“Os Passos de Anchieta” deve atrair cerca de 4000 peregrinos

Andarilhos virão de vários estados do país para trilhar os 100 km da caminhada cristã mais conhecida das Américas

Por | 12.06.2019

De 20 de Junho a 23 de junho, cerca de quatro mil pessoas vão participar da 22ª edição da caminhada “Os Passos de Anchieta”. Além dos diversos municípios capixabas, os andarilhos virão de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Distrito Federal.

O projeto turístico é a maior reunião e confraternização de andarilhos peregrinos do mundo, que percorrem um trajeto total de 100 km, em busca de momentos de fé, reflexão, autoconhecimento e contato com a natureza. Com partida da Catedral Metropolitana de Vitória, serão quatro dias de peregrinação até o Santuário Nacional de Anchieta. O roteiro refaz o trajeto percorrido por São José de Anchieta, hoje Santo, em seus últimos anos de vida.

Para os participantes, será uma oportunidade para resgatar aspectos históricos e culturais que ajudaram a delinear traços característicos do Espírito Santo ainda no século XVI.  O itinerário foi o primeiro roteiro cristão das Américas e tornou-se também o mais conhecido.

A caminhada é realizada em trechos de cerca de 25 km diários. No primeiro dia, 20 de junho, o percurso é realizado entre a Catedral de Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, onde são percorridos média de 25 km. Ne segundo trecho, perfaz 28 km entre Barra do Jucu até Setiba, no município de Guarapari. No terceiro dia, o trajeto de Setiba até Meaípe, ambos localizados em Guarapari, os andarilhos percorrerão 24 km. E, finalmente no dia 03 de junho, o percurso é realizado de Meaípe até Anchieta, no Santuário Nacional do município, os 23 km finais abrangem.

Estrutura

Para realizar em segurança e com saúde todo o percurso, a Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa) prepara pontos de apoio ao longo do trajeto, chamados de “oásis”.

Neles, os andarilhos recebem água, frutas e atendimento no caso de câimbras, bolhas e torções que possivelmente surjam nos participantes. Há também ambulâncias e Corpo de Bombeiros presentes em alerta para o caso da necessidade de remoção de algum peregrino. Além disso, carros de apoio da organização ficam à disposição dos andarilhos para qualquer eventualidade, assim como equipes de assistência médica e da Polícia Militar, que disponibiliza policiais em viaturas e motocicletas.

Ao longo da rota, os participantes devem carimbar as credenciais nos pontos de apoio dos Passos para que possam receber o certificado de participação pela caminhada. É preciso ter pelo menos metade dos 16 carimbos para comprovar que o trajeto foi cumprido.

Programação cultural

Além de aproveitarem momentos de reflexão e belas paisagens, os andarilhos poderão conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural capixaba. No trajeto, haverá uma programação cultural diversificada, com shows, apresentação de bandas de Congo, danças típicas e exibição de vídeos.

Inscrições

 Os interessados em participar da caminhada oficial dos Passos de Anchieta podem realizar a inscrição pelos pelo site www.abapa.org.br e preencher uma ficha de inscrição e enviá-la digitalizada juntamente com o comprovante de pagamento para o e-mail: ospassosdeanchieta@gmail.com. O valor da inscrição é R$150.

Após enviar a ficha de inscrição, aguardar a confirmação pelo e-mail acima em até sete dias úteis. E por último, basta retirar a Credencial do Andarilho e pulseira de identificação no primeiro dia de caminhada na Catedral Metropolitana de Vitória.

Confira a programação da caminhada:

Quinta-feira (20 de junho)

 

Catedral de Vitória à Barra do Jucu – 25 km

6h30 – Concentração

7h00 – Missa na Catedral  

7h30 – Aquecimento Físico e partida

 

Sexta-feira (21 de junho)

 

Barra do Jucu à Setiba - 28km

6h30 – Concentração

7h30 – Aquecimento Físico e partida

 

Sábado (22 de junho)

 

Setiba à Meaípe – 24 km

6h30 – Concentração

7h30 – Aquecimento Físico e partida

 

Domingo (23 de junho)

 

Meaípe à Anchieta – 23 km

6h30 – Concentração

7h30 - Aquecimento Físico e partida 

13h - Saudação de chegada aos andarilhos

13h30 - Entrega dos Certificados

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Palestra sobre educação étnico-racial tem inscrições abertas

Sala do Empreendedor vai ao bairro Aquidaban

Condutores são orientados sobre estacionamento em local proibido

Em Cachoeiro, praça de Gironda ganha reforma, academia e brinquedos

Gestão fiscal: Cachoeiro ganha nota máxima do Tesouro Nacional

Cachoeiro inicia implantação do estacionamento rotativo

Prefeitura de Presidente Kennedy inicia obras de terraplanagem para construção do novo PAM

Localidade de Santa Fé recebe serviços de drenagem

Reuniões do Orçamento Participativo começam neste mês em Venda Nova do Imigrante

Governador conhece projeto turístico para distrito de São Vicente, em Cachoeiro

Mutirão de manutenção da EDP vai beneficiar 2 mil pessoas em Castelo 

Prefeitura de Cachoeiro entrega vias asfaltadas em Itaoca

Ônibus novos já estão atendendo as linhas de Gironda

Rua do Nossa Senhora Aparecida é pavimentada com concreto

Audiência Pública em Venda Nova do Imigrante vai esclarecer dúvidas sobre contrato com Cesan

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web