Em Cachoeiro

Palestra sobre educação étnico-racial tem inscrições abertas

   Palestrante será o professor da Ufes, Gustavo Henrique Araújo Forde

Por | 17.08.2019

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim abriu inscrições para uma palestra sobre Educação Étnico-racial, que será realizada na próxima quarta-feira (21), às 19h, no auditório da escola municipal “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários.

Podem participar profissionais da área de educação e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer mais sobre o assunto. As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico: http://bit.ly/livro-vozes-negras.

A palestra será conduzida pelo doutor em educação e professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gustavo Henrique Araújo Forde, autor do livro “Vozes Negras na História da Educação: racismo, movimento negro e educação no Espírito Santo (1978-2002)”, que será lançado no evento.

“O livro visa contribuir para o preenchimento de lacunas historiográficas com relação à presença da população negra na educação capixaba e sobre o protagonismo social dos movimentos negros na história da educação capixaba. Por isso, é uma referência para estudantes, professores, pesquisadores, estudiosos, produtores culturais, artistas e ativistas sociais interessados nessa temática”, explica Forde, que é membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes.

“Meu desejo é contribuir para a formação de professores com referência à presença da população negra na construção sócio-histórica e educacional do Espírito Santo”, complementa o professor. 

O evento faz parte da programação do curso gratuito “Educação Étnico-racial: Desafios para o campo do currículo em ‘tempos pós’”, ofertado pela Seme, que está em andamento desde abril deste ano e que tem por objetivo proporcionar aos educadores da rede municipal de ensino aportes para o acompanhamento e a compreensão dos conteúdos relacionados às relações étnico-raciais, debatendo os aspectos referentes à cultura, ao imaginário social e à construção de representações sociais.

“Essa palestra é de extrema relevância para a educação. Estudar sobre a questão étnico-racial é promover um resgate da história, contribuir para o entendimento da complexa construção da sociedade. Uma pauta necessária na formação de professores”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Prefeitura inicia serviços no bairro Village da Luz

Prefeitura de Cachoeiro cria programa de Parcerias Público-Privadas

Cachoeiro tem a primeira planta de geração de energia solar da BRK Ambiental no Brasil

Prefeito anuncia programa que levará mutirão de serviços a comunidades de Cachoeiro

Quitar o IPTU até o próximo dia 30 garante redução no valor de 2020

Igreja de Nossa Senhora das Neves deve ter nova etapa de restauro

Caparaó quer Delegacia da Mulher e políticas sociais

Comunidades de Presidente Kennedy irão receber obras de saneamento e pavimentação

Prefeitura de Cachoeiro celebra convênios com faculdades e amplia oferta de estágio

Prefeito de Marataízes assina ordem de serviço e anuncia obras em Praia dos Cações

Prefeitura de Cachoeiro leva nova pavimentação à rodovia do Valão

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante prevê usar lâmpadas de LED na iluminação pública

Festa de Itapemirim custou mais de 1 milhão e meio de reais

Seminário do Direito do Consumidor começa nesta terça-feira (10)

Obra de Reurbanização da Praia Central de Marataízes prevista para ser entregue em dezembro

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web