Em Cachoeiro

Guarda Municipal reforça segurança nos horários de entrada e saída de escolas

Ronda de Prevenção Escolar passou a contar com o apoio das viaturas da Ronda Municipal Ostensiva

Por | 11.06.2019

A Guarda Civil Municipal de Cachoeiro está mais presente no entorno de escolas municipais, nos horários de entrada e saída dos alunos. A medida faz parte da Ronda de Prevenção Escolar (Rope), que passou a contar com o apoio das viaturas do serviço operacional Ronda Municipal Ostensiva (Romu) nesses momentos de maior movimentação nas unidades de ensino.

De acordo com o gerente de Prevenção Escolar da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), Rosinaldo Corrêa, o objetivo é o de aumentar a sensação de segurança para a comunidade escolar.

“É um reforço da ação preventiva já desempenhada pela equipe da Rope. Viaturas que fazem as rondas pelos bairros estão dedicando maior atenção à entrada e à saída das escolas, o que é importante para inibir práticas ilícitas por pessoas que não têm relação com as unidades, resolvendo até brigas envolvendo estudantes”, explica.

A Rope promove visitas tranquilizadoras às escolas e atua, também, no repasse de orientações a professores, alunos, pais e funcionários sobre segurança, por meio de palestras e dinâmicas, quando solicitado.

Em maio, o projeto realizou 45 atendimentos a unidades. “Anísio Ramos”, “Anacleto Ramos”, “Pedro Estellita Herkenhoff, “Oscar Montenegro”, “Oswaldo Machado”, “Luiz Pinheiro”, “Luiz Semprini” e “Jenny Guárdia” estão entre as escolas visitadas recentemente, por terem grande número de alunos matriculados.

“Buscamos sempre o contato com os gestores escolares para identificarmos as demandas e organizarmos o nosso cronograma de atendimento”, disse Corrêa.

"Nós estamos gostando muito, principalmente, porque foi uma atitude autônoma da própria Guarda Civil Municipal, que identificou a nossa necessidade e veio supri-la. Com a presença deles aqui, a segurança e a ordem foram reforçadas. Foi uma soma para nós. Achamos muito relevante. Eles são muito prestativos”, avalia o gestor da escola municipal Oscar Montenegro, Edvan da Silva Valeriano.

“O trabalho preventivo, junto às escolas, é permanente. Todo início de ano, na volta às aulas, fazemos uma campanha com dicas de segurança, para conscientização de pais, alunos e funcionários. Essa atenção se estende por todo o período letivo, por meio da Rope, que, agora, tem a sua capacidade de atuação ampliada”, ressalta o secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes.

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens, destaca que o trabalho da Rope tem grande relevância para a rede municipal de ensino. “É uma ação muito significativa, voltada ao bem-estar e à segurança de alunos, pais e funcionários, principalmente nas zonas de maior risco social. A parceria com a Semset tem grande valor para os nossos espaços escolares”, salienta.

 

 

Comentários Facebook


Mais Segurança

Espírito Santo inaugura Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme)

Estado fecha acordo com a Polícia Federal para uso de sistema que ajuda a identificar criminosos

Espírito Santo fecha semestre com menor número de homicídios dos últimos 23 anos

Segurança reforçada no Parque de Exposições durante a Festa de Cachoeiro

Governo do Estado entrega 50 novas viaturas para a Polícia Civil

Posto da Guarda Municipal de São Paulo pode funcionar 24hs

Policiais civis são homenageados na Assembleia Legislativa

Espírito Santo registra queda de homicídios dolosos pelo quinto mês consecutivo

Guarda Municipal reforça segurança nos horários de entrada e saída de escolas

Governador entrega pistolas importadas à Polícia Militar para fortalecer combate ao crime

Videomonitoramento ajuda a deter responsáveis por furtos de fio de energia

Espírito Santo registra queda de 16% nos crimes letais intencionais

276 viagens clandestinas deixaram de ser realizadas em Cachoeiro após operações de fiscalização

Espírito Santo tem redução histórica de homicídios pelo segundo mês consecutivo

Sesp apresenta novo sistema de monitoramento da criminalidade do Estado Presente

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web