Crescimento produtivo

Setor de rochas apresenta demandas urgentes para Bancada Federal do ES

Representando o setor ornamental capixaba, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, apresentou as demandas urgentes do setor produtivo.

Por | 07.08.2019

Representantes do setor de rochas ornamentais capixaba se reuniram nesta segunda-feira, 05 de agosto, com parlamentares da Bancada Federal do Espírito Santo em um encontro realizado em Vitória. O encontro, promovido pelo Sindirochas, Centrorochas, Cetemag e Findes, com apoio da Abirochas, aconteceu com o intuito de debater os desafios e as propostas para o crescimento produtivo. Participaram o coordenador da Bancada Capixaba, o deputado federal Josias Da Vitória, o senador Marcos do Val, os deputados federais Sérgio Vidigal e Lauriete Rodrigues, além de representantes dos demais políticos que compõem a equipe legislativa capixaba em Brasília.

Representando o setor ornamental capixaba, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, apresentou as demandas urgentes do setor produtivo. Para ele, é preciso apoio e estímulo que garantam a competitividade da atividade econômica. “A participação da bancada capixaba é essencial para o desenvolvimento do APL de rochas no Espírito Santo. De janeiro a junho deste ano, o Estado foi responsável por cerca de 81% das exportações brasileiras”, pontuou. O setor ornamental é responsável por 10% do PIB local e gera 100 mil empregos indiretos.

Ao final da apresentação, o deputado federal Josias da Vitória reforçou que a bancada está subordinada aos interesses do Espírito Santo. “Saímos daqui com algumas missões e vamos trabalhar todas elas”, afirmou. Já o senador Marcos do Val sugeriu uma parceria direta entre seu gabinete e representantes da Findes para que as pautas ganhem maior velocidade e possam evoluir de forma a contribuir definitivamente para o desenvolvimento econômico capixaba.

Entre os presentes: o vice-presidente da Findes, Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona; o presidente do Cetemag, Eutemar Venturim, o presidente do Centrorochas, Frederico Robison; o presidente da Abirochas, Reinaldo Sampaio, o vice-presidente Regional do Vale do Jequitinhonha Qualidade Granitos e Mármores da Fiemg e presidente do Sinrochas-MG, Balbino Figueiredo; o presidente do Simagran-RJ, Armando Sequeira de Sousa.

Demandas do setor de rochas apresentadas aos parlamentares:

- Transporte de rochas (o setor atua firme na luta contra as irregularidades e, entre outros pontos, busca atualização na resolução 354/2010 do Contran para que seja permitido o uso de dormente de madeira e o transporte de interas)

- Meio ambiente (necessidade de separar o setor de rochas ornamentais das grandes minerações)

- Mineração (guia de utilização, CFEM e medidas da ANM que visam diminuir a burocracia e acelerar os trâmites processuais)

- Tributário (Isonomia entre os setores econômicos com relação ao IPI e reoneração da folha de pagamento)

- Tramitando no Congresso (foram apresentados seis projetos de lei em tramitação que afetam o setor de rochas ornamentais. Entre eles: PL 2785 – Licenciamento especial para mineração; PL 2781 – Lei crimes ambientais, majoração de multas; PL 2789 – Altera a alíquota da CFEM; PL 2790 – Estatuto Defesa civil, exigência de projetos, altera a lei 12608/2012; PL 2791 – Contrato de concessão e PLP 126 – Lei Kandir, tributação de produtos exportados).

 

 

Comentários Facebook


Mais Economia

Previsão de crescimento econômico aumenta; estimativa de inflação cai

Cachoeiro de Itapemirim se prepara para a Cachoeiro Stone Fair 2019

Petri comemora gestão responsável que garantiu nota A do Tesouro Nacional à Anchieta

Produtoras de Muqui dão exemplo de protagonismo feminino na cafeicultura capixaba

Apesar de receita maior no 1º semestre, secretário da Fazenda pede cautela

Nossocrédito de Marataízes alcança mais de R$ 600 mil aprovados

Empresários de Marataízes marcam presença na 12ª MEC SHOW

Comércio varejista cresce 0,1% em junho; acumulado no ano é 0,6%

Setor de rochas apresenta demandas urgentes para Bancada Federal do ES

Mesmo com autorregulação, uso do cheque especial continua alto

Espírito Santo sai em vantagem com o Programa Novo Mercado de Gás

Renato Casagrande fala sobre desafios da economia em palestra na Findes

Governo do Estado indica Heber Resende para assumir presidência da ES Gás

Aprovação da reforma é apenas o começo, diz presidente da Findes

Exportadores de rochas do ES debatem transição para nova modalidade de despacho de blocos com Alfândega e Coana

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web