Obra no Centro

Praça Visconde de Matosinhos, em Cachoeiro, começa a ser revitalizada

   A fase atual dos serviços é de construção do novo passeio

Por | 10.01.2019

Mais uma área pública de Cachoeiro está sendo recuperada pela prefeitura. A Secretaria Municipal de Obras iniciou os serviços para revitalização da praça Visconde de Matosinhos, nas proximidades do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação).

O espaço vai ganhar calçada para atender ao grande fluxo de pedestres na região, paisagismo com plantas e outros elementos ornamentais, melhorias na iluminação e um ponto de apoio para órgãos de segurança e serviços de emergência. 

O projeto ainda prevê um resgate histórico, conferindo maior destaque às peças remanescentes do viradouro da antiga ferrovia aterrado no local. Trilhos, dormentes e um carrinho usado pelos ferroviários receberão tratamento especial, num esforço pela preservação da memória da atividade ferroviária no município.

A fase atual dos serviços é de concretagem do novo passeio. O prefeito Victor Coelho esteve no local na manhã desta quarta-feira (9) para conferir o andamento do trabalho. 

“Essa é uma área degradada, que precisa ser ressignificada, repaginada. É uma intervenção que integra os esforços do governo municipal para recuperar e valorizar espaços públicos da cidade, melhorando o visual, claro, mas, principalmente, garantindo áreas de convivência mais acolhedoras e bem estruturadas para uso pela população", destaca o prefeito.  

Espaços revitalizados

A revitalização de espaços públicos de Cachoeiro foi intensificada em 2018, com a reforma de 17 quadras e ginásios esportivos e a instalação de quatro novas academias ao ar livre do projeto Espaço Viva Mais em praças dos bairros Aeroporto e Paraíso e dos distritos de Itaoca e Soturno. No bairro Arariguaba, a Praça da Paz recebeu nova pintura e melhorias no paisagismo, assim como o canteiro central da avenida Francisco Lacerda de Aguiar, em toda a sua extensão.

Neste mês, estão em curso as obras da primeira etapa da requalificação urbana da rua Capitão Deslandes. Nessa fase, será feita a substituição do pavimento da via. O asfalto vai dar lugar a blocos intertravados de concreto, garantindo benefícios como a redução da temperatura ambiente em até 5 graus; a diminuição da velocidade dos veículos, oferecendo mais segurança aos pedestres, muito numerosos em função do comércio no local; manutenção mais fácil e maior durabilidade do pavimento; além da maior permeabilidade, que reduz riscos de alagamentos e não sobrecarrega o sistema de drenagem. A segunda etapa do projeto é a revitalização das calçadas. 

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Palestra sobre educação étnico-racial tem inscrições abertas

Sala do Empreendedor vai ao bairro Aquidaban

Condutores são orientados sobre estacionamento em local proibido

Em Cachoeiro, praça de Gironda ganha reforma, academia e brinquedos

Gestão fiscal: Cachoeiro ganha nota máxima do Tesouro Nacional

Cachoeiro inicia implantação do estacionamento rotativo

Prefeitura de Presidente Kennedy inicia obras de terraplanagem para construção do novo PAM

Localidade de Santa Fé recebe serviços de drenagem

Reuniões do Orçamento Participativo começam neste mês em Venda Nova do Imigrante

Governador conhece projeto turístico para distrito de São Vicente, em Cachoeiro

Mutirão de manutenção da EDP vai beneficiar 2 mil pessoas em Castelo 

Prefeitura de Cachoeiro entrega vias asfaltadas em Itaoca

Ônibus novos já estão atendendo as linhas de Gironda

Rua do Nossa Senhora Aparecida é pavimentada com concreto

Audiência Pública em Venda Nova do Imigrante vai esclarecer dúvidas sobre contrato com Cesan

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web