Caso de amor

Hospital promove reencontro de paciente e cãozinho de estimação

Depois do AVC, o idoso teve os movimentos e a fala comprometidos, mas entende bem o que acontece ao seu redor

Por | 08.11.2019

Bichinhos de estimação já se transformaram em membros da família. Na casa do aposentado Jair Hupp, de 72 anos, não é diferente: Bili, o cachorro da casa, roubou o coração do aposentado e dividia até a cama com ele. Juntos dia e noite, ambos sofreram com a distância após Jair ser acometido por um acidente vascular cerebral (AVC), que o levou a ser internado no Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, há mais de 40 dias.

 

A recuperação do paciente, que é de Guarapari, passou por muitos altos e baixos. Ele está sendo tratado com um protocolo de cuidados paliativos – quando a pessoa tem uma doença que ameaça a vida, visando o bem-estar através da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença. Durante uma reunião com a família de Jair, surgiu uma solicitação inédita do projeto “O que importa para você? ”: a possibilidade de visita do Bili.

Depois do AVC, o idoso teve os movimentos e a fala comprometidos, mas entende bem o que acontece ao seu redor. Ao ouvir que poderia receber uma visita tão especial, começou a chorar. Foi aí que a equipe de Psicologia do HEC decidiu, então, que era hora de promover esse reencontro.

O filho do paciente, Leonardo Hupp, de 38 anos, contou como é a relação do pai e o cachorro no dia a dia: “Eu ganhei o Bili, mas ele acabou ‘adotando’ meu pai. Em casa eles não se desgrudam. Papai saía para andar de bicicleta e Bili o acompanhava apoiado em seu ombro. À noite, eles dormiam na mesma cama, abraçados”.

E foi na tarde desta quinta-feira (07), que Jair e Bili puderam estar novamente perto um do outro. Com a família toda reunida, o aposentado pode matar a saudade e passar um tempo perto de quem ama.

 

O que importa para você?

Desde 2016, o HEC desenvolve a campanha “O que importa para você? ”, uma ferramenta de humanização baseada em conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes. Através dela, é possível criar um elo de compaixão e empatia entre eles e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente.

 

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, formando uma rede a serviço da vida.

Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Comentários Facebook


Mais Saúde

Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil

Sete em cada dez brasileiros acreditam em fake news sobre vacinas

Após investimento de R$ 700 mil, Pronto Atendimento Paulo Pereira vai ser reaberto dia 19

2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo será de 18 a 30 de novembro

Hospital promove reencontro de paciente e cãozinho de estimação

Em Cachoeiro, campanha UNIODONTO informa sobre riscos do câncer de boca

Unimed Sul promove ação de conscientização sobre câncer de próstata neste sábado

Castelo ganha nova unidade de atendimento da Unimed Sul Capixaba

Prefeito Dorlei Fontão anuncia construção do Hospital Municipal de Presidente Kennedy

Casos de morte por dengue aumentam 5 vezes em relação ao ano passado

Governo do Estado vai credenciar instituições privadas para oferta de consultas especializadas

Evento em Cachoeiro debaterá judicialização da saúde pública

Novembro Azul: 5 fatos sobre o câncer de próstata que você não sabia

Câncer de mama: ES tem 1.100 casos por ano

Medidas antitabaco diminuíram em 40% o número de fumantes no Brasil

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web