Home Cultura

Cachoeiro terá mural artístico em homenagem à Luz del Fuego

Equipes finalizam a revitalização do muro da rua Rui Barbosa, que receberá a pintura

Por | 28.01.2019

Equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo) finalizam o trabalho de revitalização do muro da rua Rui Barbosa (em frente ao colégio Ciac), no centro de Cachoeiro, que receberá uma pintura artística alusiva à dançarina Luz del Fuego (1917-1967), uma das filhas mais ilustres da cidade.

As melhorias na estrutura, que tem cerca de 210 metros quadrados, incluem reparos na superfície, que será nivelada com concreto jateado, e restauros em todo o guarda-corpo da escadaria paralela à via (que a liga à rua Brahim Antônio Seder). 

Fruto de projeto contemplado pela Lei Rubem Braga (de incentivo à cultura no município), o painel em homenagem à Dora Vivacqua – nome de batismo de Luz – é de autoria do artista visual Rudson Costa, que começará a pintá-lo logo após a conclusão das obras, nos próximos dias.

A pintura trará à tona elementos naturais de Cachoeiro, com destaque para a personalidade de Luz del Fuego, que será retratada como uma espécie de Mãe Natureza.

A inauguração, prevista para 21 de fevereiro, data de nascimento da artista, deverá contar com evento organizado, em parceria, pelas secretarias de Cultura e Turismo (Semcult) e Meio Ambiente (Semma), com workshops e exposição, dentre outras atividades.

“A ideia é realizarmos uma programação voltada para as questões ambientais e do empoderamento feminino, temas que sempre pautaram a trajetória de Luz del Fuego, uma mulher sempre à frente de seu tempo”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo.

Biografia

Nascida em 1917, Luz del Fuego é considerada uma das artistas de visão mais inovadora e transgressora. Dora Vivacqua é a 15ª filha de Etelvina e Antônio Vivacqua, filhos de imigrantes italianos com forte influência na política da região.

Foi chamada de “a bailarina do povo” ou “a mulher das cobras”, já conhecida internacionalmente, tanto pela arte da dança quanto por seu ativismo cultural, ambiental e comportamental, como na luta contra a ideia de que sua nudez fosse associada à imoralidade.

Entre as demais atividades de destaque, enfrentou preconceitos e tribunais, nas lutas com base em sua filosofia de vida, escreveu livros, fundou a primeira colônia de nudismo da América Latina e lançou um partido político baseado no naturismo. Faleceu em 1967.

Mais revitalizações na região central da cidade

Além do muro da rua Rui Barbosa, outros espaços da região central de Cachoeiro passam por revitalizações conduzidas pela prefeitura. Uma delas é a do trecho da rua Estrela do Norte sob o viaduto da rua Dr. Raulino de Oliveira. As melhorias são complementares à reforma do elevado, que está em andamento.

Elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), o projeto de requalificação urbanística na via inclui intervenções artísticas que remetem ao Estrela do Norte Futebol Clube, cujo estádio fica a poucos metros dali, bem como a construção de uma calçada da fama com nomes de jogadores que defenderam o tradicional time. A prefeitura também planeja construir no local uma passarela que ligará a rua à parte de cima do viaduto.

Outra área contemplada é a praça Visconde de Matosinhos, nas proximidades do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), que vai ganhar ampla calçada, paisagismo com plantas e outros elementos ornamentais, melhorias na iluminação e um ponto de apoio para órgãos de segurança e serviços de emergência. Além disso, peças remanescentes do viradouro da antiga ferrovia aterrado no local serão recuperadas. 

Também estão em curso as obras da primeira etapa da requalificação urbana da rua Capitão Deslandes. Nessa fase, será feita a substituição do pavimento da via. O asfalto vai dar lugar a blocos intertravados de concreto, garantindo benefícios como a redução da temperatura ambiente em até 5 graus; a diminuição da velocidade dos veículos, oferecendo mais segurança aos pedestres, muito numerosos em função do comércio no local; maior durabilidade e permeabilidade do pavimento, que reduz riscos de alagamentos e a sobrecarga do sistema de drenagem. A segunda etapa do projeto é a revitalização das calçadas.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Sala Levino Fanzeres recebe exposição Formas e Cores

Conservatório de Música de Cachoeiro comemora 72 anos com tributo ao Rei

Assinada ordem de serviço para a reforma do Teatro Municipal de Guaçuí

Casagrande abre portas da Faculdade de Música do ES para Jeremias Reis e propõe parceria

Crianças e jovens homenageiam Roberto Carlos no Teatro Rubem Braga

Exposul Rural 2019 tem variada programação cultural

Giro Gastronômico do Rei 2019 será lançado nesta terça (9

Teatro Rubem Braga divulga agenda do mês de abril

Rock in Caparaó 2019 já iniciou a venda de ingressos

Teatro Rubem Braga recebe espetáculo de dança neste domingo (31)

Prefeitura de Cachoeiro divulga programação da Semana do Rei em Cachoeiro

Seleção de cantoras para tributo a Roberto Carlos é prorrogada

Conheça Melanie, a jovem de periferia que tem o sonho de ser médica

Jovem kennedense se destaca na Faculdade de Música do Espírito Santo

Semana em homenagem à luz Del Fuego começa nesta terça, em Cachoeiro

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web