Berço da cultura

Reunião da Secretaria de Estado da Cultura é realizada em Cachoeiro

Representantes da Secult e da Semcult realizaram uma reunião no gabinete do prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho

Por | 04.05.2019

Cachoeiro recebeu, na tarde desta sexta-feira, a segunda reunião do Gabinete Itinerante da Cultura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento foi realizado no Teatro Municipal Rubem Braga, e contou com a presença de gestores da área de cultura de sete municípios, bem como artistas e demais representantes do setor na região.

Durante o encontro, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, discursou sobre ações e projetos da pasta para os próximos quatro anos. Entre as propostas apresentadas estiveram o Escritório Avançado e o ES Criativo, com ambientes de assessoramento a gestores públicos e artistas, a Caravana Cultura Conecta, com séries de eventos de dois dias em cinco macrorregiões, e o Comitê + Cultura, para atração de investimentos privados.

Também ocorreram apresentações da secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, e do secretário de Cultura de Santa Tereza, Marcelo Anacleto, que falaram sobre as experiências de seus respectivos municípios na área cultural.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult) também participou da primeira reunião do Gabinete Itinerante, realizada na semana passada, em Conceição da Barra.

"As políticas públicas para cultura no Espírito Santo só têm a ganhar com o intercâmbio de experiências entre os municípios e a presença da Secult em todas as regiões. Cachoeiro se orgulha de participar ativamente desse projeto, mostrando as nossas ações e recebendo a reunião como representante do sul do estado", a firmou a secretária Fernanda Martins.

"O Gabinete Itinerante é uma importante ferramenta de diálogo do governo do Estado e dos municípios entre si. Aqui, em Cachoeiro, temos a presença de nove municípios aprendendo uns com os outros. A experiência de Santa Teresa, que veio representando a região metropolitana, é muito inspiradora. Pela Cultura, o município conseguiu incentivar o turismo com um olhar para a economia criativa e a cultura da região", destacou o secretário Fabrício Noronha.

Reunião com prefeito

No mesmo dia, pela manhã, representantes da Secult e da Semcult realizaram uma reunião no gabinete do prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho. Na ocasião, foram expostas as diretrizes para políticas públicas de cultura no estado e em Cachoeiro, além da possibilidade de investimento estadual em equipamentos públicos do município.

"Essa proximidade da Secretaria de Estado da Cultura com os artistas da nossa região reforça não só o interesse do governo estadual em apoiar o segmento, mas, também, o potencial da nossa região. Cachoeiro foi escolhido para este bate-papo importante e nós nos orgulhamos disso. Espero que este seja só o primeiro de muitos diálogos e conquistas”, saudou o prefeito Victor Coelho.

Também no Teatro Rubem Braga, à noite, o encontro da Secult se estendeu com pequenas apresentações culturais abertas ao público.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Autora capixaba lança livro que desperta empreendedorismo através da brincadeira de pipa 

Biblioteca Pública Municipal arrecada livros para recompor acervo

Clube de leitura reúne leitores e escritores capixabas em Venda Nova do Imigrante

Música é remédio, diz violonista Yamandu Costa

Canal Brasil estreia série “Milton e o Clube da Esquina”

Governo do Estado assina convênio para restauro de museu em Muqui

Prefeitura lança editais para intervenções artísticas e confecção de bonecões de carnaval

Cem anos de João Cabral, uma vida em prosa e verso

Domingo tem encontro regional de Folias de Reis em Cachoeiro

Bienal Rubem Braga 2020 prorroga credenciamento de palestrantes

Inscrições para concurso de marchinhas terminam na próxima semana

Em Cachoeiro, artista expõe peças feitas com materiais extraídos da natureza

Cachoeiro terá programação cultural em janeiro

Espetáculos de dança e música agitam Teatro Rubem Braga em dezembro

Editais da Secult vão distribuir R$ 10 milhões para projetos culturais

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web