Serviços de esgoto

Meta da Cesan é ampliar para 85% de cobertura até 2023

A Cesan está na maior parte dos municípios do Espírito Santo, alcançando 72% da população capixaba.

Por | 17.07.2019

Foto: Gabriela Zorzal

A Comissão de Infraestrutura realizou, nesta terça-feira (16), uma reunião com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) para discutir projetos na área de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, a rede está disponível para 65% da Região Metropolitana.

A Cesan está na maior parte dos municípios do Espírito Santo, alcançando 72% da população capixaba. De acordo com o presidente da companhia, Carlos Aurélio Linhalis, a universalização dos serviços relacionados à água (captação, tratamento e distribuição) foi alcançada em 2006. O desafio atual é ampliar os serviços de esgoto (coleta e tratamento).

“A meta é ampliar para 85% de cobertura até o ano de 2023. E a universalização deve ser atingida quatro ou cinco anos antes do que determina o Plano Nacional de Saneamento Básico, que traz como meta 2033”, explicou o presidente.

Entre os projetos que prometem impulsionar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto está a ampliação do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem. O destaque está na implantação de sistemas de tratamento de esgoto nos municípios de Cariacica e de Viana.

“Nós temos municípios que ficaram atrasados com relação ao saneamento básico. Isso não se dá necessariamente por uma má gestão. Muitas vezes são questões históricas e econômicas. Vitória já está bastante avançada no tema. Na Serra, temos uma Parceria Público-Privada firmada desde 2015 cuja meta é universalizar até 2023. Já em Vila Velha, a PPP é de 2017 e traz como meta 2028. Os sistemas de esgotamento sanitário de Viana e de Cariacica vão impulsionar a nossa cobertura de coleta e tratamento de esgoto”, registrou o presidente da companhia.

Ainda de acordo com os números apresentados, foram investidos na área R$ 1,3 bilhões no período de 2013 a 2018. A previsão é de que mais R$ 2,1 bilhões sejam investidos até o ano de 2023. “O município de Cariacica tem um problema histórico com relação ao saneamento. A Comissão de Infraestrutura vai acompanhar e fiscalizar esse investimento, responsável por um impacto econômico, ambiental e na saúde das pessoas”, destacou Marcelo Santos.

Terceirizadas

O deputado Marcelo Santos cobrou da Cesan um trabalho efetivo com as empresas terceirizadas. “Nós temos uma demanda grande com relação ao trabalho realizado por algumas empresas terceirizadas. Recebo reclamações sobre pavimentação mal feita, reparos incompletos e material esquecido no local. É essencial que esses serviços sejam fiscalizados”, registrou o parlamentar.

Sobre o assunto, o presidente da companhia reconheceu o problema e explicou que a forma de contratação desse tipo de serviço passou por mudanças levando em consideração justamente o volume de reclamação. “Nós trabalhávamos de forma reativa, a partir da demanda. Decidimos rever o processo. Atualmente, esse serviço é contratado tendo como critério a performance da empresa, ou seja, o tempo gasto e a qualidade do serviço. E o pagamento é de acordo com essa performance. Essa nova forma dá mais trabalho e é vista com certa resistência pelas empresas, mas garante mais qualidade para o munícipe”, explicou

 

 

Comentários Facebook


Mais Geral

7 maneiras de ter uma vida sexual ativa e melhor

Dia 16 de dezembro Mons. Rômulo Zagotto completa 40 anos de Sacerdócio

Desatenção dos funcionários nas redes sociais é a principal causa de vazamentos de dados em empresas

Homem que alegou ter contraído infecção após tomar injeção teve pedido de indenização negado pela Justiça de Cachoeiro

Depressão: cães e gatos também sofrem com a doença

Cobertura da mídia sobre feminicídio é inapropriada, mostra relatório

MP notifica Sindipostos para cumprimento de requisitos no abastecimento de veículos a gás

Recadastramento de artesãos de Cachoeiro termina na próxima semana

Governo do ES autoriza construção de Centro de Excelência para Pessoas com Deficiência

Cadeirantes do ES apresentam demandas em audiência pública

Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,3 anos

Procon de Cachoeiro dá oito dicas para quem quer aproveitar a Black Friday

Dallagnol é punido com advertência por críticas a ministros do STF

Criador de aves exóticas de Ibatiba será indenizado por causa de apagão

Criador da WWW propõe contrato para "consertar" internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web