Home Cultura

Semana em homenagem à luz Del Fuego começa nesta terça, em Cachoeiro

  Artista cachoeirense era defensora do convívio harmônico com a natureza

Por | 12.03.2019

Nesta terça-feira (12), começarão, em Cachoeiro, as homenagens à Luz del Fuego (1917 – 1967), cachoeirense ilustre que marcou gerações. Além da inauguração do painel artístico em tributo à célebre artista, acontecerão ações de cunho ecológico, causa defendida por Dora Vivacqua (nome de batismo de Luz).

A agenda se inicia às 9h, no colégio Ciac Raymundo Andrade – uma das entidades que estão apoiando a programação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) –, onde ocorrerá uma roda de bate-papo entre a Polícia Ambiental e os alunos da instituição privada e os da escola estadual Lions. A atividade será aberta ao público, com a temática “Fauna silvestre no meio urbano.”

Para Ingrid Coelho, 2º sargento do batalhão de Polícia Militar Ambiental, que vai mediar o bate-papo, a educação ambiental é um assunto extremamente importante, e tem a necessidade de atentar e envolver todos nessas questões. “A meta é formar indivíduos preocupados com o meio ambiente, para buscarmos alternativas para conservar e preservar os nossos recursos naturais, a nossa fauna e flora, agindo de forma sustentável”, salienta.

Ainda nesta terça, no mesmo horário, um estande será montado na entrada principal do Ciac, onde o Grupo de Resgate Animal Patinhas promoverá atividades de conscientização e, também, a exibição de animais domésticos em processo de recuperação, pós-resgate. Lá, o público poderá colaborar com doações ao grupo, de materiais, como jornal, cloro, desinfetante, vassoura, sachês e patês para cães e gatos e saco de lixo, por exemplo, que servirão para a continuidade do trabalho de resgate e cuidados de animais abandonados, na rua em situações de maus-tratos.

Tatiana de Andrade, uma das coordenadoras do grupo Animal Patinhas, reforça a importância das doações e esclarece que participar de uma programação que homenageia uma grande defensora da natureza possibilita a oportunidade de conscientizar o público sobre a proteção animal. "É de grande importância para o nosso grupo participar de um evento da prefeitura desse nível, porque isso nos dá a oportunidade de conscientizar e educar as pessoas através da panfletagem de cartilhas e tudo mais; poder expor os bichinhos e mostrar que acontece com eles, em relação ao maus-tratos e abandono; nosso foco é esse, trazer consciência sobre a importância de preservar o nosso meio ambiente - que engloba os animais silvestres e domésticos", disse.

Outras programações em homenagem à Luz del Fuego

A inauguração do painel artístico “Luz del Fuego”, no muro em frente ao colégio Ciac, também acontecerá nesta terça-feira e está marcada para as 18h30. O desenho é fruto de projeto aprovado pela Lei Rubem Braga, de incentivo à cultura no município, e foi pintado pelo artista visual Rudson Costa. Na pintura, são destacados elementos naturais de Cachoeiro e Luz del Fuego é retratada como uma espécie de Mãe Natureza. 

Na quarta-feira (13), a programação segue, no campus I do Centro Universitário São Camilo – entidade apoiadora da agenda promovida pela Semcult –, localizado no bairro Paraíso, onde acontecerá fórum de debates sobre a vida de Dora Vivacqua, direitos da mulher e temáticas afins. Também haverá a exibição de um documentário sobre Luz.

Já na quinta-feira (14), o encerramento da programação será na Praça Jerônimo Monteiro, às 18h, com um sarau informativo “Que haja Luz!”, em que participarão comissões de Direitos Humanos e da Mulher Advogada  da subsessão da OAB/ES, no município, instituições que também estão apoiando a programação organizada pela prefeitura.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Jovem kennedense se destaca na Faculdade de Música do Espírito Santo

Semana em homenagem à luz Del Fuego começa nesta terça, em Cachoeiro

Dedo de Prosa desta sexta traz como tema a poesia de João Moraes

Espetáculos cachoeirenses participarão do Festival de Teatro de Curitiba

Carnaval de Cachoeiro terá desfile de blocos na próxima segunda-feira

Cachoeiro vai abrir Centro de Informação ao Turista

Livro vai contar a greve da PM no Espírito Santo

Prefeitura de Cachoeiro divulga projetos culturais aprovados

Coletânea de crônicas será lançada na Casa dos Braga

Espaços culturais de Cachoeiro terão oficinas gratuitas de música, dança, teatro e capoeira

Que tal ouvir Gislaini e Ana, de Venda Nova do Imigrante?

Cachoeiro terá mural artístico em homenagem à Luz del Fuego

Dinossauros e alien na Sala Levino Fanzeres, em Cachoeiro

Cachoeiro cadastra artistas da cidade para eventos culturais

Show em homenagem ao Rei será nesta quinta

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web