Em Cachoeiro

Casagrande participa de audiência pública sobre PPA 2020-2023 no sul do Estado

Durante as audiências públicas, os cidadãos podem definir o que é importante para a sua região

Por | 15.06.2019

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador Renato Casagrande participou, nesta sexta-feira (14), da audiência pública da região central sul para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020- 2023 e o Orçamento Anual de 2020 do Governo do Estado. O encontro foi realizado na Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Essa foi a segunda de dez reuniões que serão realizadas em todas as dez macrorregiões do Espírito Santo. A próxima acontecerá em Colatina no dia 27 deste mês.

Durante as audiências públicas, os cidadãos podem definir o que é importante para a sua região, a partir do que os técnicos do Governo estabeleceram como prioridades no Planejamento Estratégico – elaborado entre janeiro e maio deste ano. Nessa carteira estão 223 projetos, programas e ações prioritárias. Nas reuniões presenciais, é possível fazer reivindicações e dialogar diretamente com autoridades do Governo estadual. 

Casagrande destacou os compromissos da gestão com a responsabilidade e os desafios do cenário econômico nacional. “Estamos discutindo o plano dos próximos quatro anos e o orçamento do ano que vem. Primeiro temos que reafirmar que o Estado desde a nossa primeira administração é Nota A na gestão fiscal. Temos o compromisso com essa gestão fiscal responsável. Segundo é compreender o momento que estamos vivendo, que é um ambiente diferente do que aquele há quatro anos”, afirmou.

Segundo ele, o País enfrenta uma depressão econômica, que amplia o desafio da administração pública. “É pé no chão para que a gente possa ter a capacidade para suportar o vento forte que nos atinge. Para isso, o planejamento é fundamental. Outras regiões conseguem mais empresas, o norte tem a Sudene, a região central tem escala econômica. Não teremos desenvolvimento da região se o desenvolvimento não começar por aqui mesmo. Temos que romper nossas limitações. Não podemos esperar salvadores da pátria que venham de fora. Nós, enquanto Governo, temos que ir para cima, produzir e cobrar resultado”, reforçou.

A audiência pública em Cachoeiro de Itapemirim foi acompanhada por mais de cem pessoas. Uma delas foi Amany Jadalla, que saiu de Mimoso do Sul, em companhia de três colegas de trabalho do Hospital Apóstolo Pedro, para reivindicar o aumento do valor financeiro do convênio firmado entre o Governo do Estado e a instituição filantrópica, que hoje é de aproximadamente R$ 122 mil mensais. “Realizamos mais de dez mil procedimentos, a grande maioria pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse. 

Servidora pública municipal e moradora de Cachoeiro, Elenir Abreu Gonçalves foi à reunião e registrou no site Orçamento em Rede suas reivindicações ligadas a duas áreas estratégicas: saúde integral e educação para o futuro. “Por dia, umas cinco vans saem de Cachoeiro levando pessoas para exames especializados em Vitória. Precisamos de uma unidade que faça esses exames aqui na nossa região”, reivindicou. Na área da Educação, a preocupação da servidora é com a oferta de bolsas de estudos voltadas para cursos técnicos e de graduação a jovens de baixa renda.

Quem não pode comparecer à audiência também pode contribuir através do site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br), que entrou no ar no dia 10 de junho e pode ser acessado por computador, smartphone e tablet. O site permanecerá no ar até o dia 23 de julho, facilitando o acesso e ampliando a participação da população. Já os encontros presenciais tiveram início nessa quinta-feira (13) em Guaçuí e vão até o dia 19 de julho. O próximo encontro será realizado no dia 27 deste mês, no Teatro Marista, em Colatina, com moradores da microrregião centro-oeste. 

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou o fato de que, em apenas duas reuniões este ano, a participação presencial nas audiências públicas já ter alcançado quase 80% do público registrado em todas as reuniões do ano passado. Também é grande o número de interações pela internet. Até a tarde desta sexta-feira, já eram mais de 2.500 sugestões feitas por cidadãos.

“Os números demonstram a expectativa da sociedade na gestão atual e a liderança do governador Renato Casagrande nesse processo”, disse Duboc. Ele explicou que enxergar o desenvolvimento para atendimento aos cidadãos de forma integrada, a partir de cada uma das microrregiões, é proposta desta administração estadual.

Também participaram da mesa de debates em Cachoeiro representantes das Secretarias de Estado da Saúde (Sesa); da Educação (Sedu); da Justiça (Sejus); de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); de Gestão e Recursos Humanos (Seger); da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); e da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, também prestigiou a audiência.

Participe das reuniões presenciais!

Microrregião Centro-Oeste 
Cidade-sede: Colatina
Endereço: Teatro Marista (Avenida Champagnat)
Data: 27/06
Horário: 13 horas
Municípios: Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Microrregião Noroeste
Cidade-sede: Nova Venécia
Endereço: Campus do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo (Rodovia Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia)
Data: 28/06
Horário: 13 horas
Municípios: Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.

Microrregião Sudoeste Serrana
Cidade-sede: Venda Nova do Imigrante
Endereço: Centro Cultural e Turístico Máximo Sanfonai (Rua do Ipê, 38, Vila Betânia)
Data: 04/07
Horário: 13 horas
Municípios: Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.

Microrregião Central-Serrana
Cidade-sede: Santa Teresa
Endereço: ESFA – Escola Superior São Francisco de Assis (Rua Bernardino Monteiro, 700, Dois Pinheiros)
Data: 05/07
Horário: A confirmar
Municípios: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

Microrregião Rio Doce
Cidade-Sede: Linhares
Endereço: Faculdade Pitágoras (Avenida São Mateus, 1.458, bairro Araçá)
Data: 11/07
Horário: 13 horas
Municípios: Linhares, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.

Microrregião Nordeste 
Cidade-Sede: São Mateus 
Endereço: FVC - Faculdade Vale do Criar
Data: 12/07
Horário: 13 horas
Municípios: São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo

Microrregião Metropolitana
Cidade-sede: A confirmar
Data: 18/07 
Municípios: Vitória, Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana e Vila Velha.

Microrregião Litoral Sul
Cidade-sede: Marataízes
Endereço: Pousada Alto da Praia (Estrada das Cancelas, 111, Alto Lagoa Funda)
Data: 19/07
Horário: 13 horas
Municípios: Marataízes, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

 

 

Comentários Facebook


Mais Geral

Unicef: 26% das adolescentes brasileiras casam-se antes dos 18 anos

Papa Francisco pergunta a Mourão: Pelé ou Maradona?

Canonização de Irmã Dulce reconhece trabalho social

Agência de turismo é condenada a indenizar adolescente que teve reserva de hotel cancelada em viagem para a Disney

Como funciona a partilha de bens na união estável?

Lei que torna transporte irregular infração gravíssima entra em vigor

Desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Medo do desemprego cai e satisfação com a vida aumenta, diz pesquisa

Ipem-ES retira mil brinquedos irregulares do mercado capixaba

Governo decreta ponto facultativo no dia 28 de outubro

Confira as áreas que vão exigir capacitação e qualificação no Espírito Santo

Governo anuncia reajuste salarial para servidores e concursos públicos para ano que vem

Caixa lança aplicativo para apostas com nove modalidades de jogos

Deputada capixaba busca a desburocratização do crédito fundiário

Brasil precisa capacitar 10,5 milhões de trabalhadores até 2023

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web