Home Cidades

IV Mostra de Café Especial de Guaçuí será lançada nesta quarta-feira

Por | 15.05.2018

 

Divulgação

Nesta quarta-feira (16), a prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e o Incaper , realiza o lançamento do IV Mostra de Café Especial do município. A reunião, que vai acontecer no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg), a partir das 18h30, contará com homenagens, apresentação de regulamentos e degustação de cafés especiais.

A Mostra também conta com o apoio da Acisg, Sebrae ES e Cooperativa de Produtores do Espírito Santo (Coopres).

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, o evento é um “projeto é de grande importância, já que temos produtores com cafés de grande qualidade e merecem estar motivados a produzirem um café que vai agregar valor à produção, aumentado geração de renda das famílias”.

Já o coordenador do escritório local do Incaper, Maxwel Assis de Souza, afirma que a principal meta é identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem um café arábica de qualidade superior, com o objetivo de promover e valorizar a cafeicultura de Guaçuí.  “Guaçuí sempre foi visto com um município que não produzia cafés de qualidade e a Mostra veio modificar essa imagem. Nas três primeiras edições, já comprovamos que isso não é verdade, com cafés que alcançaram até 91,5 pontos, com possibilidade de conseguir ainda melhores pontuações”, afirma. 

Outra finalidade dentro do Programa de Cafés de Qualidade de Guaçuí, com a realização da Mostra, é incentivar que outros cafeicultores venham a produzir cafés de qualidade. Um processo que necessita de colheita no ponto certo, cuidados na secagem de forma mais lenta e equilibrada, além dos fatores de higiene no manejo do café. “O café é um fruto e deve ser tratado como um fruto, para a manutenção da sua qualidade, fazendo a colheita quando estiver maduro, quanto mais maduro melhor”, esclarece Maxwel.

fonte http://www.aquinoticias.com

 

 

Comentários Facebook


É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web