Mais transparência

Assembleia Legislativa vai ofertar mais serviços à população capixaba

Em anúncio, presidente Erick Musso falou ainda sobre mudanças para deixar Casa mais transparente

Por | 06.08.2019

Foto: Ingrid Welida

O presidente do Legislativo estadual, Erick Musso (PRB), anunciou nesta segunda (5) novas iniciativas com vistas a aproximar o Parlamento da população e tornar mais eficiente o modelo de gestão da atual Mesa Diretora. Foram divulgados novos programas e projetos que vão melhorar fluxos, processos, atendimento ao público, além de aumentar a transparência e gerar economia de dinheiro público.

“Estamos iniciando hoje a segunda fase do nosso modelo de gestão, que abre a Assembleia Legislativa para o cidadão capixaba. Anteriormente, havíamos implantado a Procuradoria da Mulher, o Procon Assembleia, a Delegacia do Consumidor e outros serviços para o capixaba”, destacou Musso.

Um dos destaques entre as novas medidas é o Agenda Fácil, que é agendamento online, no site da Assembleia Legislativa (Ales), para atendimento no Posto de Emissão de Identidade localizado no Espaço Assembleia Cidadã.

O interessado vai informar os dados pessoais e receber um link pelo e-mail, que deve ser validado. No dia e na hora marcados, basta comparecer ao Posto de Identificação com os documentos necessários. O agendamento deve estar em funcionamento até o final deste semestre. 

Até o final de 2019 a população vai contar também com uma unidade da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente na sede da Assembleia Legislativa. O órgão receberá denúncias e oferecerá serviços às vítimas de violência física e sexual. O projeto para a implantação já está em andamento.

Outro serviço anunciado por Erick Musso é o Linha Direta com o Cidadão, em que a população poderá registrar demandas na Ouvidoria da Casa e acompanhar o andamento delas de forma online, em tempo real. 

Mais transparência

O presidente enfatizou que, para que a Ales continue a ser o Parlamento estadual “mais transparente do País”, a Diretoria de Controle Interno será reconfigurada, ao longo deste segundo semestre, e passará a se chamar Diretoria de Controle e Transparência.

“Essa diretoria terá uma grande responsabilidade a mais, pois será responsável em gerenciar todo o processo de compliance do Poder Legislativo, com mais vigilância sobre gastos e ações públicas”, pontuou Erick Musso.

Outra iniciativa vai conferir mais controle e transparência nas despesas com automóveis: trata-se da Gestão Programada de Saídas (GPS), a ser consolidada nos próximos meses.

Por meio de um sistema interno, dentro da Intranet, a gestão de viagens dos carros oficiais da Assembleia por parte do Setor de Transporte será mais eficiente, com informações sobre a utilização dos veículos e quilometragem rodada disponibilizadas para a população no Portal da Transparência.

Os servidores também serão contemplados com os programas e projetos do pacote de gestão. Com o Clube Mais Valor, um programa de iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, os servidores ganham descontos em diversos produtos e serviços por meio de parcerias com empresas. 

Melhorias na comunicação

O presidente Erick Musso destacou ainda melhorias no âmbito da Secretaria de Comunicação Social resultantes de visita técnica à Câmara dos Deputados, repercutindo no aperfeiçoamento do layout da Intranet, facilitando o acesso da ferramenta pelos servidores da Casa.

Com um visual mais moderno e intuitivo, a medida prioriza a área do servidor, facilitando o uso da ferramenta e tornando-a mais um canal de comunicação direta com seu público. 

Outra novidade no setor é o lançamento da Revista Assembleia, em formato digital, que poderá ser baixada a partir de um QR Code (código de acesso por smartphones), que estará disponível em cartazes informativos afixados nos murais da Casa para acesso instantâneo à publicação, e que poderá ser compartilhada nas redes sociais.

“A Revista Assembleia e a nova Intranet vão aprimorar a comunicação interna — núcleo que também criamos recentemente — com uma cara totalmente nova e com custo zero”, afirmou o secretário de Comunicação Social, Fernando Carreiro.

Aprimoramento

Entre as novidades anunciadas pelo presidente Erick Musso outra medida é a segunda fase dos programas Ales Digital e Revisa Ales. Desde segunda (5), todos os requerimentos de pessoal estão sendo efetuados pelo Ales Digital. O servidor poderá solicitar seus auxílios, abonos, licenças de forma eletrônica.

Além disso, a compilação das leis ganha uma nova etapa do Projeto Revisa Ales. Constituição Estadual, emendas à Constituição, leis complementares e leis ordinárias já estão disponíveis no site da Assembleia, com o texto atualizado.

 

 

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