Distrito de Cachoeiro

Pacotuba terá Núcleo de Proteção e Defesa Civil

   No último sábado (3), moradores participaram de um simulado para enfrentamento de inundação

Por | 06.08.2019

Sazonalmente afetado por inundações nas cheias do rio Itapemirim, o distrito de Pacotuba, em Cachoeiro, terá um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). Será um grupo de moradores que atuará voluntariamente para manter a comunidade organizada e preparada para agir em casos de enchentes e outros desastres naturais, apoiando a Defesa Civil do município. 

A preparação para formação do Nupdec já teve início e, na manhã do último sábado (3), os moradores participaram de um simulado para enfrentamento de inundação, atividade que abriu a programação da 8ª Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil em Cachoeiro. 

Na ocasião, houve treinamento para evacuação das áreas de risco, reconhecimento de pontos de encontros dos moradores em situações de emergência (locais estratégicos e mais seguros), simulação de resgates de idosos e acamados em residências e palestra sobre a atuação da Defesa Civil e atitudes preventivas.

A ação foi realizada pela Defesa Civil de Cachoeiro, com apoio da coordenadoria estadual de Defesa Civil do Estado e a dos municípios de Castelo, Atílio Vivacqua, Marataízes e Rio Novo do Sul, além do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra, da Guarda Civil Municipal e de secretarias municipais. 

O evento também iniciou o cadastro de voluntários para o Nupdec. “A implantação desse núcleo e todo o trabalho de sensibilização que temos feito nessa comunidade são estratégicos para nós. Além da proteção à população do distrito, há o fato de Pacotuba ser a régua com a qual medimos os efeitos da cheia do Itapemirim em outros pontos de Cachoeiro. Assim, esse grupo vai nos apoiar reduzindo riscos e coordenando as primeiras respostas da comunidade em eventuais inundações, bem como nos subsidiar com informações úteis para a nossa atuação. Para isso, vamos oferecer aos voluntários capacitação permanente, inclusive com novos simulados”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inácio Daroz. “Nossa intenção é formar núcleos em outras áreas de risco do município, também”, complementa. 

Residente em Pacotuba há 30 anos, a atual presidente da associação de moradores do distrito, Celia Moraes, está motivada com o trabalho da Defesa Civil na comunidade. “Está sendo muito produtivo. É raro um ano em que a gente não sofre com inundações. Quase sempre temos transtornos. A partir desse movimento, com as orientações que estamos recebendo, vamos saber a melhor maneira de enfrentar esses problemas”, avalia. 

Outra ação com foco na prevenção de inundações em Pacotuba foi a limpeza do córrego do distrito, feita em julho pelas secretarias municipais de meio e ambiente e Serviços Urbanos.

Semana

A programação da 8ª Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil em Cachoeiro seguiu nesta segunda-feira (5), com palestra para os atiradores do Tiro de Guerra, sobre a missão da Defesa Civil e o emprego dos atiradores em situações de catástrofes. Nesta terça-feira (6), haverá distribuição de panfletos educativos na Praça Jerônimo Monteiro, pela manhã, com a finalidade de alertar sobre atitudes para evitar alagamentos ou deslizamentos.

Na quarta-feira (7), às 8h, será realizada uma atividade lúdica com os alunos da escola municipal “Mario Augusto Rocha”, em parceria com o Corpo de Bombeiros. As crianças terão a oportunidade de conhecer melhor a rotina de bombeiros e membros da Defesa Civil. E para finalizar a Semana, na sexta-feira (9), a equipe de Cachoeiro participará do 8º Seminário Capixaba de Gestão de Riscos de Desastres, em Vitória, às 15h30.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Palestra sobre educação étnico-racial tem inscrições abertas

Sala do Empreendedor vai ao bairro Aquidaban

Condutores são orientados sobre estacionamento em local proibido

Em Cachoeiro, praça de Gironda ganha reforma, academia e brinquedos

Gestão fiscal: Cachoeiro ganha nota máxima do Tesouro Nacional

Cachoeiro inicia implantação do estacionamento rotativo

Prefeitura de Presidente Kennedy inicia obras de terraplanagem para construção do novo PAM

Localidade de Santa Fé recebe serviços de drenagem

Reuniões do Orçamento Participativo começam neste mês em Venda Nova do Imigrante

Governador conhece projeto turístico para distrito de São Vicente, em Cachoeiro

Mutirão de manutenção da EDP vai beneficiar 2 mil pessoas em Castelo 

Prefeitura de Cachoeiro entrega vias asfaltadas em Itaoca

Ônibus novos já estão atendendo as linhas de Gironda

Rua do Nossa Senhora Aparecida é pavimentada com concreto

Audiência Pública em Venda Nova do Imigrante vai esclarecer dúvidas sobre contrato com Cesan

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web