Ajuda na colheita

Morador de Anchieta desenvolve máquina para colher pimenta rosa

Engenhoca criada pelo produtor rural vai diminuir custos com mão de obra e qualificar os grãos

Por | 04.06.2019

Foto: Renan Alves/divulgação

Um produtor de aroeira no interior de Anchieta criou uma engenhoca para substituir o trabalho manual para extração do fruto. Com cerca de 2 mil pés de aroeira plantados em sua propriedade, na localidade rural de São Mateus, Edson Luiz Vittoraci, 64, quer aperfeiçoar a ideia para reduzir os custos com mão de obra.

Segundo o produtor, a máquina que ele desenvolveu irá reduzir de 30% para 10% os custos com mão de obra durante a colheita da pimenta rosa, fruto da aroeira. “Além de ser alto os gastos com mão de obra, é escasso também. A máquina irá ajudar muito a nossa colheita”, comemora Vittoraci.

Exemplificando, de acordo com o inventor, para cada tonelada do fruto são necessários o trabalho de 20 pessoas, já com a máquina essa quantidade cai para apenas seis pessoas. “É uma redução significante que vai ajudar a termos mais lucratividade na produção”.

Para desenvolver a ideia, Edson utilizou equipamentos e peças que ele já tinha disponível em casa. Ele pretende aperfeiçoar a engenhoca para realizar a próxima colheita com menos custos e mais qualidade. “Na colheita manual temos que ter o trabalho de separar restos de folhas dos grãos. Já com a máquina, pretendo melhorar para evitar esse processo”, conta.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Giovane Meriguetti, o produtor saiu na frente, já que no mercado não existe uma máquina específica para a colheita da pimenta rosa. “Ele está de parabéns pela ideia, espero que ele possa aperfeiçoar o equipamento e ajudar mais produtores nesse processo”, disse.

Produção de pimenta rosa em Anchieta

No município de Anchieta, de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, somente Edson cultiva aroeira, mas existem cerca de 20 catadores cadastrados que fazem o trabalho de extração em áreas públicas e privadas. A árvore é nativa na região e o seu fruto, a pimenta rosa, é muito utilizada no mercado gastronômico e de cosméticos.

Na propriedade do Edson, as plantas são próprias para cultivo e durante a colheita recebem podas. Também é necessário adubação ao longo do ano, além de outros tratos de manejo.

Mercado em expansão

Conforme o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a pimenta-rosa, fruto da aroeira, é uma espécie muito presente no litoral do Sul e Sudeste do Brasil e tem sido bastante requisitada como condimento em mercados internacionais. Diante desse cenário, agricultores capixabas têm apostado no seu cultivo, mas ainda são necessários estudos sobre boas práticas de cultivo e colheita dessa planta.

Inventor de outras ideias

Edson Luiz Vittoraci também é conhecido por inventar uma máquina para transformar as amêndoas do cacau em chocolate. Ele desenvolveu todas as máquinas utilizadas no processamento dos grãos até a preparação do chocolate.

A propriedade da família possui cerca de cinco mil pés de cacau. O processo desde o cultivo até a produção do chocolate é artesanal. Eles colhem, cuidam das amêndoas, moem e o transformam em barras, que são vendidas em restaurantes, bares e outros estabelecimentos do Estado com o nome de Cacau Anchieta.

 

 

Comentários Facebook


Mais Agronegócio

Queijo de 650 quilos é destaque de concurso leiteiro em Muniz Freire

Espírito Santo ganha primeira Federação dos Cafés

Produção de conilon cresce 5 vezes em 20 anos

Nova cultivar de café conilon é lançada pelo Incaper

Morador de Anchieta desenvolve máquina para colher pimenta rosa

Incaper lança livro técnico sobre experiências na produção do café conilon

“Produtores de café estão operando em prejuízo”, declara Evair de Melo em audiência pública

 Venda Nova do Imigrante abre inscrições para curso de produção de pupunha

ExpoSul Rural 2019 supera expectativa dos organizadores e movimenta R$ 25 milhões em negócios

Adesão ao Susaf permite que Castelo comercialize seus produtos em todo o Espírito Santo

ExpoSul Rural apresenta tecnologias e inovação para o setor agro

Cachoeiro é a capital capixaba do agronegócio durante a ExpoSul Rural 2019

Com 40 anos de tradição, Coocafé usa Exposul para divulgar sua nova unidade no Espírito Santo

Com novos produtos, o Grupo Aarão do Brasil é presença garantida na Exposul Rural

Drones da Embrageo presentes na ExpoSul Rural 2019

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web