAIS MAIS INVESTIMENTOS DE GRANDES EMPRESAS EM NOSSA REGIÃO.

 

 

 

 

 

 

 

3                   APESAR DO GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE SER DO SEU PARTIDO, O PSB, ELE NÃO SE FEZ PRESENTE NA SUA CAMPANHA EM ITAPEMIRIM. FICOU ALGUM RESSENTIMENTO COM RELAÇÃO A ESTA AUSÊNCIA...

 

 

DE JEITO NENHUM. EU SEMPRE SOUBE DAS LIMITAÇÕES E ATÉ MESMO DA IMPOSSIBILIDADE DA PRESENÇA DO GOVERNADOR EM NOSSO PALANQUE. O NOSSO PARTIDO DISPUTOU 40 PREFEITURAS EM TODO O ESTADO E COMO EM ITAPEMIRIM, VÁRIOS CORRRELIGIONÁRIOS TAMBÉM NÃO OBTIVERAM O APOIO DIRETO DO CASAGRANDE. PARTICULARMENTE EM ITAPEMIRIM, HOUVE UMA PRESSÃO MUITO FORTE DE FERRAÇO PARA QUE NEM O RENATO, NEM SEU SECRETARIADO, ABRAÇASSEM DIRETAMENTE A NOSSA CAMPANHA. MAS INDIRETAMENTE ELE CONTRIBUIU MUITO COM A NOSSA VITÓRIA E LHE SOMOS GRATO.

 

 

4                   POR SER MÉDICO, O DR. LUCIANO FEZ DIVERSAS CRÍTICAS À SAÚDE DE ITAPEMIRIM. ISTO SIGNIFICA QUE A SAÚDE SERÁ PRIORIDADE EM SEU GOVERNO? COMO O SR. ESPERA MELHORAR A SAÚDE EM ITAPEMIRIM, MESMO SENDO UM PROBLEMA EM TODO O PAÍS?

 

 

É VERDADE. A PRECARIEDADE DA SAÚDE É UM PROBLEMA NACIONAL, E NÃO SÓ NO SETOR PÚBLICO, MAS TAMBÉM NO SETOR PRIVADO. A FALTA DE MÉDICOS E OS BAIXOS SALÁRIOS OFERECIDOS AGRAVAM AINDA MAIS OS PROBLEMAS DA SAÚDE PÚBLICA. COMO MÉDICO, ESTOU CIENTE DESTA REALIDADE, PORÉM, O NOSSO MUNICÍPIO É RICO. QUERO OFERECER MAIS BENEFÍCIOS E ATRAIR MAIS MÉDICOS PARA NOSSA REGIÃO. QUERO ACABAR COM AS FILAS, INVESTIR PESADO NA SAÚDE BÁSICA E NA PREVENÇÃO. VOU BUSCAR PARCERIAS PARA ATRAIR ESPECIALIDADES PARA A NOSSA REGIÃO. REALMENTE ESTAMOS MOTIVADOS E VAMOS TRABALHAR PARA TERMOS UMA SAÚDE MODELO EM NOSSO MUNICÍPIO.

 

 

5                   SUA VITÓRIA NAS URNAS FOI BASTANTE APERTADA E ERA CONSIDERADA DIFÍCIL POR VÁRIOS CIENTISTAS POLÍTICOS. NENHUMA PESQUISA FOI PUBLICADA POR NENHUM DOS CANDIDATOS, ALIMENTANDO A ESPERANÇA DE VITÓRIA EM TODOS OS GRUPOS, PRINCIPALMENTE O GRUPO LIGADO À ADMINISTRAÇÃO ATUAL. ISTO ALIMENTOU TAMBÉM A ANIMOSIDADE ENTRE OS GRUPOS POLÍTICOS DO MUNICÍPIO E O RESULTADO DEMONSTRADO NAS URNAS É QUE A CIDADE FICOU DIVIDIDA AO MEIO. PASSADA A ELEIÇÃO, COMO O SENHOR ESPERA UNIR A CIDADE NOVAMENTE?

 

 

É NATURAL QUE CADA GRUPO, COM SEUS MILITANTES, VISTA A CAMISA DO SEU CANDIDATO. ALGUNS COMETEM ALGUNS EXCESSOS, MAS TUDO ISTO É PASSADO. O MEU COMPROMISSO É GOVERNAR PARA TODOS OS ITAPEMIRINENSES, SEM DISTINÇÃO E SEM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. RESPEITAMOS TAMBÉM AQUELES QUE NÃO VOTARAM EM NOSSO PROJETO DE GOVERNO. SÓ HÁ UMA FORMA DE FAZER COM QUE OS ELEITORES QUE INCIALMENTE NÃO ABRAÇARAM NOSSAS IDÉIAS ENTENDAM QUE A NOSSA PROPOSTA SERÁ A MELHOR PARA ITAPEMIRIM: É EXECUTANDO O NOSSO PROJETO, NO DIA A DIA, COM MUITO TRABALHO, TRANSPARÊNCIA E DETERMINAÇÃO.

 

 

6                   COMO ESTÁ SENDO O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE GOVERNO? A ATUAL PREFEITA JÁ LHE RECEBEU OU A SUA EQUIPE?

 

 

AINDA NÃO TIVE ESTA OPORTUNIDADE DE SER RECEBIDO PELA ATUAL PREFEITA NORMA. ENTENDO QUE ESTA INICIATIVA DEVE PARTIR DELA, DANDO O EXEMPLO DA PAZ NESTA TRANSIÇÃO. NA VERDADE, SOFREMOS UM PREJUÍZO DE 30 DIAS AGUARDANDO A NOMEAÇÃO DA EQUIPE DO GOVERNO PARA A TRANSIÇÃO. MAS ISTO JÁ FOI SANADO E NOSSA EQUIPE JÁ FOI RECEBIDA NA PREFEITURA NO DIA 14 PARA REALIZAR A TRANSIÇÃO.

 

 

7                   O DEPUTADO FERRAÇO, QUE É BRAÇO DIREITO E ESQUERDO DA PREFEITA NORMA, JÁ DECLAROU QUE TRANSFERIU SEU DOMICÍLIO PARA ITAPEMIRIM. ELE JÁ FEZ ALGUMA MANIFESTAÇÃO QUANTO AO SEU GOVERNO?

 

 

OFICIALMENTE AINDA NÃO, MAS TODO APOIO PARA ITAPEMIRIM SERÁ BEM VINDO. NÃO PODEMOS SER APEGADOS AO PODER, MUITO MENOS CERCEAR A LIDERANÇA DE QUEM QUIZER CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE NOSSO MUNICÍPIO. FERRAÇO É UMA LIDERANÇA COM SERVIÇOS PRESTADOS E RECONHCECIDOS EM TODO O ESTADO. PENSO QUE O APOIO DO SEU MANDATO DE DEPUTADO PARA ITAPEMIRIM E AO NOSSO GOVERNO SERIA UMA VERDADEIRA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR AO NOSSO MUNICÍPIO.

 

 

8                   A BANDEIRA DA SUA CAMPANHA FOI 100% ITAPEMIRIM E FEZ ALUSÃO AO FATO DE NORMA EMPREGAR OS CORRELIGIONÁRIOS DE FERRAÇO, A MAIORIA DE OUTROS MUNICÍPIOS NO SEU PRIMEIRO ESCALÃO, AFIRMANDO A FALTA DE PESSOAL TÉCNICO QUALIFICADO EM ITAPEMIRIM PARA OCUPAR OS REFERIDOS CARGOS. POR OUTRO LADO, SUA VITÓRIA FOI CONQUISTADA POR UM GRUPO FORMADO POR NOVE PARTIDOS QUE NATURALMENTE ESPERAM PARTICIPAR DE SEU GOVERNO. COMO SERÁ O PERFIL DE SUA EQUIPE DE GOVERNO, TÉCNICA OU POLÍTICA? O SENHOR JÁ TEM ALGUNS NOMES PARA APRESENTAR À POPULAÇÃO?

 

 

NA VERDADE VAMOS MONTAR UM PERFIL TÉCNICO E POLÍTICO. GANHAMOS A ELEIÇÃO NO EXECUTIVO E TAMBÉM NO LEGISLATIVO. O NOSSO GRUPO ELEGEU A MAIORIA DOS VEREADORES. ISTO SIGNIFICA QUE NÃO TEMOS NECESSIDADE DE LOTEAR SECRETARIAS COM A JUSTIFICATIVA DE MANTER A GOVERNABILIDADE. QUERO SER GRATO SIM AOS PARTIDOS E LIDERANÇAS QUE ABRAÇARAM O NOSSO PROJETO DE TERMOS UM GOVERNO PARTICIPATIVO, COMO FALEI DIVERSAS VEZES DURANTE A CAMPANHA. PORÉM, MINHA ESCOLHA SEGUIRÁ OS CRITÉRIOS TÉCNICOS, PREFERENCIALMENTE DENTRE OS NOMES E INDICADOS PELO BASE ALIADA. JÁ TENHO ALGUNS NOMES E PASTAS DEFINIDOS, MAS PREFIRO PRESERVÁ-LOS ATÉ A APRESENTAÇÃO OFICIAL, PREVISTA PARA A SEGUNDA QUINZENA DE DEZEMBRO.

 

 

Comentários Facebook


Mais Entrevistas

Governo exigirá cadastro de famílias que optem por ensino domiciliar

"Nós vamos, também, reivindicar muita coisa para a Polícia Civil”, diz Danilo Bahiense

"Além de segurança vamos buscar fortalecer a educação", diz Alexandre Quintino

“Prender pune a pessoa, mas favorece as facções”, diz especialista

Ministro fala dos seus projetos

“O primeiro é manter o Estado organizado, as contas em dia”, diz Dr. Emílio Mameri

CONFIRMADO ! Entrevista exclusiva e ao VIVO com Dr. Cesar Nemer .

Financiamento ainda é o principal desafio da ciência no Brasil, diz Helena Nader

Ferraço: Brics deve se posicionar sobre temas como subsídios agrícolas para garantir protagonismo

Triatleta paralímpico palestra em Cachoeiro na terça. Confira a entrevista

Em entrevista, Aécio Neves defende prévias no PSDB. Leia na íntegra

?Escola integral é mais barato do que adolescente preso?

Para sociólogo, reeleição de todos está ameaçada

?Mídia brasileira é extensão da ?Casa-Grande e Senzala

AP 470: ?Há amplíssimas provas de que o dinheiro não foi desviado?

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web