Mais de 2/3

Consulta junto aos comerciantes de Marataízes mostra que ampla maioria aprova obras nas avenidas Rubens Rangel e Simão Soares

O trecho da consulta compreende o Banco do Brasil até a Barra. Os votantes deram nomes (seus e das empresas) e outras informações adicionais.

Por Ilauro Oliveira | 06.08.2019

Para promover a transparência e a participação popular nos atos administrativos, na quinta-feira dia 11 de julho, a Prefeitura de Marataízes promoveu uma audiência pública sobre a reurbanização das avenidas Rubens Rangel e Simão Soares. Além da iniciativa do prefeito Tininho Batista (PDT), o evento também foi uma solicitação da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) para que fosse apresentado o projeto executivo da obra.

Esse era apenas o primeiro passo da administração para ouvir democraticamente os comerciantes das duas avenidas e das ruas adjacentes.  O segundo passo aconteceu logo após, ainda na primeira quinzena do mês, através de uma consulta pública simples promovida pela própria administração.

Seis pessoas percorreram o comércio da região ouvindo os comerciantes sobre a aprovação ou não das obras de reurbanização das duas avenidas. O trecho da consulta compreende o Banco do Brasil até a Barra. Os votantes deram nomes (seus e das empresas) e outras informações adicionais.

O site Atenasnoticías teve acesso exclusivo aos números dessa consulta. Ao todo, 249 comerciantes se propuseram a votar. Desses, 168 votaram sim, indicando serem favoráveis às obras. Outros 81 votaram não, indicando serem contrários às obras nas duas avenidas. Ou seja, mais de dois 2/3 dos que foram ouvidos aprovam a iniciativa da administração, ou então, percentualmente, 67% a favor e 33% contra.

Prefeito comenta o resultado com alegria, mas avalia que a reurbanização possa iniciar após o verão

O site procurou o prefeito de Marataízes para comentar os números dessa consulta. Tininho, que mais uma vez defendeu a importância da obra, disse que jamais faria um projeto dessa envergadura sem consultar os comerciantes.

“Esse é meu jeito de governar: com democracia. Primeiro fizemos a audiência pública. Mas no dia (da audiência) tinham poucos comerciantes, só uns 30 ao todo. Então se tivesse uma eleição ali, certamente o projeto venceria, mas não seria justo não ouvir a maioria. Por isso achei que precisávamos de mais opiniões. Então solicitei esse questionário e fizemos a consulta com o maior número possível”, disse.

Para Tininho, foi uma alegria ter um resultado tão elástico: “Para nossa alegria, constatamos que a ampla maioria é favorável à obra. E agora, que os comerciantes aprovaram, a responsabilidade passa a ser nossa. Vamos marcar a licitação, os recursos já existem e o desejo de todos também”.

No entanto, sobre a data do pontapé inicial, o prefeito fez uma ressalva: “Trata-se de um projeto que vai mudar a vida dos comerciantes e dos moradores dessa região. Então, embora esteja tudo a favor, vamos analisar com calma sobre o início, já que temos um verão batendo à nossa porta e esse é o momento que o comércio sempre lucra mais. Quem sabe não seja melhor iniciar depois?”, deixou no ar, considerando os transtornos que uma obra dessa magnitude possa gerar.   

Saiba mais sobre esse investimento de R% 24 milhões

Como já divulgado, o investimento gira em torno de R$ 24 milhões, abrangendo 4.800 metros, do Banco do Brasil, centro de Marataizes, até o início da Ponte do Pontal, na Barra de Itapemirim. O dinheiro sairá diretamente dos cofres municipais.

A obra de reurbanização visa melhorar a mobilidade urbana, de um modo geral, além de embelezamento local. Os principais pontos do projeto podem ser conhecidos abaixo:

 - Adequação da pista existente, que passa a ter faixas com larguras de 3,50 cada, baias de ônibus e estacionamento lateral, além de sinalização horizontal e vertical novas, visando a segurança e conforto dos usuários;

- Implantação de baias de ônibus em ambos os lados da pista, bem como a construção de abrigos para os usuários de transporte público;

- Implantação de calçada com largura mínima de 2,50m, em toda a extensão da via e ambos os lados;

- Ciclovia, localizada lateralmente à calçada, com extensão de 3,80 km e largura de 2,50m;

- Regulamentação de vagas de estacionamento, inclusive vagas exclusivas destinadas a idosos e pessoas com deficiência;

- Tratamento paisagístico que priorize não só o “embelezamento” cenográfico da avenida, mas que contribua para o sombreamento de partes dos percursos de calçada, visando o conforto dos usuários.

- Implantação da praça em frente a Prefeitura Municipal de Marataízes.

- Implantação de rede de coleta de águas pluviais compatibilizada com o projeto de macrodrenagem do bairro Barra do Itapemirim, bem como a adequação da drenagem existente ao longo da via;

- Substituição das luminárias existentes na rede de iluminação pública por luminárias LED mais modernas e econômicas;

- Melhoria visual das redes de distribuição de energia/telecomunicações com a utilização de redes enterradas;

- Reabilitação do pavimento existente, por meio de soluções técnicas compatíveis com as reais necessidades da avenida, definidas pelos estudos de pavimento existente;

 

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Prefeito assina decreto para simplificar abertura de empresas em Cachoeiro

Cachoeiro é 2º lugar em edital da Eletrobras e garante verba para LED na iluminação pública

Casagrande e Victor Coelho assinam ordens de serviços para obras na cidade e no interior

Governo assina ordem de serviço para conserva de estradas rurais e faz entrega de equipamentos em Cachoeiro

Orla da Praia Central de Anchieta irá receber revitalização e novo calçadão

Prefeitura de Itapemirim vai restaurar prédio remanescente do século XIX

Cachoeiro vai testar ar-condicionado em 10% da frota de ônibus

Defesa Civil dá orientações em relação a chuvas intensas

Itapemirim terá audiência sobre violência contra crianças nesta quinta-feira

Prefeito de Anchieta anuncia pagamento de direitos aos servidores efetivos

Limpeza de bueiros é intensificada para evitar alagamentos

Morre Osmar Rosa; sepultamento será no Coronel Borges

Prefeitura de Cachoeiro inaugura dois espaços de esporte e lazer nesta semana

Itapemirim distribui fraldas para os próximos 90 dias e licita novas remessas para o ano de 2020

Vereador de Cachoeiro comemora fim de alagamentos no bairro Nova Brasília

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web