Home Cidades

Governo assina ordem de serviço para construção da barragem de Itaguaçu

Por | 14.09.2018

 

Texto: AssCom SEAG / Fotos: Leonardo Duarte / Secom

Regional , 14 Setembro 2018

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), autorizou, na tarde desta quarta-feira (12), o início das obras para a construção da barragem de Itaguaçu, que ficará localizada no Córrego Triunfo. A solenidade ocorreu no Teatro Geraldo Cestari, no Centro da cidade. Para a construção do reservatório, que terá capacidade para armazenar 95 milhões de litros de água, serão investidos R$ 950,2 mil.

Governo assina ordem de serviço para construção da barragem de Itaguaçu

A ordem de serviço foi assinada pelo secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira. A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung, além de lideranças locais e estaduais.

Antes da solenidade, a comitiva visitou o local onde será construído o reservatório, no Córrego Triunfo, localizado às margens da ES 484, na entrada da cidade. O objetivo da construção da barragem é garantir a segurança hídrica para a cidade e para a agricultura em futuros períodos de estiagem. A previsão é de que a obra seja concluída em 180 dias. Serão 4,94 hectares de área alagada, o que equivale a quase cinco campos de futebol.

A quantidade de água que a barragem vai armazenar é suficiente para abastecer toda a população de Itaguaçu por 42 dias, ou se considerar apenas a população urbana, a quantidade é suficiente para abastecer por 80 dias. A empresa responsável por realizar a construção será a Império Construtora e Incorporadora Ltda., que venceu o processo licitatório.

Governo assina ordem de serviço para construção da barragem de Itaguaçu 2

“Hoje celebramos uma parceria espetacular em que vamos colocar de pé uma barragem com recursos da Prefeitura e do Governo. Vamos construir uma enorme caixa d’água, porém o melhor reservatório é o subsolo e, para viabilizar isso, precisamos preservar nossa cobertura florestal e recuperar nascentes. Ter caixa d’água é um passo extraordinário, mas ela pode ficar vazia. Temos que produzir água, mas, para fazer isso, é necessário melhorar nossas relações de consumo com o meio ambiente. Deve haver um equilíbrio em relação aos recursos naturais”, afirmou o governador Paulo Hartung.

O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, destacou que o investimento vai garantir água para a cidade e para o campo em futuros períodos de seca. "O município passou por uma estiagem dura. Dentro do Programa Estadual de Construção de Barragens, que já concluiu 12 reservatórios pelo Estado, Itaguaçu se comprometeu e entregou o projeto de engenharia da barragem. A Seag fez a licitação da obra e estamos dando a ordem de serviço hoje. É importante destacar que o dinheiro já está em caixa. A barragem, além de ajudar a cidade em futuros período de seca, garante a água para os agricultores da região", disse o secretário.


Confira a fonte original do Montanhas Capixabas, clicando aqui.

 

 

Comentários Facebook


É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias. Todos os direitos reservados.

Cadetudo Soluções Web