Secom 4.0

TV Assembleia ganha novos produtos e identidade visual

Mudanças fazem parte do novo projeto da Secretaria de Comunicação Social apresentado no retorno das atividades legislativas

Por | 04.02.2020

 Foto: Tati Beling

Um mundo cada vez mais conectado, com informações em tempo real e em diferentes formatos, disponíveis na tela dos smartphones. Nesse contexto surge o projeto Secom 4.0, da Secretaria de Comunicação Social, apresentado na tarde desta segunda-feira (03), logo após a solenidade de instalação do ano legislativo.

O secretário de Comunicação Social da Assembleia Legislativa (Ales) Fernando Carreiro explicou que o projeto está em consonância com as transformações pelas quais passam a comunicação.  “Nesse novo momento em que tudo é fugaz, em que tudo escorre pelos dedos, principalmente a informação, a Secretaria de Comunicação da Assembleia está entrando num novo momento junto com seus canais nas redes sociais, na Internet e também na TV Assembleia para se adaptar a esses novos tempos e também ao novo modelo da Mesa Diretora que estabeleceu como tripé a transparência, a digitalização e a aproximação com o cidadão capixaba”.  

“Criamos nesse momento um marco na comunicação interna e externa da Assembleia”, avaliou o presidente Erick Musso (Republicanos). Também disse que em aproximadamente 30 dias a Assembleia deve lançar um sistema de inteligência artificial, o Alesinha, além de outras novidades relacionadas à tecnologia, como realidade aumentada e sistema de QR Code.

Carreiro também apresentou os novos produtos da Secretaria, a nova grade de programação e nova logo da TV Assembleia, desenvolvida pelo servidor da casa e publicitário Lucas Albani. “A nova marca está sintonizada com a flexibilidade, o dinamismo e a ideia da informação que corre de forma mais solta e rápida”, esclareceu o secretário.

Novos produtos e grade da TV Assembleia

Entre os novos produtos anunciados estão podcasts – materiais em formato de áudio, semelhante a programas de rádio, mas disponíveis em plataformas digitais – e os videocasts, materiais em vídeo, como depoimentos das fontes, que servirão para dar mais dinamismo às matérias do portal de notícias da Ales.

O portal de notícias contará ainda com reportagens especiais quinzenais sobre temas diversos e abordados em profundidade. Outra novidade do portal será a ‘Sessão Olhares’, mostra fotográfica com novos pontos de vista sobre o que acontece na Assembleia Legislativa.

Destaque também para o ‘Parlavídeo’, sistema de envio dos discursos dos deputados, via aplicativo de mensagens, em até cinco minutos após os pronunciamentos, para os parlamentares e seus assessores de imprensa. De acordo com o secretário de Comunicação, a Ales também terá boletins informativos que serão entregues via aplicativos de mensagens e e-mail.

Já na TV Assembleia uma das mudanças já pode ser vista: é o novo cenário de apresentação das sessões ordinárias, na varanda das galerias. Mesmo local de onde será apresentado o jornal diário e ao vivo Ordem do Dia, que estreia nesta terça-feira (4), às 8h30. O matutino apresentado por Karina Borgo e Bernardo Bourguignon vai antecipar a pauta de atividades do legislativo e esclarecer assuntos em debate na Casa.

Outras novidades são o programa Central Assembleia, tendo os deputados no papel de entrevistadores de figuras proeminentes; o Cine Capixaba, que abrirá espaço para a produção cinematográfica capixaba; e o Pé na Estrada, com o propósito de mostrar a diversidade e particularidades dos municípios do Estado. Ainda na linha de valorização da cena cultural, retornará à programação o programa Mosaico.

 

 

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