Ciclo natalino

Domingo tem encontro regional de Folias de Reis em Cachoeiro

O evento, aberto ao público, será iniciado no pátio da Catedral de São Pedro, no Centro, a partir das 17h,

Por | 03.01.2020

No domingo (5), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro promoverá o 2º Encontro Regional de Folias de Reis. O evento, aberto ao público, será iniciado no pátio da Catedral de São Pedro, no Centro, a partir das 17h, com a cerimônia de benção das bandeiras.

Em seguida, os grupos seguirão em cortejo para a Praça de Fátima, onde se apresentarão para o público, em torno do presépio montado no local.

Os sete grupos participantes foram selecionados pela Semcult via edital. São eles: “Magos do Caete”, “Missão Divina”, “José e Maria de São Sebastião de Gromogol”, “Estela Por do Sol”, “Estrela Paz do Oriente”, “Charola de São Sebastião” e “Estrela do Mar”. Todos receberam um auxílio financeiro de R$ 1.200 para arcar com as despesas relativas à participação na atividade.

O evento marca o encerramento do ciclo natalino. Os grupos relembram a longa jornada dos Três Reis Magos – Melchior, Gaspar e Baltazar – até a manjedoura onde nasceu o Menino Jesus. Com vestimenta colorida, os componentes tocam instrumentos, como viola, reco-reco, tambor, acordeon, pandeiro e gaita, e entoam cânticos. Nas apresentações, destacam-se os palhaços, mascarados que declamam versos e se exibem para o público.

Além de conhecer melhor essa rica manifestação da cultura popular, será a última oportunidade para apreciar a decoração natalina da Praça de Fátima, que já atraiu mais de 40 mil visitantes ao local e que será desmontada na segunda-feira (6).

“A Folia de Reis é um folguedo de uma linda simbologia e muito representativo da nossa região. O Encontro Regional de Folias é um momento marcante e de singular importância, tanto para preservar nossa memória e nossas raízes, quanto para fortalecer a cultura popular, com o intercâmbio dos vários grupos”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Projeto Verão 2020

O Encontro de Folias de Reis integra a programação do projeto “Verão 2020: Viva Cachoeiro de Itapemirim”, organizado pela Semcult.

A agenda cultural segue no dia 16, com o sarau “Braganiano: as estrelas que nós amamos”, que acontecerá, às 19h, na Casa dos Braga, localizada na rua Vinte e Cinco de Março. O evento terá apresentação musical com Amélia Barreto e uma roda de conversa com escritoras capixabas com a temática: “A importância da mulher na literatura contemporânea”.

A última atividade será no dia 23 deste mês: “Cachoeiro canta o rei”, em homenagem ao cantor Roberto Carlos. O evento será na Casa de Cultura Roberto Carlos, com apresentação do grupo 028 Band.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cultura

Canal Brasil estreia série “Milton e o Clube da Esquina”

Governo do Estado assina convênio para restauro de museu em Muqui

Prefeitura lança editais para intervenções artísticas e confecção de bonecões de carnaval

Cem anos de João Cabral, uma vida em prosa e verso

Domingo tem encontro regional de Folias de Reis em Cachoeiro

Bienal Rubem Braga 2020 prorroga credenciamento de palestrantes

Inscrições para concurso de marchinhas terminam na próxima semana

Em Cachoeiro, artista expõe peças feitas com materiais extraídos da natureza

Cachoeiro terá programação cultural em janeiro

Espetáculos de dança e música agitam Teatro Rubem Braga em dezembro

Editais da Secult vão distribuir R$ 10 milhões para projetos culturais

Unesco estabelece o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Teatro Rubem Braga recebe espetáculos de dança neste fim de semana

Inscrições abertas para o palco livre do Natal Mágico 2019

Cachoeiro vai comemorar Dia da Música com evento na Casa do Rei

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web