Máquina Papa Cartão

Semana de Meio Ambiente: Unimed Sul ressalta práticas sustentáveis que têm feito a diferença

A cooperativa tem buscado, por meio de diferentes ações, estimular a consciência ambiental entre colaboradores, cooperados e clientes

Por | 04.06.2019

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 05, a Unimed Sul Capixaba demonstra que iniciativas simples podem fazer a diferença no cuidado com o meio ambiente. Com a sustentabilidade ambiental difundida em todas as áreas da operadora e do Hospital Unimed Sul, a cooperativa tem buscado, por meio de diferentes ações, estimular a consciência ambiental entre colaboradores, cooperados e clientes, de forma que as boas práticas sustentáveis façam parte do dia a dia de cada um.

Uma das iniciativas de sucesso é o projeto Hospital Sem Papel, que reduziu de forma considerável o uso do item em toda a cooperativa e contribuiu para a agilidade em muitos processos, tanto na área administrativa quanto no atendimento ao cliente. Com a implantação do Certificado Digital, a Unimed Sul também permite a identificação e a assinatura digital por toda sua equipe médica e assistencial, tornando possível que os registros no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) sejam feitos sem a necessidade de impressão.

Na farmácia central, 100% da dispensação passou a ser digital, reduzindo o fluxo de impressões em mais de 12 mil páginas por mês. As assinaturas de todos os contratos e documentos da cooperativa também são realizadas por meio da assinatura digital.  “Em 2018, o Hospital Unimed Sul Capixaba foi certificado com o Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, importante premiação nacional realizada pela Unimed do Brasil que reconheceu as práticas de gestão sustentável dentro da unidade, dentre elas as práticas ambientais”, destaca o diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Dr. Gediel Teixeira.

Ao cliente da operadora também já é permitido acessar de maneira digital todos os resultados de exames laboratoriais realizados a partir de janeiro de 2017. No Portal de Exames e no Portal do Cliente, no site da Unimed Sul, é possível ainda ter acesso aos resultados de exames radiológicos feitos no Centro de Diagnóstico por Imagem da Unimed Sul a partir de maio de 2017.

Iniciativas para minimizar impacto da produção dos cartões do plano

A máquina Papa Cartão, implantada em 2018, é outra iniciativa da Unimed Sul Capixaba para minimizar os impactos ao meio ambiente causados pela produção dos cartões do plano de saúde. Disponível na recepção da operadora, o equipamento recolhe e tritura os cartões vencidos de clientes que seriam descartados após o fim da validade.

Após o processo de trituramento, o descarte é feito em uma empresa especializada que transforma os resíduos em outros produtos, como suporte para copos, porta-canetas, pranchetas e capas para agendas. Desde que a máquina foi implantada, cerca de 53 mil cartões descartados foram destinados para o reaproveitamento.

Outra forma encontrada pela Unimed Sul Capixaba para reduzir a geração de resíduos com a emissão de cartões do plano de saúde é por meio do incentivo à utilização da carteirinha virtual disponibilizada no aplicativo do cliente.  O cartão virtual possibilita que os beneficiários do plano Regional sejam atendidos em consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais apresentando apenas a versão on-line da carteirinha e um documento com foto.  As carteirinhas físicas são então recolhidas pela cooperativa e não são mais emitidas, reduzindo, assim, a geração de mais resíduo.

Projeto do novo hospital inclui sistema ecológico 

O projeto executivo do novo Hospital Unimed tem a presença da sustentabilidade em todas as suas etapas. Um sistema ecológico com captação de água da chuva e de ares-condicionados, um sistema de tratamento de resíduos e de captação de energia solar e o aproveitamento do vento local para contribuir com a ventilação dos ambientes, deixando-os mais arejados, são algumas das particularidades do projeto que dão mais eficiência à construção e o mantém em harmonia com o meio ambiente.

 

 

Comentários Facebook


Mais Meio Ambiente

Ambientalista diz que Cachoeiro tem 80% de esgoto tratado

Primavera começa, mas chuvas devem se fixar apenas em outubro

Temperatura média do planeta pode subir 3,4°C até 2100

Projeto Tamar anuncia marca de 40 milhões de tartarugas protegidas

Programa Cuidar Mais reforça ideia de preservação de recursos naturais em Cachoeiro

Rede Brasil do Pacto Global e BRK Ambiental lançam vídeos sobre os impactos do saneamento básico

Cachoeiro recolhe quantidade expressiva de pilhas e baterias de celular usadas

Ministro do Meio Ambiente é internado em Brasília

Coleta de pilhas e baterias de celular começa nesta quarta, em Cachoeiro

Pinguins começam a chegar ao Espírito Santo

Governo assina novo Acordo de Cooperação para revitalização da Bacia do Rio Itapemirim

Bolsonaro diz que Alemanha tem a aprender com o Brasil na área ambiental

Crítico em muitas regiões, índice de perdas de água em Cachoeiro é um dos melhores do país

BRK Ambiental promove encontros para orientar comunidades do entorno de córregos

Clientes e funcionários da BRK Ambiental recebem mudas e plantam um futuro melhor

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web