Logo da Bienal Rubem Braga 2016 será lançada na internet

Por | 11.01.2016

A Secretaria de Cultura de Cachoeiro de Itapemirim promove nesta terça-feira (12) o lançamento digital da logomarca da Bienal Rubem Braga 2016 e dos regulamentos de dois concursos culturais relacionados ao evento literário, que será realizado em maio. A ação lembra a passagem da data de nascimento de Rubem Braga (1913-1990). 

A marca da sexta edição da Bienal será publicada no site e nos perfis de redes sociais da prefeitura. “A borboleta amarela, de um dos textos mais conhecidos do Rubem, é novamente um elemento presente na logo. Ela é um símbolo do lirismo do autor e, por sua força, vem se firmando como símbolo do próprio evento”, antecipa o secretário municipal de Cultura em exercício, Villinevy Koppe.

No diário oficial do município, disponível no portal da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), serão publicados os regulamentos do III Festival de Teatro Rubem Braga – Crônicas Interpretadas e da Exposição de Desenhos Literários “Paisagens Culturais”. 

Poderão participar do festival atores e atrizes amadores e profissionais de qualquer lugar do país, interpretando textos de Rubem Braga ou de outro escritor capixaba. As inscrições começam em fevereiro e a seleção para apresentação no teatro, em maio, será feita pela curadoria da Bienal, a partir da avaliação das crônicas e currículos apresentados.

Já o segundo concurso é voltado a estudantes das redes pública e particular do município. O objetivo é incentivar a produção de desenhos que contemplem paisagens culturais descritas em textos de escritores cachoeirenses ou participantes da sexta Bienal. Os trabalhos selecionados pelas escolas serão expostos na feira literária, na Praça de Fátima.

 

Exposição tem objetos do cronista

 

No Museu Ferroviário “Domingos Lage”, segue em cartaz até maio uma exposição de pertences de Rubem Braga, aberta para lembrar os 25 anos da morte do cronista.

 

Máquina de escrever, quadros, exemplares de livros, medalhas de homenagem ao autor, entre outros objetos que estavam na mítica cobertura do escritor, em Ipanema, no Rio, serão apresentados ao público.

 

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 7h às 13h, até o fim de maio do ano que vem, quando o acervo será destinado à Casa dos Braga, que passa por restauro e será reaberta durante a Bienal Rubem Braga 2016. O Museu Ferroviário (antiga estação) fica na Rua Coronel Francisco Braga, Centro. 

Conheça mais sobre a história do autor

 

Rubem Braga nasceu em 12 de janeiro de 1913, em Cachoeiro, filho do primeiro prefeito da cidade, Francisco Braga. Foi criado no casarão da rua 25 de Março, no Centro, que hoje leva o nome da família.

 

Iniciou-se no jornalismo ainda em Cachoeiro, aos 15 anos, no jornal Correio do Sul, de propriedade de seu pai. Mesmo depois de se formar em Direito, em Belo Horizonte, continuou se dedicando à atividade. Foi correspondente na Revolução Constitucionalista (1932) e na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

 

Com passagem pelos principais jornais do país, Rubem ganhou reconhecimento nacional com a crônica, que ajudou a consolidar como gênero literário. Autor de mais 15 mil textos, faleceu em 19 de dezembro de 1990.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Cine.Ema 2019 divulga filmes selecionados

Orquestra toca trilha de filmes no Teatro Rubem Braga

Cachoeirense lança livro na Bienal do Rio de Janeiro

Cine.Ema 2019 divulga filmes selecionados

Festival de Artes Cênicas teve mais de 3,5 mil espectadores

Teatro Rubem Braga recebe 20 apresentações em agosto

Guaçuí será a capital nacional do teatro a partir deste domingo (04)

Claudia Sabadini lança quinto livro neste sábado (3), em Cachoeiro

Festival de Artes Cênicas movimenta fim de semana em Cachoeiro

Cachoeiro realiza terceiro LiteraNewton em agosto

Drama em homenagem a Rubem Braga no 10º Circuito Banestes de Teatro

Morre a atriz Ruth de Souza, a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira

Tenor capixaba é selecionado para se apresentar na Europa

Festival de Artes Cênicas terá espetáculos ao ar livre em Cachoeiro

Em Cachoeiro, Lei Rubem Braga 2019 tem 84 projetos concorrentes

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web