e-book Melanie.

Conheça Melanie, a jovem de periferia que tem o sonho de ser médica

Em Melanie, o escritor Maxwell dos Santos conta a história de Melanie, uma jovem sonhadora da periferia de Vitória que sonha em ser médica e mostra os bastidores da indústria dos cursinhos, no tocante à luta pela aprovação nas carreiras de maior prestíg

Por | 25.03.2019

 Sexta, dia 05 de abril de 2019, a partir das 15 h da manhã, no Auditório Antário Filho, na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica, em Itaquari, acontece o relançamento do e-book Melanie.

 A obra, que teve sua primeira edição em 2013, ganhou uma nova edição em 2018, revista e ampliada, com prefácio da doutora em Semiologia pela UFRJ, escritora, professora titular do IFES e pesquisadora Andréia Delmaschio, apresentada por Nelson Martinelli Filho, professor do IFES e doutor em Estudos Literários pela UFES.

Melanie

O ano é 2007. Melanie, 18 anos, jovem moradora do Bairro da Penha, tem o sonho de ser médica. Ela faz a prova de seleção para o Projeto Universidade para Todos(PUPT), à época, gerido pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida.

Sua vida é radicalmente transformada quando é atropelada com seu irmão Juninho, sua prima Bárbara e o frentista Carlinhos num posto de gasolina por dois rapazes que estavam participando de um racha. A prima e o irmão morrem, assim como o frentista. Mesmo com esses problemas, ela dá a volta por cima e ainda ganha uma bolsa de estudos no cursinho mais caro da cidade: o Lamarck.

Naquele ano, a UFES institui cotas de 40% para alunos de escolas públicas. No texto, o autor mostra a repercussão da medida entre os alunos de escolas públicas, os alunos da rede privada e os donos de cursinhos, que vêem nas cotas uma ameaça aos seus lucros, principalmente nas áreas de Medicina, Direito e Engenharias. Há confronto ideológico entre os alunos das duas redes na UFES e Melanie é vítima de discriminação pelas colegas de cursinho.

 Será que a jovem alcançará sua meta?

Sobre o autor

Maxwell dos Santos nasceu em Vitória/ES em 1986 e mora na referida cidade. É jornalista, designer gráfico e servidor público da Prefeitura de Cariacica desde 2017. É técnico em Multimídia pelo CEET Vasco Coutinho, licenciando em Letras/Português pelo IFES e em História pela Uninter. É autor dos livros 24 horas de Anna Beatriz, Ilha Noiada, Melanie, Amyltão Escancarado, Comensais do Caos, #cybervendetta e Empoderando-se.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Lei Rubem Braga divulga lista de projetos culturais contemplados

Empresas podem apoiar a realização da 8ª Bienal Rubem Braga

Cinco locais receberão ações do projeto Pé de Livros em outubro

Estação Cidadania “Sérgio Sampaio” abre biblioteca e recebe eventos culturais

Camerata Sesi se apresenta na Consolação neste domingo (22)

Secult abre chamamento para eventos em todo o Espírito Santo

Tetracampeão Mauro Silva recebe livro sobre estrela do Sumaré

Peça com ator de Tropa de Elite tem pré-estreia em Cachoeiro

Cine.Ema 2019 divulga filmes selecionados

Orquestra toca trilha de filmes no Teatro Rubem Braga

Cachoeirense lança livro na Bienal do Rio de Janeiro

Cine.Ema 2019 divulga filmes selecionados

Festival de Artes Cênicas teve mais de 3,5 mil espectadores

Teatro Rubem Braga recebe 20 apresentações em agosto

Guaçuí será a capital nacional do teatro a partir deste domingo (04)

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web