Home Geral

Desenvolvimento Regional é pauta de encontro no Instituto Jones dos Santos Neves

O diretor-presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas, falou sobre os ganhos regionais e o trabalho do IJSN neste processo, que está articulado com o Planejamento Estratégico do Governo do Estado.

Por | 08.02.2019

Os caminhos e os desafios para o desenvolvimento regional capixaba foram debatidos em encontro realizado no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) esta semana. Além da equipe e Diretoria do IJSN, estiveram presentes no encontro especialistas com atuação na área, representantes da Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e de Economia e Planejamento (SEP), acadêmicos, pesquisados, além de auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES).

O diretor-presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas, falou sobre os ganhos regionais e o trabalho do IJSN neste processo, que está articulado com o Planejamento Estratégico do Governo do Estado.

“Quando territorializamos as ações, damos um salto na adesão e materialização dos projetos. O papel do IJSN é dar a base técnica nessa formatação da regionalização do planejamento estratégico”, disse.

A diretora de Estudos e Pesquisas do IJSN, Eduarda La Rocque, explica que os trabalhos estarão ancorados em um projeto de pesquisa com atuação regional. “O objetivo é dar suporte para as ações das equipes das diversas secretarias, de modo a convergirmos e harmonizarmos com os projetos que serão pactuados durante as audiências públicas do Planejamento Estratégico”, afirmou.

Um segundo aspecto importante da atuação do IJSN está na formatação e monitoramento de indicadores de resultados – aqueles que demonstrem o impacto das ações do governo na vida dos capixabas –, com dados geoestatísticos.

O especialista Marcus Vinícius Rêgo, apresentou a experiência do Estado da Bahia, que atua com Territórios de Identidade, agregados com base em premissas de similaridades culturais e econômicas.

Ele falou ainda dos consórcios públicos como instrumento para fomentar a execução prática dos investimentos e das políticas públicas, com foco na abertura de oportunidades de desenvolvimento aos territórios. “Diversos instrumentos normativos já priorizam a destinação de recursos para consórcios públicos ou arranjos que se relacionem com consórcios. Trata-se de uma inovação cooperativa que torna maior e melhor a articulação na interlocução do desenvolvimento regional”, argumentou.

Outro fator debatido na reunião foi a garantia da segurança jurídica para a necessária pactuação das ações regionais. O auditor do Tribunal de Contas Robert Luther Salviato Detoni destacou a importância dos diversos atores envolvidos nos projetos regionais – como os municípios – necessitarem de esclarecimentos prévios, de modo a dar maior fluidez aos trabalhos, incluindo os fiscalizatórios que competem ao TCE-ES.

 

 

Comentários Facebook


Mais Geral

Moradora de Muniz Freire que teve casa invadida por água de esgoto deve ser indenizada

Reforma da Previdência: veja os principais pontos

Queda de duas torres deixou Castelo, Iuna, Venda Nova do Imigrante e Muniz Freire sem luz

Mais de 90 veículos serão leiloados pela Seger neste sábado (23)

Obras para recuperação de rua no bairro Coramara são autorizadas

Paulista bate recorde por ter os olhos esbugalhados

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante encontra 42 focos de dengue só neste ano

Seis municípios da região Sul no centro da ação da Polícia Federal

PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Mulher acusada de suposto relacionamento extraconjugal deve ser indenizada

Governador anuncia instalação de usina solar na região norte do Estado

Reforma da Previdência será enviada ao Congresso na quarta

Secretaria de Agricultura de Cachoeiro leva água a áreas rurais que sofrem com seca

Revitalização de praça destaca antigo viradouro ferroviário

Sem regra rígida para consignado, bancos mantêm assédio a idosos

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web