“Sempre É Tempo de Prevenir”

Unimed Sul Capixaba promove campanha para estimular exames preventivos e hábitos saudáveis

A iniciativa, intitulada Sempre é Tempo de Prevenir, acontecerá durante os meses de setembro, outubro e novembro 

Por | 30.08.2019

Prevenção e cuidados com a saúde. Esse é o foco da campanha “Sempre É Tempo de Prevenir”, que será lançada pela Unimed Sul Capixaba, na segunda-feira, 02 de setembro, às 17h, no auditório da sede administrativa da Unimed Sul Capixaba (PUC), reunindo cooperados, colaboradores e clientes da operadora de saúde. A iniciativa unificará as campanhas Setembro Verde (de prevenção do câncer colorretal), Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata), com ações para discutir a saúde de maneira integrada.

Durante os próximos três meses serão realizados exames de rastreio, palestras, exposição fotográfica e abordagens em empresas e escola para estimular hábitos saudáveis. A programação inclui temáticas relacionadas a saúde emocional, câncer colorretal, saúde da mulher e do homem e obesidade infantil.

Segundo o gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul Capixaba, Eduardo Tolone Dalfior, a cooperativa optou por não utilizar uma cor específica para cada período, mas agregar todas as cores e temas em uma única campanha, que discuta ações integradas de promoção da saúde e prevenção de doenças.  

No lançamento, nesta segunda-feira, 02, haverá a palestra “Cuidando do Cuidador: quando procurar ajuda?", com abordagem sobre a síndrome de Burnout, ministrada pelo psiquiatra Dr. Luiz Carlos Sardemberg e pela psicóloga Flávia Oliveira Ávila. Já na terça-feira, 03, terão início as ações de rastreio para detectar precocemente o câncer de mama, o câncer colorretal e o de útero em clientes que ainda não realizaram os exames preventivos. Por mensagem SMS e e-mail, mulheres entre 50 e 69 anos receberão orientações sobre a campanha e clínicas selecionadas para realizar mamografias.

O mesmo acontecerá com 1.758 clientes vinculados aos programas de saúde da cooperativa, de 50 a 75 anos, que serão estimulados a realizarem o exame para rastreio do câncer colorretal. Neste ano, a campanha traz como novidade a realização do exame preventivo, ou citopatológico, destinado a mulheres entre 25 e 64 anos, que serão orientadas a procurar um médico ginecologista de referência ou terão consultas marcadas com o profissional do Centro de Especialidades da Unimed Sul Capixaba. Os rastreios acontecerão até o final de novembro.

Ainda no mês de setembro, a Unimed Sul Capixaba irá reunir cooperados, colaboradores e clientes para falar sobre aspectos do câncer colorretal. A palestra será no dia 12, às 17h, no PUC. Em outubro, o tema abordado será obesidade infantil, com um evento no dia 05 para as crianças do Centro de Lauro Pinheiro Pingo de Gente (Celp) para tratar o assunto.

Na segunda quinzena de outubro, o foco será a saúde da mulher. Além da veiculação de mensagens em canais de comunicação para chamar a atenção sobre a questão, será realizado o Dia D Mulher, no dia 15, para clientes e colaboradores. O evento contará com palestra e oficina, a fim de resgatar a autoestima feminina e estimular os cuidados com a saúde.

Em novembro, a programação volta-se para a saúde do homem, com uma campanha de Comunicação para desenvolver a cultura da realização de exames periódicos. A Unimed Sul Capixaba ainda realizará palestras e ações de cuidado em empresas e exposição fotográfica nos shoppings de Cachoeiro de Itapemirim para debater os temas.

Sucesso em 2018

A primeira edição da campanha “Sempre É Tempo de Prevenir”, em 2018, obteve resultados expressivos para a Unimed Sul Capixaba e fundamentais para a saúde dos participantes. As ações de rastreio geraram 295 exames de sangue oculto e 468 exames de mama em mulheres, que resultaram em nove identificações de tumor provavelmente benigno, mas que exige controle semestral; dois reconhecimentos de lesão suspeita para câncer, com tumores que necessitam de biópsia; e uma identificação de lesão altamente suspeita, que foi encaminhada diretamente para realização do procedimento de mastectomia.

A campanha envolveu, ainda, 70 participantes em rodas de conversa sobre saúde emocional, que continuaram em acompanhamento, e 372 crianças que receberam informações sobre a obesidade infantil. Também foram realizadas abordagens em nove empresas de Cachoeiro de Itapemirim, que estimularam 1.120 pessoas a adquirirem hábitos mais saudáveis e prevenirem as doenças.

 

 

Comentários Facebook


Mais Saúde

"UTI do Hospital Menino Jesus sai ainda este ano" garantiu o secretário Julinho de Itapemirim

UPA de Marataízes vai funcionar 24hs

Fake news sabotaram campanhas de vacinação na época do Império

Itapemirim e São Paulo compartilham experiência na área de saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa segunda-feira

Unidades de saúde de Cachoeiro têm programação especial no Outubro Rosa

Unidade móvel de mamografia deve atender 3 mil mulheres até o próximo Outubro Rosa

Câncer de mama é a principal causa de óbitos por câncer em mulheres no ES

Dia do Idoso: envelhecer com qualidade de vida é possível

Ação requer que o Estado amplie o número de médicos especialistas na região Sul

Unimed Sul Capixaba realiza maratonas esportivas e brincadeiras para alertar sobre a obesidade infantil

Unimed Sul Capixaba tem a melhor posição entre as cooperativas da região no ranking das 200 maiores do ES

Prefeitura de Presidente Kennedy assina convênio com Hospital Evangélico

Contratações no setor de planos de saúde aumentam 3,4% em um ano

Fórum cobra políticas públicas para pessoas com doenças raras

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web