Em Cachoeiro

Praça Jerônimo Monteiro recebe Feira do Artesão até sábado (11)

   Visitantes encontram no local peças de roupa em crochê, porta-joias, bijuterias, entre outros produtos

Por | 10.05.2019

Segue até sábado (11), na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, a Feira do Artesão dedicada ao Dia das Mães. Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec), a edição foi aberta na noite desta quarta (08).

Nos estandes, os visitantes encontram variados produtos feitos à mão, como peças de roupa em crochê, porta-joias, bijuterias, arte sacra, tricô, pintura em tecido, entre outros. Espaço de gastronomia e apresentações musicais também são atrações do evento.

A escolha da data para realização da feira e, especialmente, da localização agradou aos artesãos participantes, que ressaltaram a importância da visibilidade para o artesanato local.

“Nesse espaço bonito e organizado, fica muito mais agradável expor o nosso trabalho”, afirma o artesão Luiz Alberto Santos, que produz objetos decorativos feitos de biscuí e EVA.

A artesã que trabalha com caixas de MDF decorativas, Silvana Máximo Brandão, reforça que a medida ajuda na divulgação do artesanato na cidade, de maneira mais eficiente. “Para mim, foi perfeito. Fico muito feliz pela decisão de prefeitura, por esse espaço, pois dá a oportunidade de mais pessoas conhecerem nossos produtos”, ressalta.

“Poder exibir nosso trabalho como alternativa de presentes, numa data tão importante como o Dia das Mães, já é muito bom. E poder fazer isso num lugar tão privilegiado é ainda melhor, me surpreendeu. Cachoeiro precisa conhecer o trabalho artesanal da cidade”, afirma Ana Maria Pereira, que produz pinturas e bijuterias. 

Em seu pronunciamento na abertura da feira, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, reafirmou o compromisso da gestão em oferecer visibilidade e reconhecimento para o fazer artesanal da cidade.

“Queremos ver o artesanato do município se expandindo cada vez mais. E nosso sonho é ter um lugar fixo, permanente, dedicado aos nossos artesãos e artesãs. Sabemos que, além desses produtores de artesanato, que estão aqui, existem outros na nossa cidade. Por isso é tão importante fomentar, cada vez mais, essa forma de economia criativa”, declara.

Nesta sexta (10), a Feira do Artesão funciona das 14h às 21h. Já no sábado, o horário será das 9h às 15h. 

Artesãos recebem carteira nacional da categoria

A solenidade de abertura da feira também foi marcada pela entrega da Carteira Nacional do Artesão a artesãos de Cachoeiro, feita pelo prefeito Victor Coelho e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Francisco Montovanelli.

“O artesanato é uma fonte de trabalho, renda e cultura. Portanto, é um vetor importante para a economia local, e nós, como agentes públicos, temos de cuidar dessa atividade, propiciando a sua qualificação e aprimoramento profissional, bem como dar condições para que eles possam divulgar e expor seus produtos”, avalia o secretário.

A Carteira Nacional do Artesão é emitida de forma gratuita pelo governo federal, garante a esses profissionais vários benefícios (participação em feiras nacionais e internacionais e em cursos, por exemplo) e é válida como documento de identificação em todo território nacional.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Licitação para comprar quase 3 milhões de reais em fertilizantes chama atenção em Itapemirim

Trânsito de Cachoeiro teve 2,5 mil metros de sinalização revitalizados em junho

Pescadores de Anchieta e Itapemirim recebem eventos da Shell Brasil e Equinor

Obras de saneamento básico em Marobá, Presidente Kennedy, terminam em agosto

Prefeitura de Cachoeiro lança edital para parque de diversões na Feira da Bondade

Defesa Civil de Venda Nova do Imigrante vai debater simulado de emergência em barragem

BRK Ambiental dará continuidade ao Programa Portas Abertas

Para setor produtivo, prefeito de Cachoeiro apresenta melhorias em São Joaquim

Projeto de reurbanização de avenidas de Marataízes será apresentado nesta quinta-feira

Prefeito de Marataízes regulamenta programa que beneficia famílias com construção e reformas de casas

Feira de Negócios de Cachoeiro terá licitação ao vivo

Feira de Negócios terá Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon

Servidores vão eleger novos membros dos conselhos do Ipaci

Mais de 40 bairros e distritos de Cachoeiro atendidos com limpeza e revitalização

Transporte coletivo de Cachoeiro tem mudanças nesta segunda

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web