Análise mais ágil

Cachoeiro inicia aprimoramento de sistema de alerta para inundações

As ações foram tema de uma reunião nesta quinta-feira (6), no Sindicato Rural de Cachoeiro,

Por | 07.02.2020

O sistema de monitoramento e alerta para cheias e inundações em Cachoeiro de Itapemirim passa por aprimoramento. As áreas atingidas pela enchente de janeiro estão sendo mapeadas e deverão ser adquiridos novos equipamentos para análise mais ágil das flutuações do nível do rio Itapemirim.

As ações foram tema de uma reunião nesta quinta-feira (6), no Sindicato Rural de Cachoeiro, envolvendo representantes da prefeitura, Governo do Espírito Santo, coordenadorias municipal e estadual da Defesa Civil e Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Na ocasião, o biólogo Luiz Henrique Muniz de Aquino, da Agerh, falou sobre o sistema de monitoramento estadual, que utiliza estações de telemetria e bases de dados de órgãos especializados.

Ele também falou sobre o monitoramento especial da bacia do rio Doce, implantado após o acidente com a barragem da Samarco em Mariana, em 2015, que resultou, entre outras medidas, na criação de um Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace) com alta tecnologia.

“O objetivo é expandir esse sistema para a bacia do rio Itapemirim e para as demais bacias do Espírito Santo. Queremos que o cidadão consiga receber os alertas da forma mais rápida possível”, explicou Luiz Henrique.

Por parte da Prefeitura de Cachoeiro, foi destacado que o trabalho de vistoria dos imóveis afetados pela enchente já está sendo utilizado para mapear as áreas inundadas, ação complementada com a captação de imagens por drones. A prefeitura também deverá investir na ampliação das estações de telemetria na bacia do Itapemirim e em outros equipamentos.

“As informações que obtivermos com esse mapeamento permitirá alimentar uma base de dados para apurarmos quais áreas inundaram, em quanto tempo e o volume de chuvas necessário para esses eventos críticos ocorrerem. A aquisição de novos equipamentos também será muito importante”, afirmou o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória.

“Nos antecipamos da melhor forma possível aos eventos em Cachoeiro e isso serviu para evitar ocorrências mais graves, apesar dos estragos decorrentes da pior enchente da história do município. O nosso intuito é aprimorar cada vez mais esse sistema de monitoramento e alerta”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inacio Daroz.

Prevenção às chuvas de fevereiro

Além das melhorias no sistema de alerta para cheias e inundações, a prefeitura está realizando ações de prevenção às chuvas do mês de fevereiro. Entre as atividades estão monitoramento de encostas e áreas de risco, e limpeza de bueiros, galerias de drenagem e córregos.

“Sempre trabalhamos com ações preventivas, desde antes da enchente. Pedimos aos moradores que contribuam com nosso trabalho, não jogando lixo e entulho em locais indevidos e mantendo atenção às fontes oficiais de informação”, completa o prefeito Victor Coelho.

 

 

Comentários Facebook


Mais Cidades

Cachoeiro terá Feirão da Solidariedade de terça a quinta

Agerh se reúne com o Serviço Geológico do Brasil em busca de parceria para monitoramento de cheias do Rio Itapemirim

Ponte Carim Tanure, em Cachoeiro, é liberada parcialmente para veículos

Defesa Civil já fez 1,6 mil vistorias em imóveis atingidos por inundação

Mutirão da Cidadania começa nesta sexta (14); confira os comprovantes exigidos

Moradores do interior terão transporte gratuito para Mutirão da Cidadania

Prefeitura de Castelo começa obra de drenagem na avenida Nossa Senhora da Penha

BRK Ambiental realiza campanha para ajudar Cachoeiro a combater o mosquito da dengue

Programa Portas Abertas da BRK Ambiental inicia agenda de visitas 2020

EDP registrou mais de 38 mil clientes no Sul do Estado sem energia por conta de pipas na rede elétrica

Cachoeiro terá Mutirão da Cidadania para quem perdeu documentos na enchente

Serviços de limpeza em Cachoeiro alcançam 16 bairros nesta semana

Força-tarefa registra 3,7 mil atendimentos no sul do Estado

Em Cachoeiro, vistoria de imóveis em seis áreas na próxima semana

Estacionamento rotativo retorna nesta segunda-feira (10)

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

© Atenas Notícias e Opinião.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web