Home Cidades

Praça Jerônimo Monteiro recebe Feira do Artesão até sábado (11)

   Visitantes encontram no local peças de roupa em crochê, porta-joias, bijuterias, entre outros produtos

Por | 10.05.2019

Segue até sábado (11), na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, a Feira do Artesão dedicada ao Dia das Mães. Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec), a edição foi aberta na noite desta quarta (08).

Nos estandes, os visitantes encontram variados produtos feitos à mão, como peças de roupa em crochê, porta-joias, bijuterias, arte sacra, tricô, pintura em tecido, entre outros. Espaço de gastronomia e apresentações musicais também são atrações do evento.

A escolha da data para realização da feira e, especialmente, da localização agradou aos artesãos participantes, que ressaltaram a importância da visibilidade para o artesanato local.

“Nesse espaço bonito e organizado, fica muito mais agradável expor o nosso trabalho”, afirma o artesão Luiz Alberto Santos, que produz objetos decorativos feitos de biscuí e EVA.

A artesã que trabalha com caixas de MDF decorativas, Silvana Máximo Brandão, reforça que a medida ajuda na divulgação do artesanato na cidade, de maneira mais eficiente. “Para mim, foi perfeito. Fico muito feliz pela decisão de prefeitura, por esse espaço, pois dá a oportunidade de mais pessoas conhecerem nossos produtos”, ressalta.

“Poder exibir nosso trabalho como alternativa de presentes, numa data tão importante como o Dia das Mães, já é muito bom. E poder fazer isso num lugar tão privilegiado é ainda melhor, me surpreendeu. Cachoeiro precisa conhecer o trabalho artesanal da cidade”, afirma Ana Maria Pereira, que produz pinturas e bijuterias. 

Em seu pronunciamento na abertura da feira, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, reafirmou o compromisso da gestão em oferecer visibilidade e reconhecimento para o fazer artesanal da cidade.

“Queremos ver o artesanato do município se expandindo cada vez mais. E nosso sonho é ter um lugar fixo, permanente, dedicado aos nossos artesãos e artesãs. Sabemos que, além desses produtores de artesanato, que estão aqui, existem outros na nossa cidade. Por isso é tão importante fomentar, cada vez mais, essa forma de economia criativa”, declara.

Nesta sexta (10), a Feira do Artesão funciona das 14h às 21h. Já no sábado, o horário será das 9h às 15h. 

Artesãos recebem carteira nacional da categoria

A solenidade de abertura da feira também foi marcada pela entrega da Carteira Nacional do Artesão a artesãos de Cachoeiro, feita pelo prefeito Victor Coelho e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Francisco Montovanelli.

“O artesanato é uma fonte de trabalho, renda e cultura. Portanto, é um vetor importante para a economia local, e nós, como agentes públicos, temos de cuidar dessa atividade, propiciando a sua qualificação e aprimoramento profissional, bem como dar condições para que eles possam divulgar e expor seus produtos”, avalia o secretário.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida de forma gratuita pelo governo federal, garante a esses profissionais vários benefícios (participação em feiras nacionais e internacionais e em cursos, por exemplo) e é válida como documento de identificação em todo território nacional.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Briga pela Prefeitura de Itapemirim pode deixar cerca de 1500 alunos sem transporte escolar, a partir de quarta-feira

Para reduzir déficit habitacional, prefeito de Marataízes lança programa inovador

Município de Piúma é condenado por não pagar direitos autorais de músicas tocadas em eventos

Prefeitura de Marataízes envia proposta para armar Guarda Municipal

Linha Cachoeiro x Conduru com tarifa de R$ 3,40 a partir de junho

Homenagem: criado o título de Cachoeirense In memoriam

Prefeitura de Itapemirim é denunciada no TCE-ES por suspeita de direcionamento na licitação de transporte coletivo/escolar

Localidades de Cachoeiro vão receber redes de água tratada

Estacionamento rotativo: empresa é aprovada em testes

Prefeitura de Cachoeiro melhora índice de transparência passiva

Obra na Jones dos Santos Neves exige atenção de motoristas e pedestres

Prefeitura de Itapemirim suspende pregão que foi denunciado no TC e prefeito terá de dar explicações

Prefeito anuncia obras de pavimentação e drenagem de ruas do Bairro Santa Rita II

Conheça as formas de atuação da moto-fumacê em Cachoeiro

Em Cachoeiro, obras avançam na cidade e no interior

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web