Home Cultura

Espetáculos cachoeirenses participarão do Festival de Teatro de Curitiba

A menina que queria ser estrela será uma das montagens levadas ao evento

Por | 08.03.2019

Espetáculos produzidos por artistas de Cachoeiro serão apresentados no Festival de Teatro de Curitiba, que ocorrerá de 29 de março a 7 de abril deste ano. São peças que encantaram o público durante o VII Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro (Facci), realizado pela prefeitura em 2018, e que, agora, prometem brilhar na capital paranaense.

A participação cachoeirense ficará por conta de oito grupos teatrais, que apresentarão espetáculos de palco, rua e lambe-lambe na Mostra Cachoeiro de Teatro, inédita no evento curitibano.

A presença dos artistas resulta de parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult) e a organização do Festival de Teatro de Curitiba, para viabilizar a troca de saberes cênicos entre as companhias cachoeirenses com as demais participantes, de várias partes do Brasil. A Semcult vai custear o transporte dos artistas e o festival, a hospedagem. 

De 1 a 6 de abril, as companhias de Cachoeiro apresentarão os espetáculos “A menina que queria ser estrela” (Cia Nós de Teatro), “A carta” (L.A.R), “Aloka” (Personalidades Cia Teatral), “Cidade fria” (Cia EnCena de Teatro), “Emily” (Cia Solo de Teatro), “Esta noite choveu prata – terceiro ato” (Grupo ELA de Teatro), “Histórias contadas e encaixadas” (Claudia Ferreira), “Não haverá amanhã” (Coletivo Artístico) e “Uó do Borogodó” (Personalidades Cia Teatral).

O Festival de Teatro de Curitiba é considerado o maior do país e, lá, os espetáculos cachoeirenses poderão alcançar grande visibilidade. 

“As apresentações fazem parte do projeto de desenvolvimento e fortalecimento da produção teatral cachoeirense criado pela Semcult, com a descoberta de novos artistas por meio dos projetos Novos Talentos e Ocupação dos Centros Culturais; da troca de experiências com a vinda de grupos de outros Estados através da realização do Facci, e com a apresentação de nossos artistas e da nossa arte para o Brasil no maior festival de teatro do país, realizando a Mostra Cachoeiro de Teatro em Curitiba”, destaca Lucimar Costa, subsecretário de Cultura e Turismo do município e curador da Mostra Cachoeiro no festival. 

Organizadora do espetáculo “Histórias contadas e encaixadas”, Cláudia Ferreira enfatiza a alegria de representar a cultura teatral da cidade. “Estamos muito felizes por termos sidos convidados para participar desse grande festival com o nosso projeto de miniatura, conhecido também como lambe-lambe. Queremos mostrar para o Brasil que Cachoeiro é um grande incentivador da cultura do teatro”, disse.

Para Brenda Caetano Perim, uma das coordenadoras da companhia Nós de Teatro, responsável pelo espetáculo “A menina que queria ser estrela”, é entusiasmante apresentar uma produção cachoeirense num dos eventos mais relevantes da cultura brasileira. 

“O Festival de Teatro de Curitiba, em si, já é muito importante para a comunidade artística, por se tratar de uma vitrine do teatro brasileiro, portanto, a partir do momento que um artista tem a oportunidade de participar desse evento, é a chance de aprimorar o seu trabalho com o intercâmbio dos conhecimentos que cada companhia e artista carrega. A oportunidade que a prefeitura de Cachoeiro está viabilizando é muito maravilhosa, e, é claro, estamos muito satisfeitos em representar a cidade num evento tão significativo”, salienta.

Para saber mais sobre a programação do Festival de Teatro de Curitiba, basta acessar o site: festivaldecuritiba.com.br.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Lei Rubem Braga seleciona novos projetos culturais em Cachoeiro

Cachoeiro vai reativar Instituto Histórico e Geográfico

Reunião da Secretaria de Estado da Cultura é realizada em Cachoeiro

Morre a sambista Beth Carvalho

Cachoeiro recebe o Gabinete Itinerante da Cultura nesta sexta

Gabinete Itinerante da Cultura virá a Cachoeiro no próximo dia 3

Concurso de covers, shows e city tour em homenagem a Roberto Carlos

Casa dos Braga recebe lançamento de livro de Sérgio Blank

Sala Levino Fanzeres recebe exposição Formas e Cores

Conservatório de Música de Cachoeiro comemora 72 anos com tributo ao Rei

Assinada ordem de serviço para a reforma do Teatro Municipal de Guaçuí

Casagrande abre portas da Faculdade de Música do ES para Jeremias Reis e propõe parceria

Crianças e jovens homenageiam Roberto Carlos no Teatro Rubem Braga

Exposul Rural 2019 tem variada programação cultural

Giro Gastronômico do Rei 2019 será lançado nesta terça (9

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web