Começa sexta-feira

Festival de Artes Cênicas terá espetáculos ao ar livre em Cachoeiro

   A peça Números, da Cia Os Palhaços de Rua (PR), é uma das atrações

Por | 24.07.2019

Além de performances teatrais em espaços fechados, o VIII Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim (Facci), que começará sexta-feira (26), terá encenações a céu aberto, na região urbana e no interior. O evento será realizado pela Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), até 4 de agosto, e contará com mais de 50 apresentações de grupos e artistas do Espírito Santo e de outros seis estados. Confira a programação completa.

A primeira peça acontecerá nesta sexta, às 15h, na escola municipal São Vicente, localizada no distrito de mesmo nome. É o espetáculo “Lechuga Circus”, da Cia Tramp de Palhaços, de São Paulo, que conta a história de três sujeitos atrapalhados: Maricon, Chimpa e Pancada. O circo chega na cidade e eles têm que preparar o picadeiro. Nesse processo, acabam encontrando um baú com diversos objetos, que lhes provocam situações inusitadas e divertidas.

No sábado (27), a praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, vai receber às 9h a peça paraibana “Parahyba Rio Mulher”, na qual é recontado o episódio da mudança de nome da Cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930, a partir da história de Anayde Beiriz, protagonista que alterou os rumos da história da Paraíba e do Brasil, e sua relação com os fatos que levaram a capital do estado a se chamar João Pessoa.

Ainda na praça, no mesmo dia, às 11h, o Grupo Paiol, do Paraná, vai encenar o espetáculo “O Cravo e a Rosa”, cuja poética, de acordo com a sinopse, é colorida pela cultura do pé vermelho, do interior do norte paranaense. Trata-se de um musical infantil, e todas as músicas são de autoria do Grupo Paiol para a obra, inspirada em um trabalho artístico com alunos de uma escola municipal de Arapongas.

No domingo (28), pela manhã, as atrações serão na Praça de Fátima, também na região central. A primeira peça da agenda, marcada para as 9h, é “A Refeição”, da Cia Tramp de Palhaços, de São Paulo, que mostra a história dos tradicionais vendedores de pipocas, destes que vendem nas portas dos teatros, mas que muitas vezes nunca tiveram a oportunidade de entrar para conhecer este lugar mágico.

Às 10h, tem a intervenção poética “Criança”, do Projeto Jovens Atores de Vargem Alta, e, na sequência, a apresentação do espetáculo convidado “O Show do Trapilho”, com Thiago Nicácio de Oliveira Sobrinho, que faz números clássicos de circo, interagindo com o público de forma mútua em suas brincadeiras e gags de palhaçaria, malabarismo e equilibrismo, levando o espectador para o universo lúdico da magia circense. Às 10h20, tem o espetáculo “Encantando”, com alunos da Associação Teatral de Cachoeiro (Asteca).

Em seguida, às 10h45, o grupo capixaba Gota, Pó e Poeira apresentará, no local, “A saga amorosa dos amantes Píramo e Tisbe”. Em sua sinopse, uma companhia de teatro tem a incumbência de apresentar para o rei e a rainha uma peça de teatro que reúna amor e comédia. Por isso, encena um amor impossível entre Píramo e Tisbe, de famílias rivais, que combinam uma fuga para viver seu amor. O decorrer dos fatos, entretanto, resulta num mal-entendido cômico.

 Por fim, às 11h30, a trupe paranaense Cia Os Palhaços de Rua vai apresentar a peça “Números”, que revela o tresloucado e divertido mundo de Batata Doce e Turino, os dois palhaços que acabam de chegar de suas andanças pelo mundo afora e estão loucos para mostrar as coisas que aprenderam em sua alegre aventura. Entre saltos e labaredas, eles fazem as maiores confusões na hora em que um vai ajudar o outro.

 “Uma grande tradição da história das artes são as apresentações de teatro de rua. Assim, o VIII Facci fortalece esta tradição, com alegria, nas duas praças mais importantes de Cachoeiro”, resume o subsecretário municipal de Cultura e Turismo, Lucimar Costa.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Cachoeiro terá programação cultural em janeiro

Espetáculos de dança e música agitam Teatro Rubem Braga em dezembro

Editais da Secult vão distribuir R$ 10 milhões para projetos culturais

Unesco estabelece o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Teatro Rubem Braga recebe espetáculos de dança neste fim de semana

Inscrições abertas para o palco livre do Natal Mágico 2019

Cachoeiro vai comemorar Dia da Música com evento na Casa do Rei

Museu Ferroviário receberá exposição Navegando pelas Artes Plásticas

Painel artístico com personalidades cachoeirenses será inaugurado nesta quarta

Site que reúne acervo das primeiras fãs de Roberto Carlos entra no ar dia 23

Roberto Carlos é homenageado em “Desafio Musical” na internet

Exposição fotográfica lançada em Cachoeiro mostra que há vida além do câncer

Teatro Rubem Braga tem mais de 20 atrações em novembro

Lei Rubem Braga divulga lista de projetos culturais contemplados

Empresas podem apoiar a realização da 8ª Bienal Rubem Braga

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web