Home Cidades

 Prefeitura de Venda Nova do Imigrante alerta para o descarte correto do lixo

 A Prefeitura oferece serviços de coleta do lixo comum, seletiva e programada com regularidade

Por | 10.01.2019

O ano começou há poucos dias e, em ritmo de festa, esquecemos tarefas básicas do dia a dia como colocar o lixo no horário e local adequado. Assim, alguns moradores do Município têm deixado resíduos em terrenos baldios e fora de hora. Temos que lembrar que a coleta do lixo é um benefício de todos, essencial para saúde e bem-estar de toda a população e meio ambiente. Os horários e endereços de recolhimento permanecem os mesmos que os moradores já conhecem.

  A Prefeitura oferece serviços de coleta do lixo comum, seletiva e programada com regularidade para que a cidade fique limpa e organizada. Mas, há pontos em algumas comunidades onde o lixo não está sendo descartado em condições adequadas. Além disso, a coleta seletiva tem sido pouco lembrada por alguns moradores. Dados de 2018 revelam que cerca de 15 mil quilos de lixo comum são recolhidos por dia. Para a coleta seletiva atingir essa quantidade, o trabalho precisa ser maior, de um mês, uma vez que a quantidade de itens que podem ser reciclados é menor.

Quando o lixo não é deixado no lugar adequado para a coleta ou é jogado em terrenos abandonados, a comunidade vendanovense acaba ficando no prejuízo. No aspecto econômico, vários resíduos secos deixam de ser reciclados e encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni). De outro lado, o meio ambiente não fica de fora. Com o despejo incorreto, há o aumento de doenças, insetos e presença de pequenos animais. O mau cheiro também pode incomodar moradores.

Quando o assunto é recolhimento do lixo que produzimos, não podemos esquecer de colaborar. Compartilhe com a família e com os amigos os horários de funcionamento da coleta seletiva, disponibilizado abaixo, e da coleta do lixo comum. Resíduos verdes, mobílias, sofás e demais bens que não são mais utilizados podem ser encaminhados para remoção por meio da coleta programada. Lembre-se de que entulho e restos de construção não podem ser deixados em espaços públicos sem autorização. Para saber como acionar a coleta programada, clique aqui.Durante o ano, a Prefeitura gasta cerca de R$ 800 mil com coleta, mão de obra e transporte para encaminhar corretamente o lixo úmido recolhido em Venda Nova. Esse material é enviado para destinação adequada em Cachoeiro de Itapemirim. Por isso, quanto mais lixo reciclado, mais economia para o Município.

Avanço na Coleta Seletiva com parceria dos moradores                                    

A Prefeitura tem ampliado a Coleta Seletiva para outras localidades. Em 2017, foram recicladas 209 toneladas de resíduos. Com a recente ampliação da coleta seletiva para outros bairros, como o Bairro Tapera, os números tendem a aumentar. Por isso, separe o lixo seco e o destine para o local correto. Chegando às mãos da Ascaveni, os materiais são separados e enviados para reciclagem e geram renda para algumas famílias vendanovenses.

 

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Prefeitura de Cachoeiro investe R$ 1 milhão em obras

Clínica de fisioterapia da Prefeitura de Cachoeiro tem hidroterapia e RPG

Impostos e taxas da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante já podem ser pagos no Sicoob

Presépio animado é doado a Venda Nova do Imigrante

Revitalização na rua Estrela do Norte terá homenagem ao clube

Prefeito de Cachoeiro vistoria obras em escolas municipais e unidade de saúde

Prefeitura vai testar mudanças viárias no Ibitiquara e Ferroviários

Cachoeiro entre as cidades que vão receber mais dinheiro

Mudanças nas linhas de Itaoca e Monte Belo nos fins de semana

Prefeitura de Cachoeiro divulga calendário de pagamentos ao servidor

Prefeito de Cachoeiro pede recapeamento asfáltico das principais vias ao Governo do Estado

 Prefeitura de Venda Nova do Imigrante alerta para o descarte correto do lixo

Praça Visconde de Matosinhos, em Cachoeiro, começa a ser revitalizada

Sala do Empreendedor orienta MEI sobre declaração anual de faturamento

Prefeitura simplifica transferência de titularidade de IPTU em Cachoeiro

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
© Atenas Notícias e Opinião. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web