Inaugurado nesta quarta-feira em Cachoeiro

Pronto Atendimento Infantil no Aquidaban tem capacidade para atender até 50 crianças por dia

 Contratado pela prefeitura e prestado pelo Hifa, o serviço já funciona e vai atender todos os dias

Por | 14.06.2019

Uma solenidade promovida na manhã desta quarta-feira (12), no prédio do futuro hospital materno infantil do Aquidaban, em Cachoeiro, marcou a abertura da unidade de extensão do Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Contratado pela prefeitura e prestado pelo Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), o serviço já está em funcionamento, atenderá todos os dias – das 7h às 19h – e será referência para quem mora do lado esquerdo do rio Itapemirim, em bairros como Village da Luz, Novo Parque, Nossa Senhora da Penha o próprio Aquidaban.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Victor Coelho, o presidente do conselho deliberativo do Hifa, Winston Roberto Machado, os secretários municipais Paulo Miranda (Governo) e Luciara Botelho (Saúde), além de autoridades e outros convidados.

“Temos intensificado nosso empenho em prol da saúde infantil, e essa parceria com o Hifa tem sido fundamental para melhorarmos, ainda mais, o serviço clínico prestado às crianças do município, oferecendo a elas, principalmente, mais conforto, mais acolhimento”, destacou o prefeito.

“Quando assumimos a Secretaria Municipal de Saúde, a atual gestão nos recomendou, como uma das pautas prioritárias para a pasta, respeitar os cidadãos, sobretudo as crianças. E este esforço em conjunto com o Hospital Infantil, que se resultou nesta unidade, é mais uma prova de que estamos buscando atender à recomendação da administração”, acrescentou Luciara.

“Agradecemos à prefeitura pela viabilização deste espaço, que será essencial para atendermos à demanda atual do PAI, que cresceu bastante, recentemente”, complementou o presidente do Hifa.

Local já agrada usuários dos serviços

Moradora do bairro Novo Parque, Roberta Silva de Oliveira foi uma das primeiras pessoas a utilizar os serviços da nova unidade. Ela esteve lá, pouco antes da solenidade de abertura, para levar o filho Samuel da Silva Amorim, de apenas seis meses de idade, para uma consulta médica. “O espaço ficou muito bom e o atendimento é excelente. Gostei da localização”, disse.

Capacidade para atender até 50 crianças por dia

A extensão, que vai funcionar por três meses, a princípio, tem capacidade para atender entre 40 a 50 crianças por dia. Vinte e cinco funcionários e dois médicos vão garantir a assistência a crianças de 0 a 12 anos, em casos que demandem atendimento imediato, pela gravidade da situação.

A medida foi necessária como estratégia para reduzir filas e tempo de espera no Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Sumaré, que tem capacidade para atender entre 120 e 140 crianças por dia e, no entanto, nos últimos meses, chegou a registrar número superior a 250 pacientes, devido ao crescimento de casos de infecções virais, dengue e doenças respiratórias.

Depois das 19h, a orientação é que os pais da região contemplada pela extensão do PAI busquem atendimento na unidade do bairro Sumaré. 

Quando procurar o Pronto Atendimento Infantil (PAI):

- Casos de emergência (situação crítica e atendimento imediato), como hemorragia, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva.
- Casos de urgência (atendimento em curto prazo), como luxação, torção, fratura grave e dengue.

 

 

Comentários Facebook


Mais Saúde

Prefeitura de Presidente Kennedy assina convênio com Hospital Evangélico

Contratações no setor de planos de saúde aumentam 3,4% em um ano

Fórum cobra políticas públicas para pessoas com doenças raras

Número de beneficiários de planos de saúde cai 0,3% em 12 meses

Cachoeiro presente no 6º Congresso Todos Juntos contra o Câncer, em São Paulo

ANS: planos de saúde de 10 operadoras estão suspensos a partir de hoje

Prefeito de Presidente Kennedy faz ajuste na equipe de Saúde para fortalecer atendimento

Unimed Sul Capixaba promove Dia da Família para aproximar colaboradores e seus familiares

ANS suspende 51 planos de saúde a partir de 6 de setembro

Unimed Sul Capixaba promove campanha para estimular exames preventivos e hábitos saudáveis

Ação leva testes rápidos de HIV e sífilis à Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro

Cachoeiro tem tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar

Uso de celular com cabeça inclinada pode causar lesão na cervical

Unidade de saúde do BNH de Cima recebe serviços de manutenção

ONG pede à África do Sul que legalize prostituição para combater HIV

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web