Pagamento das infrações

Notificação eletrônica dá até 40% de desconto em multa de trânsito

Confira as orientações do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para entender como funciona e obter os benefícios.

Por | 27.11.2019

Você sabia que pode pagar as multas de trânsito com até 40% de desconto? E é muito fácil. Basta aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Confira as orientações do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para entender como funciona e obter os benefícios.

Até agora, apenas 34.890 cidadãos e empresas do Estado se cadastraram para receber os benefícios do desconto significativo no pagamento das infrações e recebimento das notificações pelo celular. Esse número poderia ser bem maior, considerando que a frota capixaba é de mais de 2 milhões de veículos.

Cadastro

Para estar apto, o proprietário de veículo deve fazer o seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran (confira o tutorial aqui). Ao se cadastrar no SNE, o cidadão poderá inserir os dados dos veículos registrados em seu nome e receber eletronicamente as notificações de infrações de trânsito aplicadas pelos órgãos autuadores que aderiram à solução. O usuário poderá inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer tempo. Também é possível o cadastramento de pessoas jurídicas, o que permite incluir frotas de veículos das empresas.

A consulta das infrações pode ser feita por meio do aplicativo “SNE”, que está disponível para tablets e smartphones nas lojas Google Play e App Store, e acessado via web.

Para ter direito ao desconto de até 40% em suas multas pagas até o vencimento, o cidadão deve optar por não apresentar defesa prévia nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração. É importante lembrar que o sistema só permite o desconto para as infrações cometidas após a adesão ao SNE.

As infrações cometidas antes da adesão do usuário ao SNE e cuja notificação já tenha sido enviada para o proprietário do veículo continuam com a possibilidade de desconto de 20% até o vencimento. Os condutores que optarem por recorrer da infração também não terão o desconto de 40%.

Notificação eletrônica

Ao aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o proprietário de veículo deixará de receber as infrações do seu veículo registrado no Estado pelo meio físico e passará a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e de penalidade de trânsito de responsabilidade dos órgãos autuadores optantes pelo SNE.

Poderá, ainda, visualizar os detalhes de cada infração de trânsito e, caso opte pelo seu reconhecimento, ter a possibilidade de pagar a infração com descontos de até 40%. Isso é possível porque a economia com a impressão gráfica, custos administrativos e o envio postal pode, então, ser repassada ao motorista.

O serviço vale para as multas autuadas pelo Detran|ES, pelos órgãos de trânsito das prefeituras capixabas onde o trânsito é municipalizado e pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER-ES). A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também já enviam a notificação por meio eletrônico.

O cadastro do cidadão no SNE é opcional e o usuário poderá inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer momento. Ao realizar o cancelamento da adesão do veículo no SNE, o proprietário voltará a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidade de trânsito, para os veículos cadastrados, no formato tradicional - impresso e via Correios.

O SNE é uma solução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Confira mais informações aqui.

 

 

Comentários Facebook


Mais Estado

Secretaria da Fazenda divulga calendário de vencimento do IPVA 2020

Notificação eletrônica dá até 40% de desconto em multa de trânsito

Governo apresenta projetos de reforma da previdência dos servidores estaduais

Casagrande anuncia reajuste para servidores públicos estaduais

Findes envia propostas à ANTT sobre a BR 262

Governo capixaba quer criar Fundo Estadual do Trabalho

Governo lança eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida

Detentos capixabas conquistam 6º lugar em Torneio Internacional de Xadrez On-line

Governo do Estado assina convênio e autoriza reinício de obra em Vargem Alta

Estado dá início ao funcionamento da APAC de Cachoeiro  

Estado vai adotar processo digital para substituir papel na administração pública

ES terá comitê para acompanhar barragens de rejeitos na Bacia do Rio Doce

Manato surpreende e é eleito novo presidente do Sebrae

Hartung sanciona lei que cria estatal de gás natural

MPES questiona Secretaria de Vitória e Cesan sobre situação da Praia de Camburi

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web