Home Turismo

Férias: Escolha um destino no ES sem olhar para trás

O que você procura? Praia, montanhas, cultura, história, lazer, aventura?

Por | 22.07.2015

 

Na hora de decidir o destino das férias de julho em família, uma dúvida costuma pairar sobre a cabeça de quem não quer ficar em casa: Para onde ir exatamente? É melhor seguir o mesmo roteiro de sempre ou arranjar uma rota alterativa mesmo sendo um pouco mais longe? A resposta é simples: depende da sua expectativa, pois para quem ainda não sabe, o Espírito Santo tem tudo (ou quase tudo).

 

Em qual estado é possível aproveitar o sol na costa capixaba e, em poucos minutos, curtir o frio das montanhas? Se o assunto é praia, são mais de 400 km de litoral. Mas se a questão for o bucolismo do interior, os destinos locais não deixam a desejar. Ainda assim, se tudo o que você procura é um lugar para relaxar e fortalecer a fé, o cenário ideal pode ser o Convento da Penha, em Vila Velha, ou o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu.

 

O Espírito Santo é muito rico em opções de lazer, segundo o presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Alfonso Silva. “Apesar do tamanho pequeno, com 46.078 km², poder ir das praias às montanhas, visitar lugares históricos e parques para lazer entre família e amigos sem gastar muito tempo de deslocamento é o grande atrativo do Estado”, comenta.

 

Praias

 

É inverno e ainda assim tem quem não recuse o convite das praias capixabas, para observar as belezas naturais, praticar esportes náuticos, passear de escunas e saborear pratos à base de frutos do mar.

 

As praias de Camburi, Curva da Jurema, Ilha do Boi e Ilha do Frade são ideais para quem busca ficar em forma e se divertir praticando esportes radicais, como surf, kitesurf, bodyboard e windsurf. Mas as praias da Costa, Itapoã e Itaparica, em Vila Velha; Manguinhos, Jacaraípe e Carapebus não ficam atrás.

 

Um pouco mais distante de Vitória, estão as famosas praias do Morro, Setiba e Bacutia, em Guarapari, um dos balneários mais badalados do litoral capixaba. Mais ao sul do Estado está uma das praias favoritas de jovens que apreciam o contato com a natureza: a praia de Piúma, embelezada pelo Monte Agá, com cerca de 340 metros de altitude, apreciado por aventureiros para prática de escaladas e de voo livre.

 

E por falar em natureza, vale a pena conhecer o Projeto Tamar, em Linhares, e ainda visitar a Vila de Regência, a favorita dos surfistas. Se seguir com a família rumo a São Mateus, existe a Ilha de Guriri, águas mornas e a mata de restinga são grandes atrativos, além a rede de hotéis e serviços que agradam os visitantes.

 

Montanhas Capixabas

 

Engana-se quem pensa que a região das montanhas se resume num dia dentro do quarto ou no deck de um hotel. A região é muito mais: é contato com a natureza, conforto e adrenalina à vista. E o melhor: dá para visitar a região serrana e voltar para casa no mesmo dia.

 

Mas se quiser esticar o tempo um pouco mais, no distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, você encontra a Casa do Turista (Rota do Lagarto, km 01), que dispõe de informações da rede hoteleira e comércio, enquanto você aproveita o dia praticando rapel, arvorismo, salto de tirolesa, escalada e paintball no Pedra Azul Adventure Park, passeio a cavalo de raça norueguesa do Fjordland Cavalgada Ecológica, ou até mesmo visitando propriedades rurais de famílias que plantam morangos, como o Sítio Herança.

 

Indo pouco mais em direção a Minas Gerais, Afonso Cláudio tem cachoeiras, montanhas e rios ideais para esportes radicais, como voo livre de parapente em uma rampa natural com vista para o litoral. Mas se isso não for o suficiente, em Pancas, estão os Pontões Capixabas. Deslumbrantes. Só fica um pouco mais longe de Vitória, depois de Colatina, mas a vista é única.

 

Paz e História

 

O Centro Histórico de Vitória é rico em beleza arquitetônica e cultural. Se você ainda não se aventurou em conhece a história do Espírito Santo, pode começar pela Cidade Alta, com o Palácio Anchieta, construído por padres jesuítas no século XVI. Do lado dele está a Catedral Metropolitana, imponente por seus vitrais e arquitetura neogótica.

 

Próximo do Centro, no bairro Santo Antônio, fica a Basílica que leva o nome do bairro. Edificada entre 1950 e 1970, sua projeção foi inspirada na igreja bramantedesca de Nossa Senhora da Consolação, na Itália. Em Jucutuquara, há o Museu Solar Monjardim, com acervo de objetivos, peças de mobília, documentos, fotografias, porcelanas e cristais que revelam o cotidiano de uma família rica no século XIX.

 

Em Vila Velha: o incomparável Convento de Nossa Senhora da Penha. Sendo símbolo de fé, de arquitetura modesta e atmosfera pacífica, ele é o número um de lugares para conhecer no Estado, segundo o Trip Advisor, por garantir uma vista panorâmica de Vila Velha e Vitória, bem como os montes de Cariacica e o Mestre Álvaro, na Serra. Também para quem busca um tempo de reflexão, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, é uma ótima opção que está conquistando os capixabas.

 

Para quem deseja trilhar os “Passos de Anchieta”, a Associação Amigos Passos de Anchieta (Abapa) oferece a caminhada em qualquer período do ano. Pessoas do Brasil inteiro vem ao estado e seguem o mesmo caminho percorrido pelo padre José de Anchieta, passando pela Barra do Jucu, Setiba, Meaípe e Anchieta.

 

Parques

 

Com 91 m² de área verde por habitante, Vitória tem vários parques e reservas ecológicas com trilhas e espaços para as atividades físicas e culturais, entre eles o Parque Pedra da Cebola, que abriga pequenos répteis e aves e constantemente oferece atividades recreativas; o Parque da Fonte Grande com vista privilegiada da capital; e o Parque Botânico da Vale, onde é possível fazer trilhas, participar de palestras educativas sobre o meio ambiente e visitar a área industrial do Complexo de Tubarão.

 

Em Cariacica, existe o “Estância Vale do Moxuara”, para diversão completa: tem restaurante, bangalôs, alojamentos, horta, área de preservação, área para lazer e piscinas. Na Serra, está o Parque da Cidade, um ótimo espaço de lazer, conta com quadras poliesportivas, pista de skate, pista de caminhada, playground e estacionamento.

 

Já na região das Montanhas, em Marechal Floriano, existe o Zoo Park da Montanha, que conta com cerca de 500 animais de 11 países e de mais de 100 espécies, entre mamíferos, aves e répteis, entre onça pintada, tucanos, araras-azuis, macacos, lhamas, cobra sucuri, entre outros.

 

Serviços:

 

Centro de visitantes do Projeto Tamar

Site: http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=367

 

Guriri (São Mateus)

Acesso: Av. Oceano Atlântico s/n, lado norte. São Mateus.
Tel: (27) 3761-2104/ 99995-1178.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

 

Regência (Linhares)

Acesso: Rua Principal, s/n, Vila de Regência.

Tel: (27) 3274-1905.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Praça do Papa (Vitória)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700ª.
Tel: (27) 3225-3787.
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h.

 

Casa do Turismo em Pedra Azul

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Casa-do-turista-Pedra-Azul-Domingos-Martins/702120669864454

Acesso: Rota do Lagarto, Km 01, Pedra Azul - Domingos Martins.

Tel: (27) 3248-0035.

Horário de funcionamento pode ser confirmado por telefone.

 

Fjordland Cavalgada Ecológica

Site: http://www.fjordland.com.br/

 

Acesso: Rota do Lagarto, Km 2,2, Pedra Azul - Domingos Martins.

Tel: (27) 3248-0076.

Horário de funcionamento:

§  Cafeteria e Loja Souvenir – segundas, das 08h Às 17h e sextas, das 08h às 17h; sábados, das 08h às 19h; domingos e feriados, das 08h às 18h. (de terça a quinta-feira, abre para grupos pré-agendados).

§  Estábulo e Fazendinha – segunda a sexta, das 08h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 08h às 17h.

§  Biblioteca e Recepção – segunda a sexta, das 08h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 08h às 18h.

 

Pedra Azul Adventure Park

Site: http://www.pedraazuladventure.com.br/


Acesso: Rodovia BR-262, Km 96 - Pedra Azul - Domingos Martins.

Tel: (27) 3248-1436 99884-6530 99973-5578.
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 9h às 16h.

 

Sítio Herança

Facebook: https://www.facebook.com/agroturismo.sitioheranca

 

Acesso: Rua Projetada, s/nº, Pedra Azul - Domingos Martins.

Tel: (27) 3248-1159.

Horário de funcionamento pode ser confirmado pelo telefone e pelo e-mailagroturismo.sitioheranca@facebook.com ou sitio.heranca@hotmail.com.

 

 

Parque Botânico da Vale

Site: http://www.vale.com/brasil/PT/initiatives/environmental-social/botanic-park-v/Paginas/default.aspx

 

Acesso: Avenida dos Expedicionários, s/nº, Jardim Camburi – Vitória.

Tel: (27) 3333-6200.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 08h às 17h.

 

Parque da Fonte Grande

Facebook: https://www.facebook.com/AdmPEFG

 

Acesso: Rodovia Serafim Derenzi, s/nº, Bairro Grande Vitória.

Tel: (27) 3382-6576.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 08h às 16h40.

 

Catedral Metropolitana

 

Acesso: Praça Dom Luiz Scortegagna, Cidade Alta – Vitória.

Tel: (27) 3223-0590.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 09h às 17h.

 

Palácio Anchieta

Facebook: https://www.facebook.com/palacioanchieta?fref=ts

 

Acesso: Praça Dom Climáco, s/n, Centro Histórico – Vitória.

Tel: (27) 3636-1032.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 09h20 às 16h40; sábado, das 10h às 17h; domingo, das 10h às 16h.

 

Basílica de Santo Antônio

 

Acesso: Av. Santo Antônio, 2030, Bairro Santo Antônio – Vitória.

Tel: (27) 3332-0373.

Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 14h às 20h.

 

Parque Pedra da Cebola

 

Acesso: Av. Fernando Ferrari / Rua João Baptista Celestini, Mata da Praia – Vitória.

Tel: (27) 3327-4353 ou 3327-4298.

Horário de funcionamento: segunda, das 05h às 09h e das 17h às 22h; terça a domingo, das 05h às 22h.

 

Museu Solar Monjardim

 

Acesso: Paulino Müller, s/n, Jucutuquara – Vitória.

Tel: (27) 3223-6609.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 16h.

 

Convento Nossa Senhora da Penha

Site: http://conventodapenha.org.br/

 

Acesso: Rua Vasco Coutinho, s/n, Prainha – Vila Velha.

Tel: (27) 3329-0420.

Horário de funcionamento:

§  Secretaria: todos os dias, das 7h30 às 17h.

§  Confissões: todos os dias, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

§  Sala dos Milagres: todos os dias, das 8h às 16h45.

§  Portão de Acesso: segunda a sábado: das 5h15 às 16h45; domingo, das 4h15 às 16h45.

 

Horário das missas:

Segunda a sexta, 6h, 7h, 8h, 9h30 e 15h; sábado, 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30; domingo, 5h,  7h, 9h, 11h, 14h e 16h.

 

Mosteiro Zen Morro da Vargem

Site: http://www.mosteirozen.com.br/

 

Acesso: BR-101, Km 217 – Ibiraçu.

Tel: (27) 3257-3030 99743-6285.

Horário de funcionamento: além dos retiros periódicos, o mosteiro abre aos domingos para visita monitorada (das 08h às 13h).

 

Passos de Anchieta

Site: http://www.abapa.org.br/

 

Informações sobre as trilhas podem ser obtidas pelos telefones: (27) 3244-2323 e pelo e-mail ospassosdeanchieta@gmail.com.

 

Estância Vale do Moxuara

Site: http://www.valedomoxuara.com.br/

 

Acesso: Fazenda Estância do Vale, Km 03, Roças Velhas – Cariacica.

Tel: (27) 3254-1488.

Horário de funcionamento: pode ser verificado no site, de acordo com cada serviço.

 

Parque da Cidade (Parque Municipal da Serra)

 

Acesso: Av. Guarapari/ Norte Sul (entre os bairros Valparaíso, Jardim Limoeiro e Laranjeiras), Serra.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 05h às 21h.

 

Zoo Park da Montanha

Site: www.zooparkdamontanha.com.br/

 

Acesso: Sitio da Vovó – Barra do Rio Fundo.

Tel: (27) 3288-1151.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 09h às 19h.

 

 

Comentários Facebook


Mais Turismo

Conheça os paraísos escondidos em Anchieta

Verão em Itapemirim conta com subidas ao Monte Aghá aos sábados

Prefeitura de Marataízes debate turismo em reunião

Férias: Escolha um destino no ES sem olhar para trás

Alunos de Itapemirim refazem os passos do imperador

Gasto médio do turista no Estado é de R$46,70 por dia

FEIRA DE ARTESANATO É MAIS UM ATRATIVO DA FESTA DE CORPUS CHRISTI, EM CASTELO

Projeto leva estudantes a pontos turísticos de Cachoeiro

EMPREENDEDORES DO TURISMO DEFINEM PRIORIDADES E PLANO DE AÇÕES EM IÚNA

Feriado movimenta turismo capixaba e mercado doméstico de viagens

Marataízes realiza ?1º Encontro de Projetos Turísticos?

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
© Atenas Notícias e Opinião. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web