Graúna

Shell Brasil organiza evento cultural quilombola em Itapemirim

Sexta edição do encontro reunirá comunidades participantes do QUIPEA

Por | 24.10.2019

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Comunidade quilombola de Graúna, em Itapemirim (ES), receberá o 6º Evento Cultural Quilombola, organizado anualmente pela Shell Brasil.

Com o tema “Identidade Quilombola: minha essência, minha história”, o encontro reunirá os 21 quilombos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo que integram o QUIPEA - Quilombos no Projeto de Educação Ambiental, que é uma condicionante do Licenciamento Ambiental Federal das atividades empresa na Bacia de Campos, conduzido pelo Ibama.  

No sábado (26), entre 16h e 20h, a comunidade do quilombo de Graúna, representantes dos demais quilombos do projeto e de instituições como a Fundação Cultural Palmares e as Secretarias Estaduais de Cultura e Educação do Espírito Santo, entre outros, participarão de uma mesa-redonda. Na ocasião, serão apresentadas e debatidas ações e políticas públicas direcionadas ao fortalecimento da identidade quilombola que fomentem o processo de auto reconhecimento e autonomia desses grupos.

Já no dia 27, das 8h às 17h, serão realizadas diversas atividades culturais, apresentadas por cada comunidade. A programação do domingo inclui tradicionais danças, como jongo, ciranda, quadrilha, jogos de capoeira, batuque, culinária típica, artesanatos e momentos pensados exclusivamente para falar um pouco mais sobre cada comunidade e suas características.

Sobre o QUIPEA

Como parte das condicionantes do licenciamento ambiental para as atividades offshore da Shell na região da Bacia de Campos, a companhia escolheu trabalhar com as comunidades quilombolas presentes na área de influência de suas operações. A empresa identificou, em diagnósticos realizados pela indústria do petróleo na região, que essas comunidades tradicionais são vulneráveis aos impactos e efeitos das atividades dessa indústria, como: migração interna, ocupação desordenada do solo urbano e grande fluxo de pessoas em busca de empregos e renda. 

As comunidades que fazem parte do QUIPEA são: Baía Formosa e Rasa (Armação dos Búzios - RJ); Maria Joaquina, Botafogo, Preto Forro e Maria Romana (Cabo Frio - RJ); Sobara (Araruama - RJ); Boa Vista, Bacurau, Machadinha, Santa Luzia e Mutum (Quissamã - RJ); Aleluia, Batatal, Cambucá e Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes - RJ); Deserto Feliz e Barrinha (São Francisco de Itabapoana - RJ) ; Graúna (Itapemirim - ES); Boa Esperança e Cacimbinha (Presidente Kennedy - ES); todas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Sobre a Comunidade Quilombola de Graúna

Localizada no interior de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, a Comunidade Quilombola de Graúna tem mais de 1.500 habitantes. Certificada pela Fundação Cultural Palmares em 2007, é reconhecida por um intenso processo de resgate do legado cultural de seus antepassados e de organização da comunidade para a luta pelas garantias sociais e territoriais de suas famílias.

Serviço

Evento: 6º Evento Cultural Quilombola

Data: 26 e 27 de outubro de 2019

Horário: 26/10 – 16h às 20h; 27/10 – 8h às 17h

Local: Comunidade Quilombola de Graúna

 

 

Comentários Facebook


Mais Geral

Celulares pré-pagos de 17 estados devem ser recadastrados até segunda

Chuvas no Espírito Santo deixam 91 desalojados; uma pessoa morreu

Trabalho social da Igreja Presbiteriana do Brasil recebe homenagem no ES

Como fazer uma denúncia anônima?

Mulheres são mais vulneráveis a crimes cibernéticos, diz especialista

Mutirão do Procon garantiu mais de R$ 4 milhões em redução de dívidas

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada no Espírito Santo

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat

Pesquisa: sexo casual aumenta 30% na primavera 

Oito entre dez brasileiros alegam preocupação com “fake news”, revela pesquisa

Mercado de drones cresce 30 % ao ano, mas grande desafio é a fiscalização da regulamentação

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 40 milhões

Uber lança programa “Elas na Direção” para incentivar mais mulheres a gerar renda dirigindo com o app

Juiz de Cachoeiro condena companhia aérea a indenizar passageiro

Mito ou verdade: será que sempre chove no dia de finados?

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web