Home Cultura

Jornalista lança livro em Cachoeiro

Por | 23.11.2015

A melancolia de um jornalista ao receber a notícia da morte de Dorival Caymmi numa manhã ensolarada de sábado; a descrição de uma animada pelada reunindo artistas e compositores no campo de futebol de Chico Buarque, no Recreio dos Bandeirantes; uma volta ao tempo em que a Rua da Lama, em Jardim da Penha, era povoada por punks, metaleiros, góticos, socialistas, tatuadores, gays, lésbicas e simpatizantes, motociclistas, bêbados e equilibristas de toda sorte; e uma singela homenagem a Marien Calixte, um dos maiores intelectuais do Espírito Santo no século XX.

 

Esses são alguns dos temas visitados por José Roberto Santos Neves nesta que é a sua quarta investida literária. A partir de uma seleção de 51 crônicas, artigos, resenhas, críticas e roteiros musicais, o autor apresenta um recorte de sua produção jornalística com foco na cobertura musical que desenvolveu durante duas décadas no jornal A Gazeta e na perspectiva do acesso à cultura como elemento transformador da sociedade.

 

No livro em questão, o leitor poderá desfrutar de escritos sobre ícones da MPB, Bossa Nova, jazz e rock'n'roll, conhecerá nomes expressivos da música do Espírito Santo, bem como a visão de José Roberto sobre temas que inspiram o seu universo criativo, incluindo a devoção à santa padroeira, os excessos dos humorísticos contemporâneos, o patrulhamento ideológico contra Monteiro Lobato, o papel da crítica no jornalismo atual, o rebaixamento do time do coração e a construção de políticas culturais com base no pensamento inovador de Gilberto Gil, para quem “o povo sabe o que quer, mas também quer o que não sabe”.

 

“Crônicas musicais e recortes de jornal” é isso: uma defesa apaixonada do jornalismo e do ofício do jornalista, onde se percebe, nas entrelinhas, a busca incessante do autor pela musicalidade do texto, entre melodias, ritmos e harmonias, cantos e encantos, pausas e acentos, dinâmica e andamentos, lirismo e amor. 

 

 “Crônicas musicais e recortes de jornal” será lançado no dia 28 de novembro, a partir das 9 horas, no Café Mourad`s, em Cachoeiro de Itapemirim.

 

Sobre o autor:

 

Nascido em Vitória (ES), em 1971, José Roberto Santos Neves é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com pós-graduação em Gestão em Assessoria de Comunicação pela Faesa. Trabalhou no jornal A Gazeta entre 1994 e 2013, como repórter, crítico musical e editor do Caderno Dois. É o criador da página Fanzine, que circulou entre 1995 e 2011 nesse mesmo diário, e do Caderno Pensar, espaço voltado para a reflexão cultural e difusão do conhecimento, que permanece em circulação.

 

É autor dos livros “Maysa” (2004), a primeira biografia da cantora Maysa; “A MPB de Conversa em Conversa” (2007), reunindo bastidores de 40 entrevistas com grandes nomes da música popular brasileira; e “Rockrise – A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” (2012). Como baterista, gravou os CDs “Hidden Melody” (1994), da banda The Rain, e “Todo dia é dia de blues” (2003), da Big Bat Blues Band.

 

Em junho de 2014 foi eleito para a Cadeira nº 26 da Academia Espírito-Santense de Letras, antes ocupada pelo jornalista e escritor Marien Calixte. Nos últimos dois anos foi subsecretário de Cultura de Vila Velha. Atualmente exerce a função de subsecretário de Estado da Cultura. Subsecretário de Estado da Cultura

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Livro vai contar a greve da PM no Espírito Santo

Prefeitura de Cachoeiro divulga projetos culturais aprovados

Coletânea de crônicas será lançada na Casa dos Braga

Espaços culturais de Cachoeiro terão oficinas gratuitas de música, dança, teatro e capoeira

Que tal ouvir Gislaini e Ana, de Venda Nova do Imigrante?

Cachoeiro terá mural artístico em homenagem à Luz del Fuego

Dinossauros e alien na Sala Levino Fanzeres, em Cachoeiro

Cachoeiro cadastra artistas da cidade para eventos culturais

Show em homenagem ao Rei será nesta quinta

Blog literário da Bienal Rubem Braga cadastra novos textos

Cachoeiro promove Encontro Regional de Folia de Reis

Biblioteca Municipal é opção de lazer cultural durante as férias

Seis personalidades da Cultura Capixaba receberão a Comenda Rubem Braga

Logo da Bienal Rubem Braga 2016 será lançada na internet

Cachoeiro celebra Dia de Reis nesta quarta (6)

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web