Ação de Governo

ES terá comitê para acompanhar barragens de rejeitos na Bacia do Rio Doce

Para Casagrande, é importante o Estado estar atento aos planos de segurança das empresas, mantendo um diálogo permanente com os órgãos de fiscalização de Minas Gerais:

Por | 28.01.2019

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, se reuniu com secretários, presidentes e diretores de órgãos e autarquias, nesta segunda-feira (28), e anunciou a criação de um comitê para acompanhar as barragens de rejeitos que fazem parte da Bacia do Rio Doce. Além disso, o governador reativou o Comitê de Acompanhamento de Adversidades Climáticas, responsável pelo acompanhamento de períodos de seca, excessos de chuvas e queimadas.

Para Casagrande, é importante o Estado estar atento aos planos de segurança das empresas, mantendo um diálogo permanente com os órgãos de fiscalização de Minas Gerais:

“Vamos estabelecer um termo de parceria técnica entre os órgãos de fiscalização dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais para que possamos ter acesso às informações dos planos de segurança das empresas que têm barragens de rejeitos na Bacia do Rio Doce e podem atingir o nosso Estado. Vou manter um diálogo com o Governo Federal através dos Ministérios de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Regional, com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o governador de Minas Gerais, para que possamos receber essas informações”, ressaltou.

O governador também afirmou que vai acionar a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para buscar o “melhor instrumento judicial para que as empresas sejam notificadas a nos manter informados de seus planos de segurança”.

Atualmente, o Espírito Santo conta com 98 barragens de água particulares e outras 15 públicas, sendo seis entregues e nove ainda em construção. O Governo do Estado definiu que a fiscalização ficará responsável pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), para que possa ser realizado um levantamento da situação de todas as barragens. 

“Definimos com clareza hoje o que cada órgão fará e a Agerh é quem vai fiscalizar essas barragens. Se precisar clarear a lei através de um decreto, vamos fazer. Se a Agerh não tiver técnicos responsáveis suficientes, vai ter que contratar empresas especializadas que nos apresentem laudos de segurança dessas barragens. Começamos recentemente a fazer implementação de barragens de forma coletiva e a Agerh vai ter que se adaptar para que possamos dar segurança aos capixabas”, garantiu Casagrande.

Monitoramento do clima

Na reunião desta segunda-feira, o governador também anunciou a reativação do Comitê de Acompanhamento de Adversidades Climáticas, criado em seu primeiro mandato. O comitê fica sob responsabilidade da Defesa Civil do Estado e avalia a situação do clima no Espírito Santo. 

“Atualmente estamos com muito sol e surgem focos de incêndio, mas assim como estamos com muito sol, podemos ter um período de muita chuva. O comitê, reativado a partir de hoje, poderá nos preparar para qualquer adversidade”, afirmou.

Participaram da reunião: a vice-governadora, Jaqueline Morais; os secretários Tyago Hoffman (Governo), Álvaro Duboc (Planejamento), Davi Diniz (Casa Civil), Fabrício Machado (Meio Ambiente), Flávia Mignoni (Comunicação), coronel Aguiar (Casa Militar), Severino Alves (Assistência Social), Rodrigo Vaccari (Agricultura), Octavio Luiz Guimarães (Desenvolvimento Urbano); o procurador-geral do Estado, Rodrigo de Paula; o deputado estadual e futuro secretário de Assistência Social, Bruno Lamas; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cerqueira; o coordenador da Defesa Civil, coronel André Có Silva; além dos presidentes de órgãos e empresas – Cael Linhalis (Cesan), Alaimar Fiuza (Iema), Luiz Paulo Vellozo Lucas (IJSN), Fábio Ahnert (Agerh) e Mário Louzada (Idaf). 

 

 

Comentários Facebook


Mais Estado

Governo capixaba quer criar Fundo Estadual do Trabalho

Governo lança eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida

Detentos capixabas conquistam 6º lugar em Torneio Internacional de Xadrez On-line

Governo do Estado assina convênio e autoriza reinício de obra em Vargem Alta

Estado dá início ao funcionamento da APAC de Cachoeiro  

Estado vai adotar processo digital para substituir papel na administração pública

ES terá comitê para acompanhar barragens de rejeitos na Bacia do Rio Doce

Manato surpreende e é eleito novo presidente do Sebrae

Hartung sanciona lei que cria estatal de gás natural

MPES questiona Secretaria de Vitória e Cesan sobre situação da Praia de Camburi

Gabarito do concurso para professor já está disponível

Recesso no Legislativo termina na terça-feira

Governo coordena habilitação de Bolsa Qualificação

Provas para professor serão neste domingo

Governo abre inscrições para cuidador de aluno

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web