Em Cachoeiro

Alto São Vicente promove tradicional festa de Nossa Senhora da Penha

A Pedra da Penha é um dos pontos turísticos da região e recebe muitos visitantes nesta época

Por | 24.04.2019

A comunidade de Alto São Vicente, no distrito de São Vicente, em Cachoeiro, vai promover a sua tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha domingo (28) e segunda-feira (29). 

Realizada há mais de 100 anos, a festividade terá suporte da prefeitura, por meio do edital de apoio a festas populares da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

No primeiro dia, os festejos começam às 10h, com um torneio de futebol entre as famílias da comunidade, no campo local, seguido de apresentação musical. 

Já na segunda-feira (29), às 7h, terá início a procissão com motoqueiros, na localidade de Independência, em direção à Pedra da Penha, onde haverá celebração eucarística. 

Às 11h, na área de lazer da comunidade, começa um almoço com música ao vivo. A programação segue à tarde com torneios abertos de futebol e bocha, sorteio de brindes, barraca de doces e salgados e atividades para a criançada. 

“É uma festa muito tradicional, realizada há mais de um século. É um local de peregrinação para os devotos de Nossa Senhora da Penha, visitado o ano todo, mas, em especial, nesta data. É uma celebração muito simples, mas com todo contexto religioso e de forte tradição para as famílias da localidade”, conta a moradora de Alto São Vicente, Patrícia Pancini. 

A secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, destaca que a festa em São Vicente inaugura o edital de apoio às festas populares do município. “É um importante instrumento de gestão de cultura e turismo, que garante o princípio da isonomia e a democratização do acesso ao recurso público, além de incentivar as instituições da sociedade a se regulamentarem para este fim”, avalia. 

Para melhorar as condições de acesso à comunidade, a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior realizou, recentemente,  serviços de manutenção na estrada para Alto São Vicente.   
 

Turismo Rural

O distrito de São Vicente está localizado a 39 quilômetros da sede de Cachoeiro. Além da Pedra da Penha, com 1.080 metros, tem outro importante ponto turístico do município, a Cachoeira Alta, com queda d'água de 100 metros. 

Pelo seu potencial turístico, o distrito integra o projeto do Circuito de Turismo Rural, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), em parceira com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), de Cultura e Turismo (Semcult) e de Meio Ambiente (Semma).

O objetivo da iniciativa é gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores, seus familiares e moradores do campo, a partir da oferta de produtos de origem agrícola e serviços de lazer, aproveitando a riqueza de recursos naturais e as paisagens do interior do município.

 

 

Comentários Facebook


Mais Eventos

Pedras são destaque em grandes empreendimentos no Brasil e no mundo

Festa de rodeio vai ter música, emoção na arena e solidariedade

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro divulga programação

Empresas apostam na Cachoeiro Stone Fair para fortalecimento dos negócios e visibilidade no setor

Planejamento da ExpoSul Rural 2020 é iniciado em Cachoeiro

Cachoeiro terá 14ª Feira de Negócios e Agroturismo

Balanço mostra Festa de Cachoeiro sem ocorrência policial e com multidão de 90 mil pessoas

Festa de Cachoeiro: show nacional e eventos tradicionais nesta sexta

ES receberá primeira Feira Brasileira da Cerveja Artesanal Independente

A cidade terá uma noite de homenagens nesta terça-feira

Expolar traz tendências e novidades para a casa a partir do dia 15 de junho

Festa Nacional de São José de Anchieta com diversas atividades

Festival de jazz gera emprego e renda e leva mais de 20 mil pessoas para Santa Teresa

Semana do Microempreendedor Individual de Marataízes começa nesta quarta-feira

Alto São Vicente promove tradicional festa de Nossa Senhora da Penha

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web