Home Eventos

Alto São Vicente promove tradicional festa de Nossa Senhora da Penha

A Pedra da Penha é um dos pontos turísticos da região e recebe muitos visitantes nesta época

Por | 24.04.2019

A comunidade de Alto São Vicente, no distrito de São Vicente, em Cachoeiro, vai promover a sua tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha domingo (28) e segunda-feira (29). 

Realizada há mais de 100 anos, a festividade terá suporte da prefeitura, por meio do edital de apoio a festas populares da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

No primeiro dia, os festejos começam às 10h, com um torneio de futebol entre as famílias da comunidade, no campo local, seguido de apresentação musical. 

Já na segunda-feira (29), às 7h, terá início a procissão com motoqueiros, na localidade de Independência, em direção à Pedra da Penha, onde haverá celebração eucarística. 

Às 11h, na área de lazer da comunidade, começa um almoço com música ao vivo. A programação segue à tarde com torneios abertos de futebol e bocha, sorteio de brindes, barraca de doces e salgados e atividades para a criançada. 

“É uma festa muito tradicional, realizada há mais de um século. É um local de peregrinação para os devotos de Nossa Senhora da Penha, visitado o ano todo, mas, em especial, nesta data. É uma celebração muito simples, mas com todo contexto religioso e de forte tradição para as famílias da localidade”, conta a moradora de Alto São Vicente, Patrícia Pancini. 

A secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, destaca que a festa em São Vicente inaugura o edital de apoio às festas populares do município. “É um importante instrumento de gestão de cultura e turismo, que garante o princípio da isonomia e a democratização do acesso ao recurso público, além de incentivar as instituições da sociedade a se regulamentarem para este fim”, avalia. 

Para melhorar as condições de acesso à comunidade, a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior realizou, recentemente,  serviços de manutenção na estrada para Alto São Vicente.   
 

Turismo Rural

O distrito de São Vicente está localizado a 39 quilômetros da sede de Cachoeiro. Além da Pedra da Penha, com 1.080 metros, tem outro importante ponto turístico do município, a Cachoeira Alta, com queda d'água de 100 metros. 

Pelo seu potencial turístico, o distrito integra o projeto do Circuito de Turismo Rural, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), em parceira com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), de Cultura e Turismo (Semcult) e de Meio Ambiente (Semma).

O objetivo da iniciativa é gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores, seus familiares e moradores do campo, a partir da oferta de produtos de origem agrícola e serviços de lazer, aproveitando a riqueza de recursos naturais e as paisagens do interior do município.

 

 

Comentários Facebook


Mais Eventos

Festa Nacional de São José de Anchieta com diversas atividades

Festival de jazz gera emprego e renda e leva mais de 20 mil pessoas para Santa Teresa

Semana do Microempreendedor Individual de Marataízes começa nesta quarta-feira

Alto São Vicente promove tradicional festa de Nossa Senhora da Penha

Maior festa religiosa do Espírito Santo segue até o próximo dia 29

Espetáculo da Paixão de Cristo com duas apresentações em Anchieta

Veja a programação da 5ª edição do Iriri Paixão Capixaba, em Anchieta

Festa de Venda Nova do Imigrante terá Bell Marques, Cezar & Paulinho, Filipe e Falcão e Alemão do Forró

Feira Escolar é uma das atrações da ExpoSul Rural

ExpoSul Rural 2019 começa nesta quarta-feira, em Cachoeiro

Veja os dias dos shows de Diogo Nogueira e Felipe Araújo, em Cachoeiro

ExpoSul Rural 2019 terá curso de cervejeiro artesanal iniciante

Patrulha Canina se apresenta em Cachoeiro

ExpoSul Rural 2019 promete movimentar Cachoeiro

"Bloco das Piranhas" leva milhares de pessoas às ruas de Castelo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web