Home Cidades

Praça Visconde de Matosinhos, em Cachoeiro, começa a ser revitalizada

   A fase atual dos serviços é de construção do novo passeio

Por | 10.01.2019

Mais uma área pública de Cachoeiro está sendo recuperada pela prefeitura. A Secretaria Municipal de Obras iniciou os serviços para revitalização da praça Visconde de Matosinhos, nas proximidades do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação).

O espaço vai ganhar calçada para atender ao grande fluxo de pedestres na região, paisagismo com plantas e outros elementos ornamentais, melhorias na iluminação e um ponto de apoio para órgãos de segurança e serviços de emergência. 

O projeto ainda prevê um resgate histórico, conferindo maior destaque às peças remanescentes do viradouro da antiga ferrovia aterrado no local. Trilhos, dormentes e um carrinho usado pelos ferroviários receberão tratamento especial, num esforço pela preservação da memória da atividade ferroviária no município.

A fase atual dos serviços é de concretagem do novo passeio. O prefeito Victor Coelho esteve no local na manhã desta quarta-feira (9) para conferir o andamento do trabalho. 

“Essa é uma área degradada, que precisa ser ressignificada, repaginada. É uma intervenção que integra os esforços do governo municipal para recuperar e valorizar espaços públicos da cidade, melhorando o visual, claro, mas, principalmente, garantindo áreas de convivência mais acolhedoras e bem estruturadas para uso pela população", destaca o prefeito.  

Espaços revitalizados

A revitalização de espaços públicos de Cachoeiro foi intensificada em 2018, com a reforma de 17 quadras e ginásios esportivos e a instalação de quatro novas academias ao ar livre do projeto Espaço Viva Mais em praças dos bairros Aeroporto e Paraíso e dos distritos de Itaoca e Soturno. No bairro Arariguaba, a Praça da Paz recebeu nova pintura e melhorias no paisagismo, assim como o canteiro central da avenida Francisco Lacerda de Aguiar, em toda a sua extensão.

Neste mês, estão em curso as obras da primeira etapa da requalificação urbana da rua Capitão Deslandes. Nessa fase, será feita a substituição do pavimento da via. O asfalto vai dar lugar a blocos intertravados de concreto, garantindo benefícios como a redução da temperatura ambiente em até 5 graus; a diminuição da velocidade dos veículos, oferecendo mais segurança aos pedestres, muito numerosos em função do comércio no local; manutenção mais fácil e maior durabilidade do pavimento; além da maior permeabilidade, que reduz riscos de alagamentos e não sobrecarrega o sistema de drenagem. A segunda etapa do projeto é a revitalização das calçadas. 

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Lei da Ficha Limpa criada pela Prefeitura de Cachoeiro completa 19 meses

Aos 98 anos, Mercado Municipal será revitalizado

Ações em comemoração ao Dia da Água começam nesta quinta, em Cachoeiro

Praça, avenida e unidade de saúde recebem serviços de paisagismo

Que tal passeios que envolvem história e belezas naturais de Venda Nova do Imigrante?

Em Cachoeiro, programa de hora-máquina reduz custos de produtores rurais

Farmácia Cidadã Estadual em Venda Nova do Imigrante tem novo endereço

Prefeitura de Marataizes dá 15% de descontos para quem pagar o IPTU em cota única

Unidade de Saúde do Frade, em Itapemirim, fica pronta em 180 dias

Transporte em Cachoeiro: mudança em horários da linha de Cobiça

Subestação de Castelo beneficia Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibatiba, Iúna, Irupi e Ibitirama

Prefeitura de Cachoeiro se prepara para atualizar o PDM

Cachoeiro divulga agenda para comemoração do Dia da Água

Mural artístico e plantio de mudas revitalizam rua de Cachoeiro

Governador participa da inauguração de subestação de energia em Castelo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web