Home Cultura

Semana em homenagem à luz Del Fuego começa nesta terça, em Cachoeiro

  Artista cachoeirense era defensora do convívio harmônico com a natureza

Por | 12.03.2019

Nesta terça-feira (12), começarão, em Cachoeiro, as homenagens à Luz del Fuego (1917 – 1967), cachoeirense ilustre que marcou gerações. Além da inauguração do painel artístico em tributo à célebre artista, acontecerão ações de cunho ecológico, causa defendida por Dora Vivacqua (nome de batismo de Luz).

A agenda se inicia às 9h, no colégio Ciac Raymundo Andrade – uma das entidades que estão apoiando a programação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) –, onde ocorrerá uma roda de bate-papo entre a Polícia Ambiental e os alunos da instituição privada e os da escola estadual Lions. A atividade será aberta ao público, com a temática “Fauna silvestre no meio urbano.”

Para Ingrid Coelho, 2º sargento do batalhão de Polícia Militar Ambiental, que vai mediar o bate-papo, a educação ambiental é um assunto extremamente importante, e tem a necessidade de atentar e envolver todos nessas questões. “A meta é formar indivíduos preocupados com o meio ambiente, para buscarmos alternativas para conservar e preservar os nossos recursos naturais, a nossa fauna e flora, agindo de forma sustentável”, salienta.

Ainda nesta terça, no mesmo horário, um estande será montado na entrada principal do Ciac, onde o Grupo de Resgate Animal Patinhas promoverá atividades de conscientização e, também, a exibição de animais domésticos em processo de recuperação, pós-resgate. Lá, o público poderá colaborar com doações ao grupo, de materiais, como jornal, cloro, desinfetante, vassoura, sachês e patês para cães e gatos e saco de lixo, por exemplo, que servirão para a continuidade do trabalho de resgate e cuidados de animais abandonados, na rua em situações de maus-tratos.

Tatiana de Andrade, uma das coordenadoras do grupo Animal Patinhas, reforça a importância das doações e esclarece que participar de uma programação que homenageia uma grande defensora da natureza possibilita a oportunidade de conscientizar o público sobre a proteção animal. "É de grande importância para o nosso grupo participar de um evento da prefeitura desse nível, porque isso nos dá a oportunidade de conscientizar e educar as pessoas através da panfletagem de cartilhas e tudo mais; poder expor os bichinhos e mostrar que acontece com eles, em relação ao maus-tratos e abandono; nosso foco é esse, trazer consciência sobre a importância de preservar o nosso meio ambiente - que engloba os animais silvestres e domésticos", disse.

Outras programações em homenagem à Luz del Fuego

A inauguração do painel artístico “Luz del Fuego”, no muro em frente ao colégio Ciac, também acontecerá nesta terça-feira e está marcada para as 18h30. O desenho é fruto de projeto aprovado pela Lei Rubem Braga, de incentivo à cultura no município, e foi pintado pelo artista visual Rudson Costa. Na pintura, são destacados elementos naturais de Cachoeiro e Luz del Fuego é retratada como uma espécie de Mãe Natureza. 

Na quarta-feira (13), a programação segue, no campus I do Centro Universitário São Camilo – entidade apoiadora da agenda promovida pela Semcult –, localizado no bairro Paraíso, onde acontecerá fórum de debates sobre a vida de Dora Vivacqua, direitos da mulher e temáticas afins. Também haverá a exibição de um documentário sobre Luz.

Já na quinta-feira (14), o encerramento da programação será na Praça Jerônimo Monteiro, às 18h, com um sarau informativo “Que haja Luz!”, em que participarão comissões de Direitos Humanos e da Mulher Advogada  da subsessão da OAB/ES, no município, instituições que também estão apoiando a programação organizada pela prefeitura.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Lei Rubem Braga seleciona novos projetos culturais em Cachoeiro

Cachoeiro vai reativar Instituto Histórico e Geográfico

Reunião da Secretaria de Estado da Cultura é realizada em Cachoeiro

Morre a sambista Beth Carvalho

Cachoeiro recebe o Gabinete Itinerante da Cultura nesta sexta

Gabinete Itinerante da Cultura virá a Cachoeiro no próximo dia 3

Concurso de covers, shows e city tour em homenagem a Roberto Carlos

Casa dos Braga recebe lançamento de livro de Sérgio Blank

Sala Levino Fanzeres recebe exposição Formas e Cores

Conservatório de Música de Cachoeiro comemora 72 anos com tributo ao Rei

Assinada ordem de serviço para a reforma do Teatro Municipal de Guaçuí

Casagrande abre portas da Faculdade de Música do ES para Jeremias Reis e propõe parceria

Crianças e jovens homenageiam Roberto Carlos no Teatro Rubem Braga

Exposul Rural 2019 tem variada programação cultural

Giro Gastronômico do Rei 2019 será lançado nesta terça (9

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web