Home Cultura

Conheça Melanie, a jovem de periferia que tem o sonho de ser médica

Em Melanie, o escritor Maxwell dos Santos conta a história de Melanie, uma jovem sonhadora da periferia de Vitória que sonha em ser médica e mostra os bastidores da indústria dos cursinhos, no tocante à luta pela aprovação nas carreiras de maior prestíg

Por | 25.03.2019

 Sexta, dia 05 de abril de 2019, a partir das 15 h da manhã, no Auditório Antário Filho, na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica, em Itaquari, acontece o relançamento do e-book Melanie.

 A obra, que teve sua primeira edição em 2013, ganhou uma nova edição em 2018, revista e ampliada, com prefácio da doutora em Semiologia pela UFRJ, escritora, professora titular do IFES e pesquisadora Andréia Delmaschio, apresentada por Nelson Martinelli Filho, professor do IFES e doutor em Estudos Literários pela UFES.

Melanie

O ano é 2007. Melanie, 18 anos, jovem moradora do Bairro da Penha, tem o sonho de ser médica. Ela faz a prova de seleção para o Projeto Universidade para Todos(PUPT), à época, gerido pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida.

Sua vida é radicalmente transformada quando é atropelada com seu irmão Juninho, sua prima Bárbara e o frentista Carlinhos num posto de gasolina por dois rapazes que estavam participando de um racha. A prima e o irmão morrem, assim como o frentista. Mesmo com esses problemas, ela dá a volta por cima e ainda ganha uma bolsa de estudos no cursinho mais caro da cidade: o Lamarck.

Naquele ano, a UFES institui cotas de 40% para alunos de escolas públicas. No texto, o autor mostra a repercussão da medida entre os alunos de escolas públicas, os alunos da rede privada e os donos de cursinhos, que vêem nas cotas uma ameaça aos seus lucros, principalmente nas áreas de Medicina, Direito e Engenharias. Há confronto ideológico entre os alunos das duas redes na UFES e Melanie é vítima de discriminação pelas colegas de cursinho.

 Será que a jovem alcançará sua meta?

Sobre o autor

Maxwell dos Santos nasceu em Vitória/ES em 1986 e mora na referida cidade. É jornalista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017. É técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho, licenciando em Letras/Português pelo IFES e em História pela Uninter. É autor dos livros 24 horas de Anna Beatriz, Ilha Noiada, Melanie, Amyltão Escancarado, Comensais do Caos, #cybervendetta e Empoderando-se.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Lei Rubem Braga seleciona novos projetos culturais em Cachoeiro

Cachoeiro vai reativar Instituto Histórico e Geográfico

Reunião da Secretaria de Estado da Cultura é realizada em Cachoeiro

Morre a sambista Beth Carvalho

Cachoeiro recebe o Gabinete Itinerante da Cultura nesta sexta

Gabinete Itinerante da Cultura virá a Cachoeiro no próximo dia 3

Concurso de covers, shows e city tour em homenagem a Roberto Carlos

Casa dos Braga recebe lançamento de livro de Sérgio Blank

Sala Levino Fanzeres recebe exposição Formas e Cores

Conservatório de Música de Cachoeiro comemora 72 anos com tributo ao Rei

Assinada ordem de serviço para a reforma do Teatro Municipal de Guaçuí

Casagrande abre portas da Faculdade de Música do ES para Jeremias Reis e propõe parceria

Crianças e jovens homenageiam Roberto Carlos no Teatro Rubem Braga

Exposul Rural 2019 tem variada programação cultural

Giro Gastronômico do Rei 2019 será lançado nesta terça (9

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web