Experiência inovadora em Cachoeiro

BRK Ambiental convida cachoeirenses para embarcarem em uma nave de realidade virtual

Ação na Praça Jerônimo Monteiro apresentará, de forma interativa, temas sobre saneamento básico e preservação do meio ambiente

Por | 31.10.2019

Para reforçar a importância dos serviços de saneamento básico, a BRK Ambiental, maior empresa privada do setor no país, traz para Cachoeiro de Itapemirim o projeto Nave BRK, oferecendo uma experiência inovadora à população do município.

A ação gratuita será realizada na segunda e na terça-feira, dias 4 e 5 de novembro, na Praça Jerônimo Monteiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. No local, os visitantes participarão de uma experiência de realidade virtual em que será possível aprender sobre os benefícios do saneamento básico e sobre a importância das atitudes sustentáveis no dia a dia.

“O projeto corporativo Nave BRK está visitando diversas cidades brasileiras, levando educação ambiental e inovação para as comunidades. A iniciativa é uma forma educativa, e ao mesmo tempo lúdica, de sensibilizar a população a respeito de questões que são de extrema importância para o país. Por meio da tecnologia, queremos estimular o senso de responsabilidade”, afirma o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro, Bruno Ravaglia.

O passeio pela nave tem início ainda do lado de fora da atração (um ônibus adesivado e adaptado especialmente para a experiência), onde os visitantes são recebidos pela tripulação. Em uma tela externa, um ator conduz um jogo de verdadeiro ou falso em um diálogo com o público sobre a importância das ações sustentáveis. A conversa traz ainda dados sobre o saneamento no Brasil e na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, com o objetivo de disseminar os conhecimentos sobre o tema e facilitar a conexão dos visitantes com o conceito de sustentabilidade.

Na sequência, o grupo é acomodado em poltronas instaladas no interior da nave e todos colocam os óculos de realidade virtual. Inicia, então, um voo por um rio, onde as pessoas se deparam com uma série de situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos; além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.

Segundo Micheline Bernabé, responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, a Nave BRK é uma atração livre para todas as idades, porém, crianças a partir de sete anos aproveitarão melhor a experiência. “Os visitantes serão divididos em grupos de, no máximo, 18 pessoas, e a duração estimada da visita é de 17 minutos. Além disso, para garantir a acessibilidade, o ônibus possui elevador para cadeira de rodas. A experiência com os óculos de realidade virtual também conta com audiodescrição e tradução em libras”, enfatiza.

Primeiro dia da atração também terá exibição de cinema

 No primeiro dia do projeto Nave BRK em Cachoeiro de Itapemirim, na segunda-feira, 4, os moradores do município também poderão desfrutar de uma sessão de cinema ao ar livre, cuja temática também abordará a sustentabilidade e a preservação ambiental.

A exibição está marcada para às 19h30 e é fruto da parceria firmada entre a BRK Ambiental e o Green Nation, um movimento que proporciona às pessoas experiências interativas, sensoriais e emocionais e tem como missão contribuir com mudanças positivas de atitude em relação a sustentabilidade, bem-estar, negócios e cidadania, através da arte, educação, cultura, inovação e experimentação.

“Muito se fala sobre a importância da preservação da água e da adoção de novas atitudes em relação ao planeta. A Nave BRK permite, através do engajamento emocional dos visitantes, a compreensão sobre todos esses temas e o entendimento de que somos responsáveis e interdependentes, vivemos em um só planeta e, por isso, precisamos desenvolver um novo tipo de cidadania, a cidadania planetária”, afirma o diretor do Green Nation, Marcos Didonet.

 

 

Comentários Facebook


Mais Geral

Celulares pré-pagos de 17 estados devem ser recadastrados até segunda

Chuvas no Espírito Santo deixam 91 desalojados; uma pessoa morreu

Trabalho social da Igreja Presbiteriana do Brasil recebe homenagem no ES

Como fazer uma denúncia anônima?

Mulheres são mais vulneráveis a crimes cibernéticos, diz especialista

Mutirão do Procon garantiu mais de R$ 4 milhões em redução de dívidas

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada no Espírito Santo

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat

Pesquisa: sexo casual aumenta 30% na primavera 

Oito entre dez brasileiros alegam preocupação com “fake news”, revela pesquisa

Mercado de drones cresce 30 % ao ano, mas grande desafio é a fiscalização da regulamentação

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 40 milhões

Uber lança programa “Elas na Direção” para incentivar mais mulheres a gerar renda dirigindo com o app

Juiz de Cachoeiro condena companhia aérea a indenizar passageiro

Mito ou verdade: será que sempre chove no dia de finados?

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web