Home Meio Ambiente

Projeto Nascentes Vivas já protege 32 mananciais em Cachoeiro

A iniciativa é coordenada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura e Interior

Por | 22.03.2019

Por meio do projeto Nascentes Vivas, lançado há exatamente um ano, em março de 2018, a prefeitura já atendeu 27 propriedades do interior de Cachoeiro de Itapemirim, garantindo, assim, a preservação de 32 nascentes. 

Seus proprietários receberam, por meio da assinatura de um termo de compromisso, kits com arame, mourão e grampo, para o cercamento das nascentes. Foram doados, ao todo, mais de 26 mil metros de arame, 2.949 mourões e 56 quilos de grampos. O trabalho inclui, ainda, educação ambiental para a preservação e conservação dos recursos hídricos.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), a iniciativa visa proteger e revitalizar as nascentes.

“Essas proteções acarretam na recuperação natural dessas áreas. Os proprietários atendidos têm declarado satisfação com o projeto. Em alguns casos, inclusive, já é percebido o aumento no quantitativo de água”, explica Andressa Colombiano, secretária municipal de Meio Ambiente. 

Segundo ela, a equipe do Nascentes Vivas vem acompanhando e monitorando todas as propriedades atendidas pelo projeto com visitas periódicas e trabalhos de orientações.

“Na primeira etapa do projeto, após encontro com a população no distrito de Burarama, buscamos a adesão dos proprietários, aproveitando suas demandas de visitas às propriedades e oferecendo a quem pudesse se interessar. Também atendemos produtores rurais que se interessaram pelo projeto durante a trilha ecológica na ExpoSul, no ano passado”, acrescenta Robertson Valladão, secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro.

Nessa nova etapa, de acordo com ele, a Semai fará duas ações de cadastramento: uma prévia, durante palestra a ser promovida na região de Burarama (com data ainda a ser definida), e outra na Semma, com a meta de alcançar o quantitativo de 50 propriedades.

Ação conjunta para limpeza de córregos

No que se refere à recuperação e preservação de recursos hídricos, a prefeitura de Cachoeiro vem atuando, ainda, na ação conjunta de limpeza de córregos urbanos e educação ambiental das comunidades de entorno. Amarelo e Coramara estão entre os córregos já contemplados. O cronograma deste ano prevê Dia D de limpeza nos bairros IBC e BNH de Cima, dentre outras regiões.

Viabilizado por meio de acordo de cooperação técnica para revitalização dos córregos, o mutirão conta com a Semma e, ainda, com as secretarias municipais de Governo (Semgov), de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), de Saúde (Semus), de Obras (Semo), de Serviços Urbanos (Semsur), a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), BRK Ambiental e a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro (Fammopoci).

 

 

Comentários Facebook


Mais Meio Ambiente

BRK Ambiental leva visitante para tour virtual em estações de tratamento de água e esgoto

Iema utiliza drones em fiscalização e licenciamento ambiental

Manguezal de Guarapari volta a ter caranguejo-uçá depois de 30 anos

BRK Ambiental realiza encontro com funcionários para marcar o Dia Mundial da Água

Veja como Cachoeiro avançou na distribuição de água e no tratamento de esgoto  

Itapemirim investe R$ 3,3 milhões em Estação de Tratamento de Água para garantir fornecimento às futuras gerações

Projeto Nascentes Vivas já protege 32 mananciais em Cachoeiro

Água é considerada boa em apenas 6,5% dos rios da Mata Atlântica

Veja como Cachoeiro avançou na distribuição de água e no tratamento de esgoto  

Futuro ministro do Meio Ambiente responde por ação de improbidade

Cerca é instalada para proteger a restinga da Lagoa do Siri em Marataízes

Córregos de Cachoeiro ganham 131 novos Agentes Ambientais comunitários

Polícia Ambiental premia alunos de escolas de Cachoeiro

PM participa de evento sobre conscientização ambiental

Caminhada ?Juntos Pela Água? movimenta Cachoeiro nesta quarta (15)

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web