Deficiência auditiva

Site da BRK Ambiental conta com nova ferramenta de acessibilidade digital para usuários surdos

Intérprete virtual faz a tradução de todo o conteúdo digital da concessionária para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Por | 02.09.2019

O site da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, conta com um novo recurso destinado aos usuários surdos: uma ferramenta de fácil acesso que faz a tradução dos textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A interpretação automática do conteúdo é feita por um carismático personagem em 3D, chamado Hugo.

No Brasil, há dois milhões de surdos, porém apenas 2% dos sites brasileiros são acessíveis para este público. Com esta iniciativa, a concessionária pretende levar inclusão para a população e disponibilizar as informações de maneira igualitária, possibilitando que todos os seus clientes usufruam dos serviços básicos com praticidade e eficiência. A BRK Ambiental está presente na vida de 15 milhões de pessoas, disponibilizando serviços de água e esgoto em 185 municípios. Em Cachoeiro de Itapemirim, é responsável por atender mais de 190 mil pessoas.

A ferramenta, chamada Hand Talk, realiza a tradução digital e automática para Libras e torna a comunicação da empresa mais acessível e de fácil compreensão. Cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas de seus países, pois a maioria deles é alfabetizada em língua de sinais.

 “Estar próxima, cada vez mais, dos diversos públicos faz parte da responsabilidade social e do compromisso que a concessionária tem com os clientes. O objetivo é garantir que os nossos serviços cheguem para todos, assim como também esperamos que nossos clientes com deficiência auditiva tenham autonomia suficiente para navegar nos nossos canais de comunicação com facilidade, compreendendo qualquer informação”, afirma Bruno Ravaglia, diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim.

A gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Karla Ferraço, destacou que a inclusão de surdos na sociedade brasileira está longe do cenário ideal, e que é fundamental que empresas, como fez a BRK Ambiental, divulguem seus serviços com a utilização da Libras. “É imprescindível a transcrição da Língua Portuguesa para Libras com o objetivo de atender às especificidades das pessoas surdas”, disse a gerente, acrescentando que a concessionária está aproximando ainda mais o consumidor surdo, incluindo-o no contexto social e ambiental.

  Bruna Magalhães, Janaína Longo e Elizângela Wandermuren, servidoras surdas que atuam na Gerência de Educação Especial, de acordo com Karla Ferraço, navegaram no site da BRK Ambiental interagindo com o Hugo. Elas disseram ter ficado felizes com o fato de a concessionária ter um olhar mais sensível em torno da comunidade surda e que outras empresas podem se espelhar na iniciativa.

Para solicitar o auxílio do Hugo e visualizar os sinais em Libras no site, basta clicar em um botão azul no canto da página e selecionar o conteúdo que pretende obter a tradução. No site da BRK Ambiental, os usuários podem acessar diversos serviços prestados pela empresa, tirar dúvidas, acessar dados relacionados ao setor e acompanhar notícias, além de receber informações sobre saúde, qualidade de vida e ter contato com materiais educativos sobre saneamento: www.brkambiental.com.br

 

 

 

Comentários Facebook


Mais Geral

Celulares pré-pagos de 17 estados devem ser recadastrados até segunda

Chuvas no Espírito Santo deixam 91 desalojados; uma pessoa morreu

Trabalho social da Igreja Presbiteriana do Brasil recebe homenagem no ES

Como fazer uma denúncia anônima?

Mulheres são mais vulneráveis a crimes cibernéticos, diz especialista

Mutirão do Procon garantiu mais de R$ 4 milhões em redução de dívidas

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada no Espírito Santo

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat

Pesquisa: sexo casual aumenta 30% na primavera 

Oito entre dez brasileiros alegam preocupação com “fake news”, revela pesquisa

Mercado de drones cresce 30 % ao ano, mas grande desafio é a fiscalização da regulamentação

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 40 milhões

Uber lança programa “Elas na Direção” para incentivar mais mulheres a gerar renda dirigindo com o app

Juiz de Cachoeiro condena companhia aérea a indenizar passageiro

Mito ou verdade: será que sempre chove no dia de finados?

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web