Inovação

Cachoeiro sai na frente para usar tecnologia BIM em obras públicas

   A prefeitura instituiu, por decreto, a Estratégia Municipal de Disseminação do Building Information Modelling (BIM)

Por | 07.09.2019

A prefeitura de Cachoeiro instituiu, por decreto, a Estratégia Municipal de Disseminação do Building Information Modelling – BIM. Trata-se de uma metodologia inovadora de trabalho, que envolve a construção de edificações com softwares que armazenam informações dentro de um modelo virtual, e que impacta em toda a gestão municipal.

Atualmente, a elaboração de projetos de novas edificações, como praças ou escolas, é feita por meio de ferramentas tecnológicas que apresentam um modelo contendo apenas a geometria, sem guardar dados sobre os materiais usados, por exemplo.

Com o BIM (ou Modelagem da Informação da Construção), esses mesmos projetos apresentarão uma base de dados com todas as informações necessárias, como materiais exatos a serem utilizados e os custos, com a utilização de cinco a sete softwares diferentes. Além da criação do modelo arquitetônico, eles permitirão testes para verificação da confiabilidade e resolução de conflitos entre as áreas envolvidas (estrutura, rede elétrica, hidráulica, entre outros).

Consequentemente, essa nova metodologia permitirá a informatização dos dados da administração municipal como um todo. O projeto de cada edificação, mesmo após o término de sua construção, poderá armazenar, por exemplo, informações sobre o atendimento de um paciente em determinada unidade de saúde, ajudando no direcionamento de ações para área.

O decreto que institui a Estratégia Municipal de Disseminação do Building Information Modelling – BIM foi publicado na quarta-feira (4), no Diário Oficial do Município. Os novos softwares serão adquiridos via licitação em aproximadamente 90 dias. Em breve, serão realizados workshops sobre a metodologia de trabalho com os servidores. A expectativa é de que a implementação do BIM em Cachoeiro seja concluída em 1 ano e meio.

“Cachoeiro é o primeiro município do Brasil a fazer um decreto para implementação do BIM a nível local. É uma metodologia de trabalho muito inovadora. O tempo de elaboração de um projeto arquitetônico poderá ser diminuído drasticamente, e as informações armazenadas terão absoluta precisão, evitando gastos desnecessários de tempo e recursos com situações imprevistas”, explica o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória.

“Este é um primeiro e grande passo que nós damos rumo a uma administração municipal ainda mais inovadora, eficiente e transparente. O trabalho de implementação deve ser cuidadoso, porque envolve não apenas tecnologia, mas também qualificação dos profissionais e normatização de procedimentos. Mas, em breve, nossa cidade colherá os frutos”, destaca o prefeito Victor Coelho.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Projetos da Guarda Civil Municipal vão presentear mais de 1.200 crianças

Victor Coelho assina ordens de serviços para início de obras em seis bairros de Cachoeiro

Prefeitura de Itapemirim abre processo seletivo para contratação temporária de guarda-vidas

Premiação do concurso de qualidade do café terá programação especial

Gestantes acompanhadas pelos Cras recebem kit bebê

Sede do Saldanha da Gama será reformada e utilizada pelo Governo do Estado

Prefeito de Itapemirim lança projeto que dá vacas embrionadas para produção de leite A2

Prefeito de Cachoeiro vai autorizar início de obras em cinco bairros

Victor Coelho encaminha projetos de lei para ampliar benefícios a servidores

Campanha da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante vai distribuir R$ 60 mil em prêmios

Reta final para o sorteio de um carro zero km em Itapemirim

Prefeitura de Cachoeiro realiza nova audiência pública de revisão do PDM

Em Cachoeiro, Victor Coelho assina termo permissionário para ocupação do Mercado da Pedra

Prefeitura de Cachoeiro lança programa de Regularização Fiscal

Prefeito assina decreto para simplificar abertura de empresas em Cachoeiro

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web