Home Cidades

Governador participa de entrega de máquinas agrícolas e visita propriedade de orgânicos em Santa Maria de Jetibá

Por | 14.09.2018

 

Texto: AssCom SEAG / Fotos: Leonardo Duarte / Secom

Santa Maria de Jetibá , 14 Setembro 2018

O governador Paulo Hartung participou na manhã desta quarta-feira (12), no Pátio de Festas de Santa Maria de Jetibá, da entrega de 138 máquinas e equipamentos agrícolas — como tratores, microtratores, transportadores e implementos — para produtores rurais capixabas promovido pelo Banco do Brasil e pela Comercial Scardua. Todos os itens são financiados por meio da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos. O investimento total é de R$ 3,466 milhões.

Governador participa de entrega de máquinas agrícolas e visita propriedade de orgânicos em Santa Maria de Jetibá

“Estamos vivenciando essa importante entrega dos equipamentos financiados pelo Banco do Brasil. Em seguida, vamos visitar uma produtora orgânica que significa um olhar para frente, para o futuro. O Governo do Espírito Santo é um grande incentivador dessa prática. Atualmente, felizmente, todos os dias da semana temos uma Feira Orgânica na Grande Vitória. Esse é um olhar futurista. A população está cada vez mais exigente, e isto é bom, na busca por uma vida mais saudável e com mais saúde. Hoje estamos em uma agenda legal”, comemorou o governador Paulo Hartung.

Também foi assinada a prorrogação, por mais 20 anos, da cessão da área de uma fazenda do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), de 61 hectares, para o município de Santa Maria de Jetibá continuar a desenvolver ações de educação ambiental e florestal e de sistemas agroflorestais e autorizar a construção de dois silos verticais em parte da área — em 0,25 hectare — para atender a Associação dos Pequenos Produtores de Ovos (Proovo).

A fazenda é utilizada pelo município como trilha ecológica para estudantes, plantio de diversos cultivos para experiência e de sementes para distribuição, dentre outras atividades.  Além do governador Paulo Hartung, participaram da entrega das máquinas e das assinaturas dos atos o diretor de distribuição da Região Sudeste do Banco do Brasil, Edson Costa; a superintendente estadual do Banco do Brasil, Eliane Moura Gascon; o proprietário da Comercial Scardua, Antônio Scardua; o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira; a diretora-presidente do Incaper, Nara Tedesco, além de lideranças locais e estaduais.

O secretário da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, destacou que a prorrogação do uso da fazenda do Incaper reforça a agricultura de toda a região. "Assinamos a prorrogação do termo de cessão do município por mais 20 anos para que a prefeitura possa utilizar o espaço da nossa fazenda do Incaper, o que ajuda toda a região. E outro pleito dos agricultores, que estamos autorizando, era a liberação do solo para armazenar grãos, para dar mais tranquilidade aos produtores", destacou o secretário.

Governador participa de entrega de máquinas agrícolas e visita propriedade de orgânicos em Santa Maria de Jetibá 2

Na solenidade foram entregues sete tratores, 48 microtratores, 10 transportadores e 73 implementos agrícolas. Aproximadamente 70 famílias serão beneficiadas com o recebimento do maquinário necessário para ampliar a produção e gerar mais emprego e renda em 21 cidades do Espírito Santo. Todas essas famílias foram financiadas pelo Banco do Brasil através da linha de crédito Pronaf Mais Alimentos. Essa linha tem taxas de juros a partir de 2,5% ao ano e prazo que pode chegar a 10 anos, e beneficiam todos os mini, pequenos e médios agricultores. 

Visita à produção de orgânicos ainda em Santa Maria de Jetibá, o governador visitou a propriedade rural da produtora Selene Hammer Tesch, presidente da Associação Amparo Familiar. Ela trabalha há mais de 27 anos na agricultura orgânica e representa mais de 90 famílias no município. No mês passado, a produtora, juntamente com um grupo de 10 agricultores orgânicos do município, esteve na Áustria para conhecer a forma de produção do país europeu. Foram 15 dias de intercâmbio.

Selene possui uma propriedade de 60 hectares em Alto Santa Maria, onde cultiva anualmente 120 espécies diferentes de hortaliças e verduras. Com os produtos de sua propriedade, ela participa da feira orgânica do Barro Vermelho, que é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).


Confira a fonte original do Montanhas Capixabas, clicando aqui.

 

 

Comentários Facebook


É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web