Vistoria veicular

Detran|ES lança nova vistoria que torna mais segura a compra de veículos

Trata-se de um novo sistema implantado pelo Órgão, que cumpre uma orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme a Resolução Nº 466/2013.

Por | 11.01.2020

Os veículos que precisarem ser submetidos a vistoria para realizar serviços no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) passarão a ser avaliados, a partir da próxima segunda-feira (13), de forma eletrônica por Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV) em todo o Estado. Trata-se de um novo sistema implantado pelo Órgão, que cumpre uma orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme a Resolução Nº 466/2013.

A vistoria veicular é um procedimento obrigatório para a realização da transferência de propriedade do veículo, alteração do domicílio intermunicipal ou interestadual e outros serviços que necessitem da emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).  O novo procedimento contribuirá no combate às fraudes e representará aperfeiçoamento no processo de identificação dos equipamentos do veículo, rapidez, substituição do uso do papel e armazenamento do histórico do veículo.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica que, até então, a identificação do veículo era realizada apenas com a extração do decalque das marcações do chassi e, eventualmente, o número do motor, e que o novo modelo oportunizará uma vistoria tecnicamente apurada, com registro de imagens e dados mais precisos e de forma on-line, representando uma revolução principalmente no combate às fraudes no sistema de trânsito, como a clonagem de veículos.

“Com o sistema eletrônico desenvolvido por meio do programa Detran 100% Digital, a avaliação será feita por meio de um aplicativo com controle de localização e serão verificados o chassi, o motor, a placa, os vidros, os itens de segurança veicular, se o CRV tem restrição na base de dados do Detran|ES, equipamentos obrigatórios e avarias. As imagens e informações captadas na vistoria serão enviadas diretamente para o banco de dados do Órgão, com validação automática e laudo de vistoria emitido com rapidez”, afirma.

Givaldo Vieira acrescenta que modelos semelhantes aos que o Detran|ES implanta já funcionam em outros Estados, a exemplo de Paraná e Pernambuco. “Conhecemos modelos adotados em diversos estados e desenvolvemos no Espírito Santo um novo serviço que prioriza a segurança e a eficiência com o menor preço possível. Esta é uma inovação que pode identificar, por exemplo, fraudes corriqueiras como a adulteração de quilometragem, uma vez que o comprador poderá comparar a quilometragem atual com a da última vistoria”, salienta.

O Detran|ES trabalha para, posteriormente, disponibilizar a consulta dos laudos de vistoria dos veículos para o proprietário do veículo por meio da Internet, com vistas à mais transparência sobre as informações do serviço prestado.

Seguro

O novo serviço prevê, ainda, que as empresas credenciadas deverão dispor de um seguro para ser usado em casos de algum dano ao proprietário do veículo em decorrência de falha na execução da vistoria.

Como proceder

Dirigir-se, com seu veículo, para uma Empresa Credenciada de Vistoria munido dos documentos necessários para dar início ao serviço desejado.

1 - Realizar vistoria na Empresa Credenciada de Vistoria;

2 - Dirigir-se à Ciretran ou PAV (Posto de Atendimento Veicular), pegar senha para atendimento e abertura do processo;

3 - Efetuar pagamento do DUA/Detran na rede bancária;

4 - Retornar à Ciretran ou PAV (Posto de Atendimento Veicular) para finalizar o processo e pegar o documento (CRV).

Nos casos de conversão para a placa Mercosul, após o pagamento do DUA/Detran, é necessário que o cidadão aguarde o SMS informando que já está apto para instalar a nova placa na estampadora credenciada.

O Detran|ES comunica que, nos locais onde ainda não houverem Empresas Credenciadas de Vistoria, o cidadão poderá acessar à nova vistoria no município mais próximo que estiver disponível.

 

 

Comentários Facebook


Mais Geral

Produtos feitos no Espírito Santo terão selo "100% CAPIXABA"

Guia impresso e aplicativo facilitam acesso a atrações turísticas de Cachoeiro

Dono de cachorro que morreu atropelado por motorista sem habilitação será indenizado

Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos

Governo eleva salário mínimo para R$ 1.045

Detran|ES lança nova vistoria que torna mais segura a compra de veículos

Procon Estadual dá dicas para a compra de material escolar

Governo retira 1,3 milhão de beneficiários do Programa Bolsa Família

Detran|ES dá orientações sobre Seguro DPVAT

Finalizada a primeira etapa do projeto de PPP da iluminação pública

Itapemirim regulamenta uso da faixa de areia nas praias durante a temporada

Mulheres são mais conscientes no trânsito, aponta pesquisa

INSS faz ajuste em sistemas após reforma da Previdência

Ano bissexto: nascimento no dia 29 exige registro na data certa

Apostador de Castelo acerta 5 números da Mega da Virada

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web